É impossível deixar passar em branco os 40 anos do mais importante disco do pop-rock: no dia 1 de junho de 1967, era lançado Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. É igualmente difícil manter-se isento e não demonstrar admiração (e paixão) por um trabalho que inovou não só um gênero musical, mas também a arte e o comportamento humano.
Música: Sgt. Peppers trouxe para o pop a estrutura da música clássica. O disco criava uma linguagem única, semelhante a uma sinfonia, onde o final de uma música dá início a outra.
Música: Sgt. Peppers trouxe para o pop a estrutura da música clássica. O disco criava uma linguagem única, semelhante a uma sinfonia, onde o final de uma música dá início a outra.
Sgt. Peppers reúne também vários estilos musicais, muitos deles tocados simultaneamente, como não se vira até então no rock, caso das músicas indiana (com cítara), circense, charleston, jazz, dentre outros.
Sgt. Peppers revolucionou também o conceito de gravação e mixagem à época, com peripécias tecnológicas que ainda hoje são pouco compreendidas. Tudo sob a batuta do grande maestro George Martin, o “quinto (e mais elegante) Beatle”.
Sem Sgt. Peppers não haveria, no Brasil, Os Mutantes, O Terço, 14 Bis, Milton Nascimento e Clube da Esquina (Lô Borges e cia.). Tampouco rock-progressivo. Possivelmente, nem ‘new age’ ou ‘world music’. Todos seriam, no mínimo, outra coisa.
Artes plásticas: A capa do disco é de fazer inveja a Andhy Wharol, Roy Lichtenstein e outros adeptos da Pop-art: é a síntese do mundo urbano-pós-pós-moderno, que abrange todas as épocas, mesmo as ainda por vir. Nela, vêem-se ícones da sociedade de massas, como Tarzan, Marilyn Monroe, Fred Astaire, Marlon Brando e Marlene Dietrich, ao lado de clássicos da cultura como Prokofiev, Karl Marx, Oscar Wilde, Freud, Edgar Allan Poe (que viria a ser citado na letra de ‘I’m the Walrus’). Uma paródia de si mesmos (os Beatles em seu início) também está presente.
Comportamento: Sgt. Peppers escancara definitivamente a fase psicodélica dos Beatles -que começara com o disco “Revolver”- e sua entrada na maioridade. Pouco antes do disco, eles haviam declarado que não fariam mais shows ao vivo, em função da balbúrdia, som ruim e dos riscos aos quais estavam sujeitos -numa das apresentações, quase foram eletrocutados, ao cantar sob chuva.
Os Beatles abandonam então o visual comportado para adolescentes e passam a vestir-se com roupas coloridas, sem submeter-se às exigências das gravadoras, adotando o uso de bigode (posteriormente barba), flertando com religiões orientais, assumindo seus próprios projetos. Nascia o ‘flower power’.
Faixas
Na seqüência, o blog “Liberdade de Expressão e Cultura” torna disponíveis todas as faixas de Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. O título de cada música, acompanhada também por algum comentário, é também um link para um video ou áudio.
Lado A
Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band/ With a little help from my friends – As primeiras imagens do vídeo ora postado são de outra grande personalidade do rock’n’roll. Quem será? Clique para saber. Depois, um vídeo inédito com a música que deu o título ao disco e With a little help from my friends, na voz do sempre simpático e bem-humorado Ringo Starr.
Lucy in the Sky with Diamonds – Levantou a polêmica de que suas iniciais seriam uma “homenagem” de John Lennon (verdadeiro autor) ao LSD. Detalhe: à época, Lennon já conhecia as idéias do guru da droga, Timothy Leary.
Getting Better, Fixing A Hole e She's Leaving Home (acabou se tornando o hino de todas as garotas que saem de casa. Típica do estilo Paul Mcartney, como “Eleanor Rigby”) podem ser ouvidas em sequência, neste link.
Being For The Benefit Of Mr. Kite! – Há uma declaração curiosa de Lennon sobre esta música, a respeito dos críticos que viviam então fazendo análises sobre suas canções: “Os críticos vivem dizendo que esta é uma música muito profunda; tentam sempre encontrar significados ocultos nela. Mas a verdade é que não há nada aí. Eu apenas amontoei palavras. Nada além disso.”
Lado B
Within you without you – Um manifesto da fusão Oriente-Ocidente pelo mais ‘zen’ dos Beatles, George Harrison. Esta não foi a primeira música na qual os Beatles usaram a cítara –que introduziram o instrumento no Ocidente através de Ravi Shankar, professor de Harrison.
When i’m 64 (idade que Mcartney está comemorando este ano), Lovely Rita e Good morning, Good morning. As três músicas podem ser ouvidas, na seqüência, neste clipe (só imagem, sem movimento).
A Day in the life – Esta sim a mais profunda música do disco, num vídeo com imagens pouco conhecidas dos Beatles.
Being For The Benefit Of Mr. Kite! – Há uma declaração curiosa de Lennon sobre esta música, a respeito dos críticos que viviam então fazendo análises sobre suas canções: “Os críticos vivem dizendo que esta é uma música muito profunda; tentam sempre encontrar significados ocultos nela. Mas a verdade é que não há nada aí. Eu apenas amontoei palavras. Nada além disso.”
Lado B
Within you without you – Um manifesto da fusão Oriente-Ocidente pelo mais ‘zen’ dos Beatles, George Harrison. Esta não foi a primeira música na qual os Beatles usaram a cítara –que introduziram o instrumento no Ocidente através de Ravi Shankar, professor de Harrison.
When i’m 64 (idade que Mcartney está comemorando este ano), Lovely Rita e Good morning, Good morning. As três músicas podem ser ouvidas, na seqüência, neste clipe (só imagem, sem movimento).
A Day in the life – Esta sim a mais profunda música do disco, num vídeo com imagens pouco conhecidas dos Beatles.