quarta-feira, 23 de maio de 2007

Um balanço de 20 anos de Desenvolvimento Sustentável

Como estava o planeta há 20 anos, quanto a meio ambiente e desenvolvimento econômico? Foi para descobrir como andava a relação entre ser humano e a Natureza que a ONU, através de sua Comissão Mundial sobre Meio Ambiente, encomendou em 1987 o relatório “Nosso Futuro Comum”, hoje mais conhecido como Informe Bruntland.

O relatório é considerado um marco das ações humanas na área por propor políticas globais para o meio ambiente, assim como por definir o conceito de desenvolvimento sustentável: “Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações em satisfazer suas próprias necessidades.”

Três áreas-chave foram então identificadas como fundamentais para o desenvolvimento sustentável:

a) Crescimento econômico, visando integrar todas as nações;
b) Preservação do meio ambiente, de forma a atender as necessidades atuais, reduzir o consumo de matérias-primas, estancar as fontes de poluição e garantir um habitat natural para as gerações futuras;
c) Desenvolvimento social, com respeito à diversidade cultural, religiosa, racial e respectivos direitos de todos os povos.

E hoje, como está a Terra? O Informe Bruntland definiu uma estratégia de ‘ataque’ a alguns pontos que deveriam ser trabalhados de forma a se atingir o desenvolvimento sustentável. Eles podem ser vistos na sequência, com os respectivos resultados nos dias atuais (em itálico):

Limitação do crescimento populacional – nos países desenvolvidos, o crescimento populacional estancou, mas na África e América do Sul, não há mostras de declínio;

Garantia de recursos básicos (água, alimentos, energia) a longo prazo – cerca de 1 bilhão de pessoas vivem hoje sem água potável, e a expectativa é que até 2025, mais 1 bilhão de pessoas se somem a estas; nunca se consumiu tanta energia e não há expectativa com relação a sua queda, uma vez que a globalização só aumentou o ritmo mundial de produção e consumo;

Ppreservação da biodiversidade e dos ecossistemas –todos os ecossistemas planetários se encontram ameaçados de extinção ou por algum tipo de devastação, sejam florestas (como as tropicais) e ambientes marinhos;

Diminuição do consumo energético e desenvolvimento de tecnologias com uso de fontes energéticas renováveis – não houve redução no consumo de energia; ao contrário, ela cresce vertiginosamente em todo o planeta, para atender países como China, Índia, Rússia e EUA. A boa notícia é que o mundo dispõe de novas tecnologias para produção de energia de forma localizada e em escala, como biocombustíveis, energias solar e eólica, biomassa e hidrogênio. Falta, no entanto, o ‘start’ em um planejamento global para seu uso;

Aumento da produção industrial nos países não-industrializados com base em tecnologias ecologicamente adaptadas – Desde 1994, com a criação das Normas ISO 14001, as empresas européias –e muitas brasileiras- vêm procurando adequar-se a práticas menos agressivas e ordenadas de produção em relação ao meio ambiente. Mas ainda há muito a fazer;

Controle da urbanização desordenada e integração entre campo e cidades menores – Pouco se fez neste sentido. A tendência migratória persiste e um novo informe da ONU dá como certo que, até 2025, 85% da população mundial deva concentrar-se em grandes cidades;

Atendimento das necessidades básicas (saúde, escola, moradia) – Os países desenvolvidos já atendem este quesito, mas na quase totalidade das nações em desenvolvimento, os déficits persistem nestas áreas;

Adoção da estratégia de desenvolvimento sustentável pelas organizações de desenvolvimento (órgãos e instituições internacionais de financiamento) – Organismos como Banco Mundial e FMI foram, nestes 20 anos, pródigos em políticas incapazes de alavancar o desenvolvimento sustentável das nações mais pobres, com geração de emprego e renda. A maior novidade foi o surgimento do chamado Terceiro Setor (ONGs), que passaram a ocupar o vácuo entre o Estado e a sociedade civil;

Proteção dos ecossistemas supra-nacionais como a Antártica, oceanos etc., pela comunidade internacional – Nada de efetivo foi feito neste sentido.

Banimento das guerras – Não só não aconteceu, como a maior potência do planeta desmoralizou a ONU, ao invadir sob pretexto mentiroso o Iraque, gerando ainda mais caos e horror no Oriente Médio;

Implantação de um programa de desenvolvimento sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU) – O programa existe, mas vem sendo tripudiado pelas grandes potências, principalmente os EUA.

Passados 20 anos do Informe Bruntland –e depois dos recentes relatórios sobre aquecimento global do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas)-, não há muito o que comemorar.


Dicas para ajudar a salvar o mundo e preservar o meio ambiente

Ambiente Brasil

Greenpeace

Instituto IDHEA


55 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal, vamos lá...

O que podemos fazer localmente em nossas vidas e que é possivel dentro da realidade de cada um.

Vou citar apenas o que faço cotidianamente.

Alimentação , o mais natural possivel

Economia de energia,com iluminação externa e ventilação.Não uso ar condicionado, nem em casa nem em automóvel, sempre escolho com ar quente, apenas para esquentar os pés no tempo frio.

Uso de pilhas recarregaveis. Deposito outras usadas em locais apropriados para reciclagem.

Pedalar, faço apenas depois do expediente,deixo o carro parado toda a semana, e uso motorcicleta para me locomover duarante o dia. Á noite uso o carro e quando esfria muito, ou chove, detalhe: movido a álcool.

Preferencia de produtos uso pessoal de higiene com materias bio-degradaveis.

Evito o uso de desodorantes que contenham metais pesados, ex. os derivados do alúminio. Se observar, estão em letras inelegiveis, devido ao tamanho, nas formulações da grande maioria de desoddorantes bastão, e anti-perspirantes. Neste último o fato de bloquear o suór, impede as glandulas sudoríficas de cumprirem a função para o qual foram criadas, eliminação de toxinas.

Estas então voltam a circular na corrente sanguinea.
Outro fato negativo. Os metais pesados e neste caso os derivados do aluminio, entre outros, tem efeitos cancerígenos comprovados, e entram na corrente sanguinea através da derme na região das axílas.

Dados cientificos indicam o aumento do risco de cancer de mamas, nas mulheres, que pela proximidade local, seria o orgão mais atingido.

Estes foram apenas alguns exemplos.
Se observarmos que o planeta é um corpo, que todos nós fazemos parte, interagindo, do modo que tratar-mos o nosso corpo, estaremos tratando o planeta.

O que comemos, vem do planeta, o que usamos em nosso corpo, vem do planeta e da insdustria sintética, o que eliminamos do corpo volta para onde ? PLANETA.

Para finalizar, vou contar uma histórinha que já ouví várias vezes de um monge da ordem da SRF.

Ele conta, uma menina ganhou da sua mãe um mapa mundi, sentou-se toda feliz e começou a olhar com curiosidade o mapa,os continentes, os mares, oa pólos, etc.

De repente sua mãe a chamou na cozinha, quando voltou seu irmãozinho travesso havia picado o mapa em centenas de pedaços.

