sábado, 28 de julho de 2007

Grandes Seres Humanos


O blog Liberdade de Expressão e Cultura inaugura uma seção periódica, destinada a apresentar passagens da vida de homens e mulheres que marcaram o mundo. “Grandes Seres Humanos” trará relatos biográficos de pessoas de reconhecida estatura e integridade moral, intelectual e humana, cuja vida e obra sejam indissociáveis, influenciando beneficamente gerações ao longo dos tempos.

Rabia al-Adawiya

Considerada maior santa sufi [1] dentre as mulheres no Islã, Rabia al-Adawiya nasceu em data desconhecida, em berço humilde e, ainda menina, após a morte dos pais, foi capturada e vendida como escrava. Libertada por seu senhor, que reconheceu nela os sinais da santidade, estabeleceu-se em Basra (cidade do atual Iraque), onde granjeou fama como amiga de Deus [2] e pregadora. A data de sua morte é duvidosa. Supõe-se que tenha ocorrido em 752 da era Cristã (ou 135 da héjira muçulmana) ou em 801 d.C. (185 d.h.).

Atribui-se a Rabia, que levou vida de celibatária, a introdução do tema do Amor Divino no misticismo muçulmano. Acredita-se que sua tumba se encontre próxima de Jerusalém.

Os escritos de Rabia al-Adawiya, bem como sua devoção a Deus e alguns de seus diálogos, reportam também a outra grande mística da tradição cristã, Santa Teresa D’Ávila [3].

Passagens da vida de Rabia al-Adawiya

Na noite em que Rabia veio ao mundo, não havia nada na casa de seu pai, que era muito pobre. Nem mesmo uma gota de óleo para untar-lhe o umbigo, nem candeeiro, sequer um trapo para cobri-la. Seu pai já tinha três filhas e Rabia foi a quarta, por isso recebeu este nome.

“Vai até o vizinho e pede-lhe uma gota de óleo para poder acender o candeeiro”, disse a esposa.

Mas o homem havia feito o juramento de que jamais pediria nada a nenhum mortal. De modo que saiu e, nem bem apoiou a mão sobre a porta do vizinho, voltou.

“Não abriram a porta”, informou.

A pobre mulher começou a soluçar amargamente. Neste estado de ansiedade, o homem colocou a cabeça entre os joelhos e adormeceu. Sonhou que via o Profeta.

“Não sofras”, disse o Profeta no sonho. “A menina que acaba de chegar ao mundo é uma rainha entre as mulheres e será minha intercessora diante de 70 mil pessoas da comunidade. Amanhã”, continuou o Profeta, “vá a Isa-e Zadan, governador de Basra. Põe num pedaço de papel o que vou dizer-te: ‘Todas as noites me dedicas cem preces e quatrocentas nas sextas à noite. Ontem foi sexta-feira e me esqueceste. Como expiação, dá a este homem quatrocentos dinares [4] obtidos legalmente’.”

O pai de Rabia acordou e começou a chorar. Levantou-se, escreveu o que o Profeta havia dito e enviou a mensagem ao governador por intermédio de um portador.

“Dêem 2 mil dinares aos pobres”, ordenou o governador ao receber o bilhete, “em sinal de gratidão ao Senhor, que lembrou-Se de mim. Dêem também quatrocentos dinares a este homem e digam-lhe: ‘Desejo que venhas para que eu possa conhecer-te. Mas não me parece correto que um homem como tu se apresente diante de mim. Seria melhor que eu fosse à tua casa para esfregar meu rosto à soleira da tua entrada. De toda forma, juro por Deus, faz-me saber acerca de qualquer coisa que necessites’.”

O homem recebeu o dinheiro e comprou todo o necessário.

*******

Uma noite, Rabia estava orando em seu quarto quando o cansaço a invadiu e ela adormeceu. Seu sono era tão profundo que, quando uma farpa da esteira em que dormia entrou em seu olho, fazendo-a sangrar, ela não percebeu.

Então, um ladrão entrou e roubou seu chador (lenço). Quis sair, mas o caminho se fechou. Deixou cair o chador e partiu, com o caminho aberto. Voltou a pegar a prenda e o caminho voltou a fechar-se. Mais uma vez deixou cair o chador. Fez isso por sete vezes, até ouvir uma voz que vinha de um canto do quarto: “Homem, não te arrisques a tanto. Há muito tempo que ela se encomendou a Nós. Como poderia um ladrão ter a audácia de levar seu chador? Não te arrisques a tanto. Se um amigo adormece, outro Amigo está desperto e vigia.”

*******

Um dia, Rabia foi às montanhas. Rapidamente foi rodeada por uma manada de cervos, cabras, pássaros e asnos selvagens que a contemplavam. De repente, chegou Hasan de Basra, que, ao ver Rabia, dirigiu-se a ela. Assim que avistaram Hasan de Basra, os animais saíram correndo, deixando Rabia a sós. Isso entristeceu Hasan.

“Por que fogem de mim e se aproximam de ti com tanta docilidade?”, perguntou Hasan.

“O que comeste hoje?”, devolveu Rabia.

“Um pouco de cebola”.

“Comes a riqueza deles”, assinalou Rabia. “Como então não fugiriam de ti?”