A menina ficou muito triste ecomeçou a soluçar aos prantos. A mãe repreendeu o pequeno, e para consolar a filha disse; Tudo bem, filhinha, vou sair e comprar um outro prá você, não fique mais triste, OK?

Daí a mãe saiu, a busca de outro mapa para a filha.

Quando abriu a porta, e ia entregar o outro mapa para a criança, esta correu ao seu encontro toda feliz, sorrindo e dizia; Mamãe!Mamãe! Eu consertei! Eu consertei!

Não precisa mais comprar outro mapa, eu consertei o que estava rasgado!

A mãe assombrada, disse; Como vc consertou?, vc não conhece os continentes, ainda não estudou sobre estas coisas, não pode estar certo filha, fique com este novo,o outro não serve mais.

A menina, disse; Nada disso mamãe, vou ficar com o antigo mesmo, eu consertei, sim!.

Olha Mamãe, o outro lado do mapa tinha a imagem de um homem, eu formei a imagem do homem, e tudo se encaixou novamente!.

Bem, depois dessa...até mais pessoal !

Um bom dia a todos...

Anônimo disse...

Parece que tudo está, de certa forma, atrelado à questão do controle populacional. E a mídia não colabora muito ao bombardear nossos sentidos com publicidade de forte apelo sexual, sempre visando estimular o desejo de consumo. Será possível reverter esse quadro sem primeiro acabar com o modelo capitalista? A lógica individualista que rege nosso mundo nos conduz ao colapso sem qualquer hesitação ou pesar, vem fazendo-o há séculos e, conforme ilustra o próprio post, nada indica que se corrijirá - a menos que encontre oposição ideológica muito forte. Tenho minhas dúvidas se a atuação de ONGs paralelamente à filosofia predatória da Lei do Mercado serão o bastante para deter a marcha da insensatez humana.

Quanto ao fim dos conflitos, também estaria condicionado ao surgimento de uma nova ideologia, provavelmente a mesma que combateria o capitalismo, que postulasse a unificação das nações em benefício da construção de uma espécie de cidadania universal, onde a democracia desempenhasse papel de destaque, mas também fosse isolada definitivamente do fator econômico, que, no Ocidente, faz dela uma tosca caricatura do que deveria ser (demagogia, em suma).

Caso a Humanidade conseguisse dar esse passo para fora de sua adolescência individualista e ingressasse ,enfim, numa maturidade de concepção coletivista, a própria ciência, não mais condicionada à necessidade de retorno lucrativo, poderia nos lançar numa nova era de descobrimentos - agora no espaço exterior (com certeza a SAÍDA para as crescentes limitações que o confinamento na biosfera terrestre nos reserva).

Observem que o socialismo, com todas as suas inegáveis decepções, teve, pelo menos, a instrumentalidade elementar de nos colocar apontados para a direção correta: a das estrelas. É lá que jaz o nosso único futuro possível, um caminho que a "triunfante" mentalidade capitalista, individualista e consumista, deixará para trilhar apenas no desespero do último momento, quando tudo já estiver perdido!

Perdoem qualquer tom panfletário ou ingênuo, mas temo que precisaremos de sonhos grandes se um dia quisermos acordar deste pesadelo.

Calorosas saudações a todos!

Anônimo disse...

Petrus,

parabéns pelos comentários e as dicas de como viver de maneira mais ecológica. A questão do aquecimento global vai exigir novas posturas em nosso dia a dia. Não é mais possível culpar apenas os outros -governos, empresas, vizinhos- pela atual situação. Todos temos nossa parcela de responsabilidade e devemos dar nossa contribuição para que o planeta continue a ser viável.

Anônimo disse...

Desculpem o "corriJirá"...

Anônimo disse...

Valeu Petrus

É uma cara que vai além das palavras, e boas palavras, diga-se de passagem.

Esse problema cada vez mais alardeado pelos quatro cantos do mundo, pode ser minimizado, quando as soluções dependem de atitudes pessoais, como as do Petrus, porém quando a preservação entra em conflito com interesses economicos prevalece sempre este último, não podemos esperar de um pecuarista que "precisa" desmatar sua mata para alargar seu pasto tenha consciência ecologica, somente o estado com suas leis aplicadas efetivamente, pode interferir de maneira eficiente nesta questão, cabe a nós pressionar estes para que tome essa atitude, sem esquecermos, claro, das dicas do nosso nobre amigo Petrus.

Anônimo disse...

Holofernes,

ótimos comentários também. Há uma questão que até os mais empedernidos defensores do capitalismo entendem: não é possível crescer indefinidamente, de forma sustentável. A lógica do capitalismo tradicional -de sempre crescer e abrir novos mercados- é autofágica, 'devora' a si mesma.

Há cerca de 10 anos, houve um grande evento na área de meio ambiente, onde um alto diretor da Nissan questionou o seguinte: "Como posso falar de desenvolvimento sustentável se minha meta é vender cada vez mais automóveis?" Ora, esta é a 'conta que não fecha', nem vai fechar jamais.

Ao meu ver, a humanidade terá de passar do modelo de competitividade para o de cooperação. E a atual crise mostra que só neste sentido há possibilidades de reverter o atual quadro.

Abraços fraternos a todos!

Anônimo disse...

Caro embriagado

Concordo plenamente com suas palavras, a mentalidade materialista, exacerbada pela mídia, tornada um modo de vida incontestável para muitos, é incompátivel com a preservação, o fenomeno do descartável, o supérfluo do mais confortável,são realidades normalizadas pelo pensamento comum, mas não considero suas palavras ingenuas ou panfletárias, são revolucionárias, a revolução que parte do individual para o coletivo, espero que logo muitos possam guiar-se pelas estrelas também.

Anônimo disse...

Exato, Rogério. Como uma vez mostrei por meio de um artigo, as práticas socialistas sempre foram exitosas quando vieram de 'dentro para fora', isto é, quando foram uma livre opção de pessoas que se uniram para viver com seus bens em comum. Imposto foi um fracasso retumbante. No entanto, o capitalismo -tal e qual conhecemos-já mostrou também que só atende a um nível das exigências do ser humano, e que, ao atender estas 'exigências', degrada o meio ambiente e destrói suas próprias fontes de subsistências.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Caro Jakob,

Acho até que é concebível (embora não recomendável, é claro) crescer de maneira virtualmente ilimitada, desde que se adquira acesso a quantidade virtualmente ilimitada de biosferas. Muitos saltos científicos e tecnológicos no campo da astronáutica nos separam de tal realidade. Só aqui neste planetinha, com certeza, não dá para ter crescimento sustentável indefinidamente. E duvido que o capitalismo nos tire da Terra antes de acabar com ela.

Um abraço!

Anônimo disse...

Holofernes,

em 1992, no ano da Rio92, escrevi um editorial para uma revista sobre o tema. Na ocasião, me lembro de ter feito uma associação com uma história de Ray Bradbury, mais ou menos assim: Os humanos haviam esgotado todos os recursos de seu planeta de origem e partiam para o espaço em busca de uma nova Terra. Só que levavam dentro de si o germe de sua própria destruição. Portanto...

Só para acrescentar, o mundo hoje dispõe de tecnologias e conhecimento para tornar o planeta completamente sustentável. Isso é fato. Mais: existem estudos que dizem que o planeta comportaria 30 bilhões de seres humanos, DESDE QUE...

Todo o problema reside no DESDE QUE...alguns dirão que o DESDE QUE são nossos políticos e as grandes corporações; outros, que é apenas a natureza humana.

Abraços fraternos!

Anônimo disse...

Caro Rogério,

com toda a ficção científica que a literatura, a tv e o cinema produziram no século XX, bastou desabar a União Soviética e a astronáutica foi colocada em banho-maria pelos governos. Não atrai o Todo-Poderoso MERCADO, senhor supremo de nossos valores! O homem foi até a Lua (se é que foi, há mesmo quem o conteste) e ficou por isso mesmo. Quem diria que depois de cem anos de fantasias mirabolantes no espaço permaneceríamos quedados, apatetados, neste planeta exaurido e sem perspectivas. O ano 2001 de Arthur Clarke passou batido, tá lá pra trás, e cadê a nossa Odisséia no Espaço?

Obrigado pelas considerações e um abraço!

Anônimo disse...

Jakob,

Haja PLANEJAMENTO e senso de interesse coletivo por parte dos governos para o nosso poluído e embaçado pontinho azul dar conta de 30 bilhões de sardinhas! Haja "DESDE QUE"! Ainda mais com a atividade solar aumentando de tempos em tempos!

Anônimo disse...

Olá,Petrus

bela aula de civilidade ecológica que vc nos passou!

grato!

Anônimo disse...

Qto ao assunto poluição,temos a China,India,Indonésia....gigantes industriais que não estão nem aí com as causas ecológicas...e crescem a uma taxa de 10% ao ano...o futuro é uma incógita...

grato!

Anônimo disse...

Pois é, Holofernes...esta questão da atividade solar é um dos pontos mais controversos do aquecimento global. Alguns cientistas alemães dizem que o IPCC é -em parte- uma fraude e que quando a atividade solar dos últimos 10 anos cair, a temperatura cairá. Uma coisa é fato: em 1440, mais ou menos, houve uma grande elevação da temperatura na Terra...e naquele tempo não havia indústrias, petróleo, Revolução Industrial, nada disso...depois, tudo se normalizou. São tantas as informações e tão controversas, que acho que só existem dois caminhos (ao menos para mim): manter a serenidade e fazer minha parte.

Walid,

bom dia, amigo!

Abraços fraternos a todos!

Anônimo disse...

Amigos,

não esqueçam que, sempre que possível, postamos videos relacionados aos temas discutidos. E eles sempre ficam à direita da página, no alto. Estão descritos como "VIDEOS RELACIONADOS".

Abraços fraternos!

regina disse...

Jakob,
O blog está cada vez melhor, a aula do Petrus arrasou, Eu não tinha noção dessa questão do aluminio nos desodorantes.
Achei a informação muito valiosa.
Gosto do Blog porque aprendo e me informo.
Os comentaristas também são ótimos, e tem uma participação efetiva, não brincando nem mudando de assunto.
Eu quero lembrar que moro numa ilha com 82% de vegetação , maior reserva de mata Atlantica .
Aqui lutamos todos os dias contra qualquer dano ao meio ambiente, inclusive, tememos o progresso e a construção de uma ponte.
Hoje por exemplo o mar está bravo, ninguem entra nem sai, as balsas param.
Se for realmente uma emergência usa-se um helicóptero.
Digo isso porque para manter este estilo de vida temos que lutar muito contra construções fora do padrão e invasores de terra.
Mas aqui tem muito borrachudo, e fazemos questão de mante-los para afugentar o pessoal que joga lixo na praia e etc.
abraços

Anônimo disse...

Olá Regina!

Mora mesmo em uma ilha?!?!?mas aí tem infra-estrutura urbana,ou não?

grato!

Anônimo disse...

Olá Regina

grato por suas palavras e comentários. Desculpe-me a pergunta, mas a ilha na qual você mora fica no Estado de São Paulo?

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Olá Regina e amigos,

Ilha, mais borrachudos, bem eu conheço a capital do borrachudos, deve ser a pŕópria.

Regina, as vezes, passo por aí, se for mesmo a qual me refiro, tem um pessoal aí que pratica meditação, e somos amigos, de vez em quando me encontro com eles, estou para levar meu caiaque inflavel para passear um pouco.

Esta questão da relação do planeta com o homem conforme a historinha do monge, é sério mesmo, conforme o nosso estado de saude, estará a saúde do planeta.

È só verificar como andam os consultorios,os INSS da vida, o faturamento das multis da Industria farmacêutica, que dá prá se ter uma idéia.

Vou apenas dar um exemplo desta dependencia...

Calcificação, artrites, bico de papagaio,cálculos renais, e várias doenças derivadas do excesso de cálcio na alimentação.
A falta do mesmo,.. descalcificação,mal que atinge diretamente a mulher após a TPM, são oriundas da falta de magnésio no organismo.

Cancer é uma doença que comprovadamente se desenvolve e acelera com a falta de magnésio.

O magnésio, previne várias formas de cancer, uma delas, a de próstata e de mama.

Onde está o magnésio ?
Em vários alimentos vegetais que ingerimos. de onde provem o magnésio ? Da terra, e pincipalmente do sal que é extraído do mar

Pesquisas mostram que na Italia existe um decreto da época dos cézares, que é proibido o transporte de sal de uma região para outra.

Eu tenho as regiões em arquivo, mas agora não vema ao caso,determinada região onde não existe mar, mas o solo é rico em sal, a população tem um índice de cancer, muito maior do que as pessoas que vivem no litoral, e usam o sal do mar.

Bem , onde está o magnésio do nosso sal, se o mesmo vem do mar, e naõ temos estas leis por aqui|?

O magnésio deixa o sal molhado, e isto o torna pouco comerciavel, pelo fato de ficar com um aspecto não muito prático, então retira-se o magnésio, ele fica sequinho, e pronto para ficar bonitinho na prateleira do super-mercado.

Por isto o sal grosso é mais molhadinho, ainda tem o magnśio.

A pouca quantidade de magnésio que nós absorvemos através dos vegetais, as frutas, etc, deveriam voltar ao sólo, e daí vir para o ser humano novamente, dando sequencia assim a cadeia alimentar.

E não voltam tambem através da carne, pois a adubação não contem magnésio, apenas se não me engano, cálcio e fósfato, a fórmula seria NPK3.

Só que os dejetos humanos não voltam para a terra, ele vão aos rios, e dirigem-se para o mar.

Quis fazer este ralato apenas para mostrar a relação que deveríamos ter com o planeta deveria ser de dependencia mútua, e não de exploração selvagem, e alimentar a falsa idéia de que somos independentes um do outro.