*******

Numa primavera, Rabia entrou em seu quarto e colocou a cabeça para fora da janela. Sua serva então lhe disse: “Senhora, vem para fora para ver as belezas feitas pelo Criador”.

“Melhor seria que tu entrasses”, respondeu Rabia, “e viesses ver o Criador. A contemplação do Criador é o que me ocupa, de modo que não me interessa olhar o que Ele fez”.

*******

Um erudito de Basra visitou Rabia quando esta se encontrava doente. Sentado junto a seu leito, o homem se dedicou a falar mal do mundo.

“Amas demais o mundo”, comentou Rabia. “Se não o amasses tanto, não farias tanta menção a ele. É sempre o comprador quem critica a mercadoria. Se tivesses terminado com o mundo, não o mencionarias nem para bem nem para o mal. Não deixas de nomeá-lo porque, como diz o provérbio, quem ama algo o menciona com freqüência”.

*******

Quando chegou a hora de Rabia morrer, os que estavam em seu quarto saíram e fecharam a porta. Então, ouviram uma voz que dizia: “Oh, alma em paz, volta a teu Senhor, afortunada!” Passou um instante. Nem um som se escutou vindo da habitação. Abriram a porta e encontraram Rabia morta.

Depois de sua morte, foi vista em um sonho. Perguntaram-lhe: “Como foi teu encontro com Munkir e Nakir[5]?”. Ela respondeu: “Esses jovens se aproximaram de mim e me questionaram: 'Quem é teu Senhor?' Eu respondi: 'Ide e dizei a Deus: Com tantas milhares e milhares de criaturas, Tu não esqueceste a uma velha e frágil mulher. Como eu, então, que só a Ti tenho em todo o mundo, poderia ter-Te esquecido, para que me mandasses alguém para me perguntar ‘Quem é teu Senhor’?”

Orações de Rabia al-Adawiya

Oh, Deus, concede tudo aquilo que me deste de coisas mundanas aos Teus inimigos. E tudo aquilo que me concedeste no outro mundo, dá-o aos Teus amigos, pois estar Contigo me é suficiente.

Oh, Deus, se Te venero por medo do inferno, queima-me nele; e se te venero esperando o Paraíso, exclui-me dele. Mas se Te venero por Ti mesmo, não me negues Tua eterna beleza.

Oh, Deus, todo meu propósito e meu desejo neste mundo, acima de tudo, é lembrar de Ti. Assim como, no outro mundo, entre todas as coisas que virão, é encontrar a Ti. Isso é o que vem de minha parte. Faze o que seja da Tua vontade.

Leituras recomendadas

Memorial dos Santos – Melhor obra (hagiografia) existente sobre santos muçulmanos –ou ‘amigos de Deus’, como são chamados no Islã. Foi escrita pelo mestre sufi, poeta e também santo Fariddudine Attar (autor de um dos principais livros do esoterismo islâmico, “A Conferência dos Pássaros”, editora Cultrix).

“Memorial dos Santos” biografa 72 santos islâmicos, dentre os quais Rabia al-Adawiya, de onde foram extraídas as passagens mencionadas no Liberdade de Expressão e Cultura. Título da obra em espanhol: “72 Santos Sufis”, de Farid ud din Attar, editorial Hastinapura, impresso na Argentina.

Poemas de Rabia (em inglês).

Sufismo (resumo, em espanhol)

Dicionário breve de termos citados

[1] Sufis – Termo originário do árabe ‘suf’, ou lã, em português. Há várias versões sobre a origem dos sufis, mas há consenso entre as 'turuq' (plural de 'tariqa' ou 'irmandades', no islamismo esotérico) que o sufismo começa com o próprio profeta Muhammad (Maomé), que teria iniciado dois de seus companheiros no caminho do ‘coração’, Abu Bakr e Ali. A palavra sufi remeteria também a um grupo de pessoas piedosas e pobres, que, vestidas de lã, acompanhariam o profeta.

Entre os sinais que caracterizam os sufis estão: a dedicação e o amor a Deus, a obediência ao Alcorão, à shariah (Lei islâmica) e a permanente lembrança de Deus, que é expressa publicamente através do ritual místico conhecido como Zikr (recordação). Outros sinais são o desapego às coisas e riquezas do mundo material; e o amor e a caridade ao próximo. Em árabe, os sufis também são chamados de faquir (pobre), cujo plural é ‘fuqara’. Em persa, são conhecidos como dervixes (derwishs), palavra que também significa pobre.

Há várias fraternidades sufis. Dentre as mais conhecidas na atualidade estão: Naqshbandi, Qadiri, Iachulutia, Allawiya e Halveti-Jerrahi.

[2] Amigo de Deus – Eulialá (amigo de Allah). É como, no Islã, são chamadas as pessoas que vivem exclusivamente para (fazer a vontade de) Deus. A frase é oriunda do patriarca das três grandes religiões monoteístas, Abraão, que era conhecido como “amigo de Deus”.

[3] Dinar – Moeda persa.

[4] Trecho de um poema de Santa Tereza D’Ávila:

-Alma, o que queres de Mim?
-Deus meu, nada, além de ver-Te.
-E o que mais temes em ti?
-O que mais temo é perder-Te.

[5] Munkir e Nakir - Segunda a tradição islâmica, são os anjos que, após a morte, aproximam-se da alma da pessoa falecida e lhe perguntam: "Quem foi teu Senhor?". Se a pessoa responde que seu Senhor foi Deus e menciona o nome do profeta e religião que seguiu, será conduzida para um bom lugar, à espera do Dia do Juízo Final. Se foi uma pessoa que viveu sem Deus, de forma licenciosa e apenas para as coisas do mundo, será conduzida ao Inferno.

44 comentários:

Anônimo disse...

Jakob,

já não é nenhuma surpresa vir aqui e encontrar posts excelentes. Mas cada um deles sempre traz algo novo e mais, valiosíssimo. Este, é claro, não ficou para trás. Muito pelo contrário.

Não conhecia a santa sufi, mas sua história, pelo pouco que li, é linda.

Muito se fala sobre guerra, terrorismo. E pouco sobre coisas que também merecem destaque. E seu blog está entre essa minoria. Este post, especialmente.

Louvável sua iniciativa de falar sobre grandes seres humanos. É um alento em meio a tanta barbaridade vir aqui e ler um post desses, conhecer uma história tão bonita. Só podemos tomá-la como exemplo.

Acho que todos os grandes seres humanos que serão citados por você têm algo em comum, que os tornam especiais: Deus. Acertei? Acredito que sim. Bom, eu espero para saber a resposta...

Parabéns pelo post, Jakob.

Bjs.

Anônimo disse...

correção: algo que os torna especiais.

Anônimo disse...

Querida Dunia,

boa noite.

Grato pelas palavras. A proposta do blog, desde o começo, é criar um ambiente de diálogo e reflexão sobre nossas vidas e o mundo que nos cerca.

Esta seção tem uma pequena história 'interna'. Ela surge quando um dia, numa livraria, vi um livro cujo título era "A História do Mal". Tratava-se de uma obra que mostrava o que o ser humano havia feito de pior a seus semelhantes, seus crimes e atrocidades. Então, brotou em mim algo simples: Por que não o que o ser humano fez e faz de melhor? Hitler será referência para alguma coisa? E Tamerlão? E Nero e Calígula? O que estas pessoas inspiram, senão medo, horror e mesmo o desejo de não ser humano?

No nosso caso, não se trata de uma tentativa de escrever uma "história do bem". Mas de mostrar o exemplo de pessoas que buscaram, em tudo o que fizeram, a harmonia, o amor, a profundidade, a solidariedade, a felicidade que pode habitar a alma, independente das condições do mundo que nos cerca. Ou seja: pessoas que merecem e sempre merecerão o nome de seres humanos.

Não falaremos apenas de santos ou de pessoas religiosas. Mas de gente como Marie Curie, Einstein, Florence Nightingale, Alex Carrell, Ashoka, Dr. Edward Bach. Pessoas que comprovam que o ser humano, quando se entrega ao que há de melhor em si mesmo, é de fato a mais bela das criações que existe neste mundo.

Abraço fraterno

Unknown disse...

Jakob

Muito bacana essa história, não conhecia esta santa, neste mundo temos muita gente boa, não santas, pois essas devem ser raros, como devem ser raros as muito más, mas a grande maioria são pessoas comuns, que apesar de seus defeitos e egoísmos, no fundo sentem pelo sofrimento alheio.

Como podemos ainda, apesar disso, ter um mundo tão desigual?

Talvez o sistema, que possibilita aos duros de coração comandar, os mais espertos e egoístas. Uma pessoa que tem, além dos princípios, um coração mais mole, não possui talento para o poder no sistema vigente.

Esse é um dos maiores entraves para o estabelecimento de governos e parlamentos verdadeiramente repúblicanos, e humanistas, a ausência de pessoas verdadeiramente sinceras.

Claro que encontramos aqueles que ajem de maneira positiva, mas muito disso é ação política de fachada, e não autêntica.

Percebo por comentários em blogs que os conservadores possuem seus argumentos lógicos para justificar sua posição, alegam que temos que ser duros para vencer, cortar qualquer subsídio social pois senão sucumbiremos frente à competição que se acirra, é verdade, estão certos. Porém, apesar de não serem pessoas negativas, não percebem que concorrem para piorar a selvageria ao enserirem-se em um sistema, para vencer nele, e não para combatê-lo, ou pelo menos questioná-lo, a fim de melhorá-lo.

Não percebem que estão nivelando a humanidade por baixo.

Gostei muito do tema, é importante que saibamos que há muito mais pessoas verdadeiramente humanas, para podermos ainda acreditar na humanidade.

Abração

Anônimo disse...

Realmente, uma história bela e comovente de um ser humano extraordinário!
Agradeço a vc, Jakob, por mais este excelente post, que nos faz pensar nas coisas que são importantes de verdade na nossa minguada vida.

Abraços do amigo!

Anônimo disse...

Rogério,

por trás do discurso em defesa da competitividade só existe uma coisa: medo. Um medo compulsivo, que se traveste de arrogância, valentia e agressividade. Mas é apenas medo.

Quem não teme a vida é solidário e não precisa ser corrupto ou mentiroso. Dizem os sábios que o oposto do amor (que é representado também pelo movimento contínuo do universo) é o medo, que é paralisia.