Cabe aqui aquele discurso do chefe Sioux, se não me engano..O que acontecer a terra acontecerá ao filho da terra.(Mais ou menos isso)

Já conheço o magnésio há muito tempo, mas nunca tomei cosnciencia desta necessidade, talvês por ser mais jovem, e ter uma limentação saudavel.

Mas recentemente assistí um video sobre hemoterapia, prá quem não conhece, é aquela técnica de injetar 10 ml de sangue no músculo, para aumentar a resitencia organica, para combater doenças consideradas incuraveis, e outros males.

O palestrante, um senhor médico, ex-diretor de hsopital do RJ, explicava como funcionava, e que em seus tratamentos com centenas de pacientes, incluia o magnésio.

Explicou várias funções as quais eu não me atinava ainda, uma delas a fixação do cálcio do organismo e a eliminação do excesso.

Previne cálculos renais, e dissolve.

Bem aí ele falou que verrugas, são um claro sinal de falta de magnésio no organismo.

bem eu, já retirei algumas pintas do corpo,e as vezes algumas voltavam depois de um determinado tempo.

Eu tinha recentemente uma na cabeça, e já estava pensando em ir ao dematologista para retirar.

Neste inteŕim comecei a tomar aleatóriamente um pouco de magnésio que eu tinha aqui na empresa com água, e de um momento para outro aquela verruguinha se desmanchou literalmente e desapareceu.
Bem, agora o magnésio está definitivamente incorporado na minha dieta alimentar.

Quanto a America, posso dizer o seguinte, não tenho um posição firmada sobre a posição americana no mundo, não concordo tambem com certas politicas externas,nem dos EUA, nem da China, nem da Russia, e nem de alguns países da Europa. Para mim as multinacionais não tem bandeira, elas agem como bem entenderem.

A depredação do meio ambiente,e culpa de todos e responsabilidade de todos, é a nossa casa.

A ganancia humana não tem limites, nem ideologia.

Mas o que posso dizer, é que mesmo não conhecendo muito do mundo, ví nos EUA,os maiores supermercados de produtos naturais, organicos, e ecologicamente corretos que alguém pode imaginar.

Lá como aqui, é a minoria que busca uma vida mais saudável, ecológica, e espiritual.

Mas não é a quantidade que faz a diferença e sim a qualidade, qualidade de pensamento e qualidade de vida, como sempre digo temos que começar por nós mesmos.

Quando eu era mais jovem, havia um programa da FM Excelsior, bem, naquela época da efervescencia da chamada contra-cultura, que hoje é cultura,rsss.

O locutor tocava, Beatles,Stones,Soul music, pop music, era tuda vanguarda, coisa do futuro!

E ele no meio da música afirmava" Somos poucos mas cada vez seremos mais".

Isto é o que vale, começar por sí mesmo.

Mude sí mesmo e mudarás o Universo!

Ah! Esquecí de destacar na msg anterior, a grande importancia do lixo seletivo,e na sua função social, e ecológica.

regina disse...

Walid e Jakob,
Moro em Ilhabela numa fazenda nas montanhas, temos toda a infra estrutura imaginável, hospital novo, posto de saude, 5 bancos, academia com piscina 25ms deagua aquecida e com sistema de conservação sem cloro. Pode-se nadar sem òculos.
O movimento turistico é mais dirigido à vila onde está o comercio para turistas.
Navios estrangeiros aportam no pier da vila e despeja seus passageiros em restaurantes, lojas etc e com isso os preços aqui, tornaram-se bem salgadinhos.
Principalmente a referente a serviços.
Temos correio, entrega diaria de jornal , recebo minha Veja todo sábado, e o resto a gente pode fazer por internet.
Pagar contas, conversar no Skype, mandar e receber fotos enfim como se estivesse no continente, podemos ficar isolados por dias e não afeta a vida dos moradores.
Já moro aqui há um bom tempo , e tenho um círculo social bem grande de pessoas que um dia ,viveram na metropole, mas hoje preferem fugir da poluição e super população.
Temos que tomar muito cuidado e carinho com nossa criação de borrachudos, que é o nosso trunfo para controlar a invasão de terras e a construção de imoveis fora dos
padrões da ILha
è proibida a construção de mais de 2 andares.
A Ilha só tem uma rua, então nos feriados é um pouco dificil de circular, o que não muda nada da minha vida em cima da montanha.
Hoje por exemplo o mar está bravo as balsas não funcionam e quem está tem que ficar e quem quer entrar tem que esperar.
em caso de emergêcia pode-se usar um helicòptero.
E a propaganda que fiz pode ser prejudicial a minha saude aumentando a população de 20.000 habitantes.

Anônimo disse...

Regina,

seu relato me deixou com uma pontinha de inveja..rsrs..mas nao se preocupe,os borrachudos não irão me ver tão cedo,e se sair de SP,irei para o interior.
Só uma dica,ler a Veja não faz muito bem ao intelecto,fique atenta!rsrsr
Abração!

Anônimo disse...

È pessoal, se for colocar tudo, passarei dias escrevendo, mas vamos fazendo a nossa parte, e principalmente, para nos proteger um pouco.

Não use o celular muito próximo da cabeça, sobretudo durante os toques, nesse momento use o viva voz, depois que o outro atender, então aí sim pode falar sem o viva.

Houve uma pesquisa na Inglaterra, que estava já alguns anos fazendo experimentos e haviam chegado a conclusões provadas do mal das emissões do celular sobre o cérebro humano, isto saiu nos jornais, em noticias pequenas é claro.

O grupo responsavel havia terminado a primeira parte da pesquisa com esta conclusão, e precisava de mais verbas para continuar, coisa que já havia sido combinada pelo financiadordo projeto.

Bem, posso dizer a vcs que o pessoal, não recebeu a segunda parte e o projeto foi cancelado.

Podem falar á vontade,,mas eu já tomei as minha mínimas providencias, nem próximo do corpo eu o deixo. Uso com bastante cuidado. O minimo necessário.

Se nós não cuidarmos de nossa saúde e bem estar, quem vai cuidar, as multi?, os orgãos públicos?

Vc acaba virando estatistica.

Fomos educados para acreditar que a policia cuida de nossa segurança, o médico e a industria farmacutica cuida de nossa saúde,e as religiões cuidam de nossas almas.

Olha se cada um não aprender a cuidar de sí mesmo, e continuar acreditando no que o professor TV nos ensina,estaremos no mato sem cachorro, e sem bússola!

Bye...e zé fini!

Anônimo disse...

Olá Walid..Rogério, jakob, e Holo, e Jakob...

Walid..
Realmente vc tem razão quanto a outros poluidores do meio ambiente, algumas ONGs do meio colocam a China como a maior poluidora atual no mundo.
Recentemente até o governo chinês chegou a conclusão que, se continuarem crescendo neste ritmo selvagem, desconsiderando todas as leis do meio ambiente, vão acabar com a pŕpria galinha dos ovos de ouro.