Aproveito para acrescentar, Rogério, que, embora a maior parte da humanidade não seja e nunca vá ser constituída por pessoas como Rabiá al-Adawiya, podemos sempre melhorar em alguma coisa, dia a dia. E, na minha opinião, é para isso que estamos neste mundo: para aprendermos uns com os outros e para sairmos daqui melhor do que entramos.

Walid,

grato pelas palavras. A proposta do espaço é estimular a reflexão sobre a vida e, na medida do possível, estimular a sensibilidade dos participantes no sentido da elevação moral, humana, psíquica e espiritual. Daí trazermos estes assuntos ao nosso espaço.

O próximo 'Grande Ser Humano' também os surpreenderá, pela capacidade de doar-se que esta pessoa demonstrou em sua vida.

Abraço fraterno e bom domingo a todos e todas

Anônimo disse...

Jakob,..

Muito bom este post, e sua iniciativa de louvar o lado bonito, o belo, o positivo, o enaltecedor da qualidades da alma.

Concordo 100% com Dunia, que em suas sábias palavras refletiu um ponto de vista que tanto é carente neste mundo.

Um sábio afirmou: Rastejar o homem sabe de cór. Quer dizer focar o lado negativo, o pessimismo,etc, é muiot mais fácil do que enaltecer a beleza, o otimismo, o bem.

Acredito mesmo que estes temas são de muito maior importancia, e mais educativos que ficar focando o desastre e tentando justificar oe erros de alguns para fortalecer os nossos posicionamentos sociais e politicos.


Muito legal a vida desta Santa, uma Bakthi yogue (devocional), como se chama na India.

A vida de Tereza Dávila, tambem é impressionante.

Um abraço a todos

Anônimo disse...

Olá, Petrus

é fato tudo o que você diz. O mal e os problemas são passageiros -ou pelo menos é assim que gostamos de encará-los: como coisas efêmeras. Já o bem é uma planta que deve ser cultivada diariamente, para enraizar-se dentro de nós e dar flores e frutos. E, mesmo quando estes são amargos, curiosamente, tornam-se doces. Pois não há nada mais saboroso do que o conhecimento.

Abraço fraterno

P.S. - Peço a todos os amigos que sugiram personagens para serem biografadas e comentadas em nosso blog.

Já temos alguns nomes em caixa, mas a contribuição de todos é fundamental.

Anônimo disse...

Apenas para não esquecer: há muitos relatos sobre milagres operados por Rabia al-Adawiya, mas os omiti deliberadamente, para que a santidade dela não fosse associada à realização de eventuais fenômenos.

Aliás, ao contrário de algumas religiões, no Islã se desestimula que se louvem milagres ou que a santidade de uma pessoa seja reconhecida em função de fenômenos que ocorrem à sua volta. O próprio profeta Muhammad (Maomé) realizou milagres semelhantes, por exemplo, à multiplicação dos pães de Jesus. Mas ele mesmo dizia que o único verdadeiro milagre em sua vida era ter recebido o Sagrado Alcorão, a Palavra de Deus.

Há uma coisa muito interessante com relação aos santos: um santo jamais sabe que é santo; e nunca se reconhece como tal. Ao contrário, ele sempre se vê como pecador, como alguém falho, que depende inteiramente da misericórdia de Deus. Só quem pode reconhecer a santidade de um ser humano é Deus, e mais ninguém. Aquele que se acha 'santo', na verdade, está submerso num dos maiores inimigos do ser humano: o orgulho.

Abraço fraterno



Todos conhecem aquela

regina disse...

Jakob e amigos,
Eu não saberia definir com exatidão o que é ser santo mas,para mim,é aquele alguem que serve de inspiração e consolo e que nunca pretendeu levar esse título de santo.
Quero falar dos santos anônimos,dos santos do cotidiano.
Seu nome era José,não o padrasto de Jesus, um José qualquer.
Ele veio de longe,de outro continente com sua mãe, seu pai e seus oito irmãos.
Ele era o mais velho. Seu pai morreu logo após a chegada a terra do futuro.
Começou assim seu caminho à santidade.
Sem parentes,sem dinheiro e responsável por todos.
Seus estudos não se realizaram, pois a sobrevivência era mais importante, a dele e da familia.
Começou a trabalhar como entregador de farmacia aos 9 anos, nas horas vagas além de ajudar nos serviços da casa, a qual sua mãe havia transformado em pensão,para prover o sustento de tantas crianças, ele ainda tentava estudar, e conseguiu.
Completou o curso primário e foi trabalhar como contínuo num escritório.
Autodidata,adorava ler e informar-se.
Religioso,como sua familia ia a missa aos domingos e sempre teve Deus como pai.
Progrediu, às custas de muito sacrificio e chegou a diretor de uma grande companhia de exportação .
Durante todo esse percurso, nunca abriu mão de seus princípios, religião e sobretudo honestidade.
Não havia ninguem que ele não ajudasse. Casou, nasceram seus dois filhos, aos quais ofereceu o melhor em educação e moral.
Era o retrato do bom humor e da lealdade.
Não havia nada que o abatesse.
Tempos ruins vieram,recomeçou tudo do zero . Nem uma queixa, sempre um sorriso uma palavra de ânimo, sempre de bem com Deus e com si próprio.
Revolta nunca foi uma atitude sua,
nem desespêro ou desesperança.
Teve problemas com os filhos, um alcoolatra, pelo qual lutou com todas as armas e chegou a dedicar-se até o ´´ultimo dia de sua vida a amparar familias de outros doentes.
Escrevia para jornais, sem nunca ter tido um diploma, seus conhecimentos abrangiam absolutamente tudo.
Gostava de aprender de ensinar, de doar-se,de rir,conversar e nunca soube o que era a palavra mentira ou desonestidade.
Seu filho não bebe há 30 anos,sua amada esposa faleceu depois de uma cegueira de 5 anos, durante a qual ele foi braços ,pernas´,olhos e principalmente muito amor.
Adorava andar de onibus , ir ao posto de saude, ir ao banco. Como dizia ele, eu converso com todos e sei como está vivendo o povo.
O que nunca deixou de ser.
Nunca teve uma atitude de desprezo por quem quer que fosse.
Nunca intrometeu-se nas decisões alheias, dava seus sábios conselhos e somente pedia que se pensasse melhor.
Morreu sem atrapalhar ninguemSua radiografia do pulmão ,tirada no posto de saude pública ,nem dele era, haviam trocado, morreu de enfarte sem saber que sofria do coração.
Esse é o santo dos nossos dias, pagava seus impostos, nunca teve dividas, ajudava a quem podia, inveja não conheceu e herança não deixou.
Todos os dias lia os jornais e depois seus livros santos.
Não deixou problemas só soluções.
Um imenso vazio, que hoje é mais nítido,pela ausência de pessoas desse tipo, que deveriam ser considerados nada mais do que bons cidadãos ,mas hoje são santos perto da moral amoral que domina o país e o mundo.
Ètica não é sinônimo de santidade, mas para nossos dias já estaria muito bom.
Vocês devem ter desconfiado que falava de meu pai.
Nem podem imaginar como escrever isto comoveu-me.
Jakob e amigos, fugi um pouco do post, mas ao mesmo tempo falei de santos.
Procuro seguir seus ensinamentos e aceitar toda mensagem que possa contribuir para melhorar meu espírito, como as que venho lendo neste blog,eu procuro aproveitar e aplicar.
Detalhe para a Tereza ,que anda ausente, papai era Santista de clube e de cidade.Gente boa.
Desculpem-me a pieguice, mas´o sentimento não só falou mais alto, como gritou.
Hoje quem cumpre com suas obrigações e procura ter ética é santo.
Tempos difíceis.

Anônimo disse...

Regina,

belíssimo depoimento o seu. Que Deus abençoe o espírito de seu pai e que o cumule de graças na verdadeira e definitiva vida, que agora ele vive.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Bom dia a todos,

Regina,

Seu relato me emocionou muito. A grande herança que seu pai deixou foi uma filha como você, que se lembra sempre de sua bondade e retidão, passando para as pessoas seu exemplo de grande ser humano, todo o bem e paz que ele irradiou à sua volta, sempre paciente, generoso, honesto, correto, nunca deixando de seguir seus princípios, nos altos e baixos da vida....parabéns, pelo pai que você teve, pelo que escreveu sobre ele e pelo ser humano que você é. Acho que não fujo do tema do post se citar que no Islã há 3 coisas importantes que o ser humano pode deixar nesse mundo, e a primeira delas se refere aos filhos. Filhos bons, corretos, religiosos, que sigam o exemplo dos bons pais, e que rezem sempre pedindo a Deus pela alma de ambos.

Jakob,

A história de Rabia Al-Adawiya é muito linda, transmitiu-me uma paz indescritível, começo o meu dia ainda melhor que o habitual.
Junto-me ao Walid agradecendo-lhe pela iniciativa do tema e por tão belo post.
Você está conseguindo fazer esse espaço ficar cada vez melhor, o que pareceria uma tarefa difícil para muitos outros, parabéns.

Anônimo disse...

Nina,

faço minhas suas palavras dirigidas à Regina. Também creio nisso piamente: que nossas ações contam para nossos pais no Outro Mundo.

Agradeço suas palavras sobre o espírito do blog. É este mesmo. Semear o bem, a reflexão, a compreensão, a tolerância, a paz.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Bom dia a todos...a Regina colocou algo que me levou a seguinte reflexão, o quanto é importante tentar viver a verdade na qual se acredita, o tempo todo. Não importa se vez ou outra a gente derrapa, não são as derrapadas que contam, e sim o esforço que vc faz para se manter, ou voltar atrás e reconsiderar se está sendo coerente ou não.Aí está o aprendizado.

Não devemos nos concentrar nos defeitos nossos ou de outros e sim nos objetivos que pretendemos alcançar, e no melhor que focamos nas pessoas, isto ajuda-nos a perceber o bom, o belo e o verdadeiro, oculto por detrás de toda irrealidade temporaria.

No caso dos filhos, devemos realmente ser um exemplo daquilo que pregamos, no caso dos pais, avós, devemos no máximo tentar compreende-los e perdoar primeiro a śi, e depois a eles por quaisquer provaveis mal entendidos e desarmonias, pois fazem parte de uma outra geração, e muitas vezes não temos a suficiente paciencia e compreensão com eles.