O que me parece é que ficaram muito tempo sem ver o dinheiro,e na pobreza,e agora que despertaram para o capitalismo, estão com uma fome danada, se vacilar comem metade do planeta" rsss

Quanto ao capitalismo, não acho p sistema nocivo, o que acho é que os homens tem um comportamento nocivo por falta de nivel espiritual adequado para com o desenvolvimento da tecnológico.

Um equilibrio, entre o capitalismo, o socialismo,e a defesa do meio ambiente seria o regime idela. A humanida de vai chegar lá um dia. Nem que seja para deixar um terço por aqui apenas, mas vai chegar, eu creio nisto.

O homem está aqui para aprender, é apenas uma escola, nada mais, ele apenas leva a sério demais este filme transitório da vida.

Se indentifica demais com o papel que o diretor mandou ele representar.

Mas vai acabar tudo bem, afinal.

Abraços a todos do blog, e desculpem pelo aluguel...
se não colocasse tudo isso neste post,o depois não sei se virá...o importante é o agora.

Anônimo disse...

Boa tarde Jakob e amigos,

o desenvolvimento sustentável, a poluição e o desastre ambiental que o planeta está sofrendo são assuntos urgentes.

É uma pena que o país que deveria dar o exemplo ao mundo, a nação mais poderosa de todas, ignora o Protocolo de Kioto!

Jakob, uma sugestão:

o tema do post é muito interessante, mas acho que no blog a informação visível, isto é, para leitura imediata, deve ser mais resumida. Tem muita gente que desiste de ler até o final.

A informação mais detalhada deveria estar em links (como os vídeos), ou o texto inicial poderia conter a essência e ao terminar apresentar um link que diga (ler mais).

É a minha opinião,

Um abraço.

Anônimo disse...

Regina,

parabéns pela opção de vida. Estive em Ilha Bela há anos, mas estou dando suporte a um projeto em uma das ilhas locais, chamado Bela Ilha. Forneci suporte e ecoprodutos como chapas e telhas recicladas; ecotintas e um sistema de tratamento de esgoto modular, para a comunidade. É um trabalho apoiado pela Cetesb, Iphan e prefeitura aí do município;

Walid,

realmente, há veículos de comunicação bastante perigosos, pelo tendenciosismo ou apenas porque sua proposta não é informar, mas sim 'fazer a cabeça' das pessoas.

Petrus,

Vejo o capitalismo como reflexo do ego humano. Nada além disso. Ou seja: é um regime econômico que corresponde ao estado interior da maior parte das pessoas. À medida em que a humanidade conseguir se comportar como um corpo único e mudar em conjunto, poderemos evoluir ou não.

Evo,

realmente, o texto ficou longo. No caso de posts compridos, de outra vez, adotarei sua sugestão.

Abraços fraternos a todos!

Anônimo disse...

Caro Jakob, quanto a ao capitalismo, não sei qual o regime ideal.. Apenas no capitalismo, posso ganhar dinheiro para colaborar com outros, ou apenas em beneficio próprio, quer dizer continuo com o meu livre arbítrio, mas a opção entre a minha linha de ação vai depender de meu estado espiritual.

Já pensei diferente, quanto a esta questão, mas depois fui amadurecendo e cheguei a conclusão que não faz diferença nenhuma,posso ser egoísta morando numa favela ou em um palacio. A ciscunstancia não vai mudar o meu estado interno.

Já disse Sri Yogananda..Eleva-te acima das circunstancias.Sê livre!

Já reneguei muito o ganho, e hoje estou 100% aberto a prosperidade, assim poderei colaborar mais e mais com os anseios de minha alma.

Enquanto não mergulharmos em definitivo a onda de nossa consciencia individual, no Oceano infinito do Espírito,estamos sujeitos a influencia do égo humano. Ele pode ser um bom ou mau instrumento, depende de quanto a alma o mantem sob controle.

Um abraço fraterno a todos.

Anônimo disse...

Que beleza Regina, O litoral norte de São Paulo é um dos mais bonitos do Brasil, Ubatuba, Ilha Bela, o nome diz tudo. Moro também em uma ilha só que no sul, São Chico pros íntimos, perto de Joinville, aqui não temos borrachudo, mas o tal do Maruin, também conhecido como mosquito pólvora, faz estragos principalmente em noites de lua cheia, mas como você disse, é bom para espantar turistas.

Abraços

Anônimo disse...

Petrus,

também não sei qual o regime econômico ideal, mas me parece evidente que o capitalismo é o que corresponde ao que o ser humano é hoje em dia. Tanto para os que pensam mais em si mesmos, quanto para aqueles que usam o sistema para auxiliar os outros.

Acho que uma das vantagens de uma sociedade aberta é que as próprias pessoas podem, muitas vezes, decidir como viver. Ou seja: podem também se organizar em grupos e montar pequenos sistemas ou comunidades e viver de acordo com sua filosofia de vida. Caso das chamadas Ecovilas, onde inclusive há um sistema econômico próprio.

Abraços fraternos!

Anônimo disse...

Amigos,

este foi um dos posts mais ricos desde que iniciamos este blog. Poderíamos desmembrá-lo em muitos e muitos outros.

Parabéns a todos!

Anônimo disse...

Espera, Jacob,

ainda não fiz o meu comentário! Já está fechando "o lojinha"? (risos)

Excelente "post", com amplas possibilidades de desmembramento.

Também deveríamos aprofundar o tema da energia atômica. Isso dá pano para mangas...

Por que o Ocidente está tão preocupado com a possibilidade de que o Irã produza ele próprio o material atômico para fazer funcionar suas próprias usinas, em vez de ter que depender do mesmo material fabricado no Ocidente ou na Rússia?

Quite a good question, uh?

Abraços aos amigos!

Anônimo disse...

Olá, Vidal

excelente idéia. Já entrou na pauta.

Abraços fraternos!

Anônimo disse...

G. Vidal

Pequenos interesses são suficientes para quase todos mudarem de opinião, ser coerente com seus princípios é para poucos, não vejo a possibilidade de estados apegarem-se à fundamentos de justiça, Os EUA não querem dar, no momento, nenhum o mínimo espaço para o Iran, mas no futuro, dependendo das circunstâncias, podem até virar amigos do peito, forneçer armas e coisa e tal, coisas da geopolítica, porém vejo algo positivo nisso, acho temerário um estado cujo chefe prega o extermínio de outro estado ter bombas atômicas nas mão, não seria perigoso inclusive para o mundo um poder deste na mão de radicais?

Anônimo disse...

Existe um problema no combate as indústrias poluidoras do meio ambiente: O lobby ($). As Agências Ambientais dispõe em seus quadros de funcionários que atendem às denuncias da população. Aí, o agente vai até o local com seu equipamento para medir a poluição atmosférica, encontra alguém que lhe oferece um "cafezinho”... Penso que os agentes que trabalham na fiscalização das grandes indústrias, como forma de evitar o suborno, deveria ganhar tão bem quanto os políticos.