No Japãp, China, Om, Oriente, eles teem uma preocupação mairo com os mais velhos, pois representam a sabedoria milenar dos antepassados.

Uma cultura que não respeite as crianças, não tem futuro, e que não respeita os antepassados, não tem passado.

Portanto é muito importante esta questão de procurar sempre manter um bom relacionamento com os pais, avós, e antepassados, pois se fomos colocados em uma familia,é por que o nosso aprendizado é alí mesmo.

Qando jovens, pensamos que tudo sabemos, que os outros estão ultrapassados, etc.depois com o avança do tempo, vamos amadurcendo e compreendendo esta siginificativa lição que a vida nos oferece, somos como páginas de um livro, cada uma delas é importantíssima para o desenrolar do drama divino que se desenvolve mo espetáculo da vida.

Portanto enquanto é tempo, enquanto ainda estão entre nós, procuremos desfazer todo e qualquer mal entendido com relaçaõ as pessoas mais velhas de nossaass familias, pois depois que partirem não dará mais para voltar atrás.

Então poderemos ter em mente belas lembranças destas pessoas e as ajudaremnos depois que partirem, enviando pensamentos de gratidão, de alegria e agradecimento.

Como diz a letra: A lição sabemos de cór , só nos resta aprender.

Anônimo disse...

Petrus,

que maravilhosas reflexões você nos traz!

Grato e parabéns!

Há alguns anos, pude perceber que Deus e a vida nos premiam por nossos esforços. O mais importante não é "chegar lá", mas o empenho em chegar lá. "Chegar lá" e atingir a meta não está nas nossas mãos. O que está em nossas mãos é esforçar-nos para isso. A meta não é a meta; a meta é o próprio caminho; é trilhá-lho sempre e procurar sempre dar o melhor de nós durante a jornada.

Petrus, destaco de seus comentários as seguintes passagens, que servem para nos lembrar de muitas coisas em nossa jornada neste mundo:

"(...)Uma cultura que não respeite as crianças, não tem futuro, e que não respeita os antepassados, não tem passado.

Portanto é muito importante esta questão de procurar sempre manter um bom relacionamento com os pais, avós, e antepassados, pois se fomos colocados em uma familia,é por que o nosso aprendizado é alí mesmo.(...)"

"(...)Portanto enquanto é tempo, enquanto ainda estão entre nós, procuremos desfazer todo e qualquer mal entendido com relaçaõ as pessoas mais velhas de nossaass familias, pois depois que partirem não dará mais para voltar atrás.

Então poderemos ter em mente belas lembranças destas pessoas e as ajudaremnos depois que partirem, enviando pensamentos de gratidão, de alegria e agradecimento.(...)"

Abraço fraterno

Anônimo disse...

“Amas demais o mundo”, comentou Rabia. “Se não o amasses tanto, não farias tanta menção a ele. É sempre o comprador quem critica a mercadoria. Se tivesses terminado com o mundo, não o mencionarias nem para bem nem para o mal. Não deixas de nomeá-lo porque, como diz o provérbio, quem ama algo o menciona com freqüência”.

Jakob e demais amigos...

Gostei muito desta colocação da Santa...que sabedoria divina. quanto mais criticamos algo, é sinal de que estamos profundamente apegados ao fato.

"Por isto quando um lider religioso afirmou que a mulher, era o motivo da perda do homem, o sábio mestre respondeu; Ele deve ter tido alguma decepção afetiva quando jovem, e marcou-o a ponto de ainda não ter conseguido superar de verdade o fato"

Um abraço....

Anônimo disse...

Sim, Petrus

Por isso que, muitas vezes, discursos 'anti-isso' e 'anti-aquilo' mostram ser exatamente iguais àquilo que combatem.

Quem não quer as coisas do mundo, simplesmente se afasta dele, sem gritar ou semear o ódio. Apenas segue seu caminho em paz.

Diz-se que o profeta e seus companheiros, quando combatiam os coraixitas, jamais lutavam com ódio ou raiva de seus oponentes. Há uma historinha neste sentido bem interessante:

Um companheiro do profeta lutava contra um coraixita quando, de súbito, o derrubou. Levantou a espada e ia cortar-lhe a cabeça, quando, de repente, o inimigo cuspiu em seu rosto.

Na mesma hora, o companheiro do profeta sentiu o sangue subir-lhe à testa e encheu-se de ódio. Mas, antes que ele desferisse o golpe fatal, soltou a espada e virou as costas, para ir embora.

Perplexo, o homem que iria ser decapitado perguntou:

-Por que você se deteve quando estava com minha vida em suas mãos?

O muçulmano, então, respondeu:

-Por que naquele momento eu estava cheio de ódio e nenhuma vitória pode ser justa quando vem através do ódio.

Comovido com a elevada conduta de seu inimigo, o coraixita pediu a conversão ao Islã.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Jakob,

Parabéns pela belíssima história de vida postada.

Quanto a sugestões para outros futuros biografados:
- Linus Pauling.
- Pablo Neruda.
- Malba Tahan.


Uma boa noite a todos!

Anônimo disse...

Sugiro uma repotagem completa da vida de Paulo Maluf, obrigado.

Avisem o Petrus que é só uma sugestão e que ele não precisa se revoltar contra mim desta vez.

estejam bem, votem 11.

Anônimo disse...

Renato e Malufista Indignado

muito grato pelas palavras e sugestões, que já estão anotadas.

Abraço fraterno

Unknown disse...

Pobre Maluf
Esteve quase por ser presidente do Brasil, quando seus "amigos" da arena viraram casaca e se bandearam para o lado do mdb.
Caro malufista, se for para dar um nome de um brasileiro, sugeriria a de Chico Xavier, que se tivesse ganhado direitos autorais por seus livros, seria rico, mas ao contrário de maluf, preferiu servir aos outros e não servir-se deles.

Abraço

Anônimo disse...

Olá Malufista...

Não vou me indignar mais não, já passou o susto !

A revolta não foi contra vc, especificamente mas contra o que defende...nada pessoal.

Fique em paz..

Um abraço

Anônimo disse...

Rogério,

fantástica lembrança! Será um dos próximos. Um dos maiores seres humanos que já houve neste país.

Antes que me esqueça: tem uma enquete "roqueira" na Comunidade. Aguardo seu voto, amigo!

E dos amigos e amigas de nosso blog.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

O fundador da seita dos Sikhs era o Guru Nanak, ele recebia discípulos de todos os credos, e conviviam pacifica e harmoniosamente .

No dia em que Nanak abandonou definitivamente a forma física, inciou-se um discussão ao lado do corpo daquela grande manifestação de Deus, neste mundo.

Os hindus queria enterrar seu corpo segundo os ritos tradiconais e crema-lo, e os muçulmanos o queria o mesmo, mas enterra-lo.

Os animos começaram a se exaltar, então de repente para espanto geral, eis que o corpo de Nanak, se coloca no poisção de sentado no leito da morte e diz:

"Por que discutem por motivo tão tolo?"

"Pequem meu corpo e cortem ao meio, metade vcs enterram segundo o rito muçulmano, e aoutra metade o cremam, segundo os ritos hindús"

Depois disto o grande Guru, voltou a deitar-se e saiu do corpo novamente.O mesmo foi coberto, e como tinha sido a sugestão do mestre, ficaram pensando em como seguir as instruções. Quando levantaram novamente o manto que cobria o corpo, havia uma guirlanda de flôres no local, a metade foi cremada, e a outra metade foi enterrada.

Algumas manifestações de deus nesnte mundo, fazem milagres, mas não o fazem em benficio do égo, o fazem apenas seguindo a orientação interna de Deus.

Jesus, sempre afirmava que não realizava milagres para demonstrar poder, e sim para se fazer a vontade do Pai.

Os Santos vivem tão só e unicamente para satisfazer a vontade do Pai, seja através de serviço a humanidade, seja através da renuncia ao mundo da matéria.

Jesus Cristo não era apenas um santo,era uma encarnação divina que foi enviada ao mundo com um missão específica para toda a humanidade.

Anônimo disse...

Jakob..

Madre Treza de Calcutá, Rumi, Vivekananda, Sri Ramana Maharshi,
Abu Hamil al-Ghazali(Algazel,Al Hallaj,Aurobindo,Babaji, Yogananda,Lahiri Mahashaya,Budha,Echart, São Francisco,Inacio de Loiola, Lutero,Kabir,Milarepa,Nanak,Ramakrishna,Sarada Devi,Sivananda, Paulo dce Tarso, Lutero Burbank,e outros mais.

Anônimo disse...

Petrus,

bom dia.

Anotei todos os nomes sugeridos por você e por nossos outros amigos. Alguns já estavam listados, como Yogananda, Ramana Maharishi, São Francisco de Assis. Grande lembrança de personalidades como Milarepa (e seu mestre Marpa!)...

Mas pretendemos mostrar que, mesmo sem se dedicarem diretamente à via espiritual, muitos seres humanos contribuíram para o crescimento da humanidade e são exemplos a serem -no mínimo- observados. Como os grandes cientistas Nikolai Tesla e Marie Curie.

Abraço fraterno

Unknown disse...

Petrus

É isso aí, façamos como os índios que veneram seus anciãos, não só pelo aspecto prático, da sabedoria que estes podem ter pela experiência, como pela gratidão por tudo que fizeram por nós.

E para os filhos, fica aquela frase do Gil.

" Só quem não amou os filhos irá querer dinamitar os trilhos da estrada "

Abração

Unknown disse...

Jakob

Votei lá na enquete, parece que penso como a maioria.

Abração

Anônimo disse...

Regina,

obrigado, muito obrigado pelo maravilhoso texto sobre o seu pai. Estou emocionadíssimo, lembrando-me dos meus.

Anônimo disse...

G. Vidal...

Beleza de sentimento...

Quando somos jovens, e temos os pais conocsco, não damos o verdadeiro valor a eles.Mas depois que nos tornamos mais maduros, percebemos o quantom eles nos deram,o quanto lutaram, mesmo com todas as suas limitações, para que fossemos melhores, que vencessemos.

Chegamos até a compreender seus desejos de que vivêssemos as suas vidas, realizassemos os seus sonhos, como que se quisessem mostrar a nós a sua maneira de amar. Mesmo que de forma um pouco egoista, mas tudo isso é deixado de lado, quando percebemos o real sentimento por detrás de seu comportamento para conosco.