A qualidade da água do Rio Paraíba do Sul no trecho paulista é monitorada a cada três horas via satélite. Não entendo muito do assunto. Absorvi muito dos bons comentários aqui postados. Valeu pelas dicas!

Anônimo disse...

Olá Jakob, qaunto aos sistemas,eu já havia percebido que estávamos falando a mesma coisa, realmente é o melhor no mundo atual.Permite estas possibilidades, de optar entre a linha filosófica e idealista que se queira.

Conheço as Ecovilas,as quais um pessoal que apoiamos, se baseia. Não são os esquemas do Edson Hiroshi, que são voltadas para um grupo específico, mas uma questão mais voltada pra o social carente. Eles tem Ecovilas no mundo inteiro, são voltados em desenvolver processos auto sustentaveis, para o progresso das comunidades locais. Aqui no caso tem a AMIC Associação amigos da criança.

São voluntarios, e existem participações de apoio na iniciativa privada, ou sejam parcerias. Parte do lucro vai para a organização.

Fazem serviço voluntario, em áreas de total carencia, distribuem alimentos, fornecem refeições, creches,e não contam com a dependencia do apoio do estado.

È muito interessante o trabalho deles, creio que a valorização das iniciativas são muito mais acentuadas por serem de livre opção, dentro de um regime capitalista, aonde não há qualquer obrigação cultural, ou de sistema social obrigando a pessoa a desenvolver este comportamento, ou seja, parte mesmo é do nivel de consciencia pessoal, e vai de encontro ao bem estar coletivo, dos menos favorecidos.

A evolução da humanidade ,é uma coisa a evolução pessoal, é outra, existem pessoas vivendo aquém desta era, e outras além da mesma.

Talvês isto explique o total desencontro de ideais, qua as vezes dizem a mesma coisa, mas não se compreendem, não se aceitam.

Quando coloquei algumas atitudes que tomo já há muitos anos, como cidadão, como pai, como avô, como pequeno empresario, etc, foram apenas a demonstrar que não devemos ficar apenas no discurso de palanque, disto o mundo está saturado.

A minha intenção não foi a de mostar que sou caridoso, ou que tento ser ecológicamente correto, etc. Foi para tentar dizer que antes de entrar no mundo das idéias, devemos viver de acordo com aquilo que falamos.

Escreví uma vez isto lá no blog do estadão, questionei o grupo assim,em um tema que tinha a ver com isto. Eu coloquei; Qual de vcs, além de escrever comentarios aqui, está fazendoa sua parte para melhorar, ou tentar de algum modo a realidade que denunciamos aqui todos os dias ?

Ajudam alguma associação?, fazem boas ações diariamente?,ajudam alguém próximo?

Bem, veio um advogado que mora no Irá e conduziu o assunto para otra esfera, de imposição de idéias, que a culpa é do estado, que não dá esmolas,que não faz isso, aquilo.

A idéia minha era justamente mostrar isso, que de discurso de quem é a culpa,de que o estado é omisso em muitas áreas, de que administra mal os recursos, etc, etc, isto sabemos decór e salteado.

E daí?, o que estamos fazendo para tentar aconter a onda de violencia, do crime organizado? Comprando contrabando chinês por que é mais barato, por que não paga imposto e deixam milhares de brasileiros sem emprego?

Mesmo sabendo que estamos sendo enganados quanto a qualidade? Bombardeando o esforço que pessoas tiveram para criar algo que colaborasse para o bem estar de todos ?

Comprar péças de automoveis em desmanches? Mesmo sabendo que é o nosso carro pode ser o próximo alvo, e que a fonte são bens de pessas que suaram para adquiri-los?, mesmo ainda podendo ter custado a vida de elguns,vamos lá em compramos?

Por que?, pelo preço mais baixo? isto mostra que as vezes a nossa ideologia vai apenas até o bolso, e belas palavras.

Então se não vivemos o que pregamos, é melhor ficar-mos calados e apenas observar os acontecimentos, pois sem oa atos as palavras se assemelham a balas de fuzis molhadas.

O que podemos fazer no nosso dia a dia, para atenuar os sintomas do descaso, nas pessoas bandonadas nas ruas, nas criamças, descalças no semáforo, no andarilho sem teto que lhe pede um dinheiro para comer algo? Virar as costas ? Sentir-se com a consciencia tranquilia apenas por que sabe que o responsável é o descaso do estado? a corrupção? Vou cruzar os braços, e ficar filosofando ?

Uma vez, Mahatma Gandhi estava recebendo pessoas que vinham de diferentes lugares da India, viajavam a pé, no sól, com fome, muitos descalços, apenas para ouvir uma palavra daquela grande alma.

Havia um dia específico no qual o Mahatma dedicava-se ao serviço aos necessitados de aconselhamento.

Num desses dias, na fila como sempre enorme, haviam uma mulher e sua filhinha.Vieram do outro lado do país, viajaram de carona, a pé, descalças e com muita dificuldade para alí chegar.A mãe esperava que Gandhi desse aconselhamentos a sua filha.

Depois de uma longa espera, já chegando ao final do dia, dentro em breve o Mahatma se retiraria para suas orações ao entardecer, chegou a vez da mãe ser atendida.

O Mahatma ouviu a pergunta da Mãe, e lhe disse que voltasse depois de um mês para ouvir a resposta á sua filha.

Paasou-se um mês e no dia certo a mãe voltou e o Mahatma dirigiu a palavra a menina, a mãe agradecida prostou-se aos pés de Mestre, e as duas partiram sorridentes e com os olhos brilhando de satisfação.

Uma pessoa que morava no ashram, e que prestava serviços naquela atividade de aconselhamento público, havia observado a primeira entrevista e ficara sensibilizado com a pobreza e humildade daquela senhora, inclusive a sua devoção e fé ao retornar de tão longe.

Observou a volta da mesma, a sua saída, seu contentamento,dirigiu-se ao Mahatma depois do atendimento e perguntou-lhe; < Mestre, o que aquela senhora com a filha que vieram de tão longe, lhe perguntaram,me chamou a atenção aquela dupla, posso saber?> Por que tiveram que vir duas vezes ?

O Mestre respondeu sempre alegre; Ah!, ela queria que eu aconselhasse a sua filha a parar de comer doces feitos com açucar refinado, pois iriam fazer mal aos seus dentes, estragaria a sua saúde, e o seu belo sorriso.

O discípulo estupefato, perguntou; , Mas, Mestre, o sr. não acha injusto uma mulher e uma criança, virem de tão longe, passarem por tanto sofrimento para receber um aconselhamento tão simples, e o sr os faz voltar um mês depois?>

"Por que, simplesmente não poupou isto tudo, e respondeu pela primeira vez?",

"Não acha que foi um pouco cruel come estas pessoas ?"

Gandhi, abriu aquele sorriso, dôce, simples, sincero, e maternal e respondeu:

"Como eu poderia aconselha-la de algo que eu mesmo ainda praticava ?>> << Precisei me livrar do hábito de comer docês com açucar primeiro para depois aconselha-la, não fosse assim de danda adiantariam os meus conselhos, minhas palavras não estariam dotadas da sinceridade e da verdade, e não funcionariam. Então a vinda desta senhora teria sido mesmo em vão.

Balas de fuzis molhadas, não disparam.

Anônimo disse...

Petrus

Eu acompanhei o caso aquele dia no Blog do Guterman.
Nem preciso falar da sabedoria contida em suas palavras, mas chegou no ponto mais importante que é a coerência com esse idealismo, li uma vez, quando novo, um livro dum psicanalista ou psiquiatra chamado Flavio Gikovate, não sei se está certo o nome, mas o que ele narrava básicamente no livro é que as pessoas só são livres verdadeiramente quando agem de acordo com o que pensam, a coerência entre pensamento e ação, acredito que faz sentido, o discurso idealista é bom, mas pelo menos tentar segui-lo, mesmo que gradualmente, é melhor para nós ,libertos, e para o mundo.

Abraços

Anônimo disse...

Rogério,

o que o Ahmadinejad diz em relação a Israel não é pregação de seu extermínio, mas sim torcida para a derrocada do regime de apartheid e opressão sionista. Não discuto se você objetar que uma teocracia xiita tampouco seja um modelo a ser seguido ou particularmente legítima para tecer críticas a quem quer que seja - mas que tal ponderação constitua motivo apenas para questionar a credibilidade das declarações em questão, e não para lhes atribuir uma gravidade desarrazoada.

Outra coisa, o Irã, além de ser signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, apenas exige ter os mesmos direitos dos demais aos olhos da AIEA, coisa que a ONU, pressionada pelos EUA (capachos de Israel), recusa-lhe. Isso de dizer que os aiatolás querem construir armas atômicas é injusto, pois seu país deveria gozar, a priori, de presunção de boa fé no seu legítimo propósito de produzir energia elétrica.

Diferentemente de seus detratores, o Irã não tem um histórico recente de agressões externas ou belicismo; as declarações inconseguentes de Ahmadinejad, sua torcida no sentido de que o regime sionista deva acabar, são a base precária de toda a argumentação contra o direito do Irã à tecnologia nuclear, e, consequentemente, de toda a sórdida retórica de "ataque preventivo".

Claro que o regime iraniano está longe de ser uma utopia materializada, muitíssimo pelo contrário, mas não podemos perder de vista que se trata, mais uma vez, de um país de Terceiro Mundo, verdadeiramente não-alinhado (e não de mentirinha ou para inglês ver), perseguindo sua autodeterminação e sendo colocado na roda pela velha máquina de guerra (e propaganda) dos sionistas e anglo-saxões, agora no embalo do Novo Século Americano.

Anônimo disse...

Amigos,

bom dia.

Petrus,

o Globo Repórter desta sexta-feira, 25 de maio, falará de Ecovilas. Vale a pena conferir, pelo impacto que poderá causar;

Holofernes,

parabéns pelas palavras ponderadas sobre a questão do Oriente Médio. Embora a retórica do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, seja bombástica, isso é muito diferente do que a prática. Ahmadinejad jamais disse que o Irã atacaria Israel.

A situação também serve para ver como o ONU e as grandes potências usam de dois pesos e duas medidas com relação a questões atômicas e de importância mundial. Israel tem um arsenal atômico, com mais de 200 artefatos nucleares. Por que este país pode e os outros não?

A resposta que os ocidentais dão é que "Israel é uma sociedade aberta, semi-secular, e, portanto, mais confiável do que o regime dos aiatolás." Podemos apenas dizer que esta é uma justificativa mais cultural (e preconceituosa com relação a regimes de base religiosa) do que calcada em equilíbrio real entre as nações.

Jamais haverá qualquer possibilidade de reequilíbrio na região enquanto a questão Palestina não for resolvida. Israel já violou 67 resoluções da ONU. E quando o fazem, dizem que é porque "a ONU é dos países árabes". Ao mesmo tempo, Israel sempre diz que seu Estado surgiu por uma "resolução da ONU" (a de 1948). Até quando serão aplicados dois pesos e duas medidas de acordo com as situações?

Voltando à questão atômica: Alguém se consideraria seguro se apenas os EUA detivessem um arsenal nuclear no planeta? Depois, façam um pequeno exercício e coloquem-se no lugar dos árabes.

Em tempo: sou contrário A TODO E QUALQUER ARSENAL ATÔMICO de posse de qualquer país.

Abraços fraternos

Anônimo disse...

Holofernes,

desculpe a pergunta, mas pelo alto nível de seus comentários, me questiono se você é o nosso grande amigo "Eixo do Mal". É?

Abraços

Anônimo disse...

Olá Rogério, acho sua posição a respeito de energia nuclear muito coerente.

È, isso mesmo que colocou, pelo menos "tentar viver de acordo com o discurso".
Mestre Yogananda diz;
"Faça o melhor possivel".

Estas palavras determinam que não precisamos esperar nos tornar 100% corretos para sermos coerentes, pois senão não saíriamos do lugar, achando que ainda não o somos o suficientemente perfeitos, mas ao menos fazer algum esforço em direção á aquilo que pregamos.

"Banat, Banat, Banjai" Em hindi siginifica, "Fazendo, fazendo, um dia feito".

As críticas a pessoa de Madre Tereza de Calcutá, um ser daquela estatura espiritual, apenas porque pertence a outra entidade religiosa, demonstra apenas, falta de conhecimento prático do que é ser verdadeiramente útil ao próximo e menos favorecidos.

O discurso contra pré-conceitos de alguem,esbarram, na próprio ignorancia que que tem das vivencias das pessoas envolvidas, apenas por elas serem de outra forma de crença.

Se tentar-mos conhecer ao menos um pouco a vida desta gigante mulher,desprovidos de qualquer sinal de pré-conceitos formados, veremos que não temos nem 1% da capacidade altruista dela, coisa para Gandhis e demais.

Houve uma cena na vida dela que quando abriu seu primeiro local de recolhimento de pessoas, abandonadas, crianças, mulheres, idosos, deixados para morrer numa sargeta qualquer,á luz do dia, por serem sem casta.

Ela encontrou um lugar abandonado, adentrou-se
e passou a colocar as pessoas naquele local.

O local ficava em frente a um templo tradicional hindú, e houve manifestações, atiravam pedras, exigindo a saída daquelas pessoas dalí, pois, em primeiro lugar era um afronta ao sistema de castas hindu,e religioso, poi era conduzidos por uma freira cristã.

Foi chamado o oficial de policia para solicitar a retirada das pessoas daquele local,e de todos os que trabalhavam lá voluntariamente.

Chegando no local, havia uma turba gritando.

O oficial chamou Madre Tereza e dise que não havia como resover aquela situação, de outra forma senão com a partida destes.

Madre Tereza, não havia saído lá fóra, por não interromper a atenção que estava dando a um leproso.

O Homem, entrou viu aquele monte de pessoas em macas, limpas, tratadas, cuidadas,pessoas que le vira jogadasem um canto de rua à morte, a Madre cuidando de um leproso, outro de casta brahmane que estava a morrer, reclamando para que o tirassem dalí, por que estava sendo contaminado pela presença de párias...


Deu meia volta, foi em direção a turba, e disse..' OK, vamos remover estas pessoas daqui, vcs tem razão, é uma afronta a sua religião,e é motivo de perturbação da ordem, mas com uma condição!

Que as mulheres de vcs, se encarreguem de continuar tratando daquelas pessoas lá de dentro!

A turba se dissolveu, e Madre Tereza deu continuidade ao seu trabalho humanitário.

Bom dia a todos. Coloquei este comentarios, apenas dando sequencia ao fato de que se quisermos mudar situação atual deste planeta azul para melhor, devemos começar por mudar a nós mesmos.

Anônimo disse...

Prezado Jakob,

Sim, sou eu, "Eixo do Mal". Blog novo, apelido novo! Os pontos de vista é que, como vc vê, continuam não mudaram muito.

Aliás, ainda sobre Israel, se, por um lado, não é uma teocracia sisuda como o Irã, é um país segregacionista, cheio de cacoetes nazistas, incluídas considerações de afirmação étnica, e inegável inspiração messiânica.


Abraços!

Anônimo disse...

No primeiro parágrafo do último comentário a opção é do freguês: meus pontos de vista...

a) ...continuam os mesmos.

b) ...não mudaram muito...

Anônimo disse...

Ah, sim, Jakob! Ia me esquecendo: apenas para constar, compartilho seu ponto de vista quanto à malignidade das bombas nucleares, independentemente de quem as controle. A corrida armamentista em geral, e nuclear em particular, é outra coisa que talvez só a unificação das nações possa sanar.

Anônimo disse...

Petrus,

novamente, grato pelas considerações. Tais narrativas e exemplos engradecem a todos no espaço.

Obrigado. Sempre.

Anônimo disse...

Holofernes,

feliz em vê-lo aqui, amigo. Você é indispensável a qualquer espaço que pretenda um debate de alto nível.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Amigo Jakob,

muito obrigado pelas generosas palavras.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Holofernes, fica bem melhor, mesmo embriagado..rsss

Tem uma vibração mais cultural e alegre..

Desejo felicidade e paz a vc. em seu novo nick.

Saudações.


Jakob, lí agora há pouco em um jornal alternativo que 200 gramas de carne bovina,corresponde a un consumo de 3.000 litro de água, e que a população de bovinos está em aproxim.6 bilhões, quase superando a raça humana, Isto é fato?

A água, segundo matéria que lí,será a causa das guerras neste século 21.

Anônimo disse...

Valeu, Petrus,

a propósito de sua história sobre o Gandhi, lembrei-me de algo que li a muito tempo, uma menção feita por Rajneesh (agora conhecido como Osho) a episódio passado entre Gurdjieff e seu seguidor Ouspensky. Este último, com grande risco para sua integridade física, acorreu à turbulenta URSS dos primeiros anos da Revolução, atendendo ao chamado de seu irreverente mestre. Chegando lá, não lembro exatamente qual a cidade, o trocista Gurdjieff, ao vê-lo, afirmou querer tão somente saber como estava passando, ou trivialidade do gênero. Segundo Rajneesh, Ouspensky, muito racional, teria ficado tão exasperado com a brincadeira (na verdade, um teste) que rompeu com seu mestre e, com isso, perdeu a oportunidade de se iluminar naquela encarnação. Claro que deve ter um bom componente de política de ashram nessa versão do Osho, mas vi pontos em comum com o relato trazido por você.

E o Jakob meio que revisitou essa temática no post seguinte, da história sufi.

Um abraço.

Anônimo disse...

caro holo, sou da turma do não querer entender tudo racionalmente, sou muito coração, e me mmantenho distante de discussões filosõficas. Como já coloquei sou uma pessoa de experimentar, vivenciar,e viver a experiencia em sí.

Em eocas de Sociedade teosófica, recebpi a informações suficientes sobre a laranja, e saí depois atrás da dela ao vivo. Com diz Yogananda, vc pode ter a informação da côr, da textura, do sabor, da consistencia,mas só saberá mesmo o que é a laranja, quando prova-la vc mesmo.

Então,busco a cada dia um pouquinho, um dia vança mais outros menos, outros dá uma ré, mas não desiste, continua. Minha vida tem sido isso, e não me arrependo.

Coloquei as duas pernas dentro de um barco, e estou remando.

Creio que colocou correto, é isso mesmo, esta foi a questão de Judas também, ele queria entender o Cristo, mas ele falava com o coração.Daí quendo ele usou a razão para acelerar as coisas a seu jeito, deu no que deu.mas tudo já estava escrito, o roteiro do filme era aquele mesmo. Mas isso já é outra história.


No caso de Gurdief...
O mestre testa o discípulo para observar se ainda restam resquicios do égo controlador, no caso havia, e criou o ressentimento, a mágoa, ele não estava pronto, e o mestre já havia percebido.

Um abraço

Anônimo disse...

Petrus,

pelo que sei, o número de bovinos está equivocado. Mas ultrapassa 1 bilhão de animais, com certeza. Mas 6 bilhões, desconhece este número. Vou procurar apurar.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Petrus

Mesmo conhecendo superficialmente o trabalho de Madre Tereza sabia que os comentários contra ela não poderiam ser verdade, como seria possível uma pessoa que auxilia os pobres, colocando a mão na massa, vivendo no meio da miséria, ter algum intuito maquiávelico ou mesmo prático, impossível.

Holofernes, obrigado pela elucidação, perceba como é difícil lutar contra o pensamento único da mídia, minha dúvida foi típica do cidadão que toma o conhecimento superficial e o estende para o geral, como o Jakob, sou contra armas nucleares por óbvias razões, mas vejo bom senso em suas afirmações.

Jakob, 50 comentários para um blog nascente não é pouca coisa, e melhor, com qualidade.

Abraço a todos

Anônimo disse...

Rogério,

obrigado, amigo. O importante é seguirmos neste caminho que começamos, que me parece ser bom, seguro e permite reflexões para todos nós. O mais virá por acréscimo.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

If you are going for finest contents like me,
just pay a quick visit this web site everyday as it presents feature contents,
thanks

Take a look at my weblog; pinglunliao.pixnet.net

Anônimo disse...

I'm more than happy to discover this web site. I need to to thank you for your time due to this fantastic read!! I definitely savored every part of it and I have you saved as a favorite to check out new things on your site.

My webpage :: http://dentistsrootcanallp7.bloghi.com

Anônimo disse...

Just want to say your article is as surprising. The clarity in your submit is simply cool and i can assume you are
a professional in this subject. Fine with your permission allow me to grasp your RSS feed to stay updated with forthcoming post.
Thanks one million and please keep up the gratifying work.


Feel free to surf to my weblog costs of dental implants