Desde que comecei a perceber isso, comecei a ama-los, e admira-los coisa que para mim não foi tão fácil. Tive que me livrar de meus próprios preconceitos, de minhas limitações, e me colocar no lugar deles. Quando temos filhos, aí então começamos a perceber o quanto é valioso o amor dos ancestrais.

O amor familiar é uma forma de manifestação do Amor Supremo Divino, que através de nossos familiares próximos zela por nós desde o nascimento.Depois vem a nossa vez de devolver este ato através dos filhos.

Não compreendo como algum pode tratar mal seus pais, não tem respeito pelo seu próprio passado.

Um abraço..grato pela inspiração...

Anônimo disse...

Regina
ando sumida geral, sorry.
bonito depoimento sobre seu pai, perdi o meu aos 18 (mas ele era corintiano, ninguém é perfeito mesmo kkk).

Petrus: respondi seus 2 e-mails, não voltaram, não sei o que acontece...

Jakob
Concordo com Petrus: Santa Teresa D'Ávila é dos nomes mais impressionantes do misticismo cristão, como São João da Cruz. Tenho as obras completas dela, podes quando quiser escrever pegar...

Bjs a todos

Anônimo disse...

Tereza Rogério e amigos...


Tereza...tente reenviar para pedrovnova@hotmail.com , vou aguardar.

Não recebí nada.

Valeu para Tereza Dávila.....


Rogério...

Boas essa dos trilhos, se a humanidade refletisse apenas um pouco a respeito desta frase, não estaria destruindo os trilhos da vida neste planeta, sabendo que seus descendentes é que irão passar por ali.

Renunciariam ao uso das armas como solução de seus problemas, sentaria todos para debater a respeito de uma saída,assim como fizeram os irlandeses depois de anos e anos de violencia, terrorismo, mortes de inocentes, chegaram a conclusão que isto só leva am mais mortes e destruição.

Recentemente um lider da Jihad islamica tambem chegou a conclusão de que este caminho não levará a nada, que existem formas menos drpasticas de encontrar o caminho para a liberdade. Seus correligionarios já estão achando que o cara está pirado..virou pacifista.

Valeu mesmo.

Abraços a todos

Unknown disse...

Petrus

Esse líder da jihad só pode estar louco mesmo. Em terra de cegos quem tem um olho, não é rei, é louco e perigoso, como era Jesus Cristo, Sócrates, Ghandi e outros loucos.

Abração

Anônimo disse...

Rogério



Só que este é louco dos nossos...

Abraço

Anônimo disse...

Textos muito bonitos e emotivos.

Anônimo disse...

Amigas e amigos,

grato e parabéns a todos pela magnífica participação e comentários.

Tereza,

grato pelo oferecimento sobre as obras de Santa Tereza D'Ávila. Ela será uma das biografadas em Grandes Seres Humanos. O próximo será um (grande) homem.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

A liguagem única dos santos.


AL-HALLAJ

Santo muçulmano

"O Espírito está mesclado em meu espirito como o vinho ha agua pura"

"Quando algo te toca, toca a mim...Eis que sempre tù é eu"

" Oh guia dos extasiados, sei que estás...por cima de todos os conceitos dos que te conceberam".

"Oh, meu Deus, sabes que não posso te oferecer a ação de graças que mereces. Vem, pois, a mim, para agradecer-te a tí mesmo. esta é averdadeira ação e graças, não há outra. Converti-me no que amo e o que amo se converteu em mim: somos dois espiritos fundidos no mesmo corpo".


TOMÁS DE AQUINO

Santo cristão

" Nós não estamos econdidos de Deus,nem alcança-lo é questão de distancia.

ão está longe de nenhum de nós; melhor íríamos que Ele está em nós como está em toda coisa criada. Nós lhe pertencemos mais do que anós mesmos. Seria melhor dizer Deus nos contém do que dizer que temos Deus dentro de nós. Estamos realmente como que embuçados em Deus, penetrados pela divindade, sustidos em todo instante pelo poder divino que satura a realidade, excedendo-a.

Deus enche o mundo como o sól de verão inunda um aposento. Ele está onde quer que seja no mundo, assim como a alma está onde quer que seja no corpo; e onde ele não está, nada está.

SRI RAMAKRISHNA

Santo hindú


"O ouro está escondido dentro.

Deus reside em nosso interior. se enfim alguém o sabe, deve sentir o anseio de abandonar toda a atividade e orar a Deus com toda a
sua alma"

"Devemos recordar que o coração do devoto é o tabernáculo de Deus. Ele reside em todos os seres, é certo, porém está especialmente manifesto no coração do devoto.

O proprietario pode visitar de vez em quando uma ou outra parte de suas propriedades, porém diz-se que geralmente é encontrado em seu escritório particular. O coração do devoto é esse recinto particular em que se costuma encontrar sempre o amo".

A linguagem dos santos é uma só, de amor, de doçura, de conhecimento daquele que ama.

Anônimo disse...

Para Petrus, com carinho:



150 Creches
400 Laboratórios de Informática em Escolas Municipais;
998 Escolas Públicas (57.900 novas vagas escolares);
250.000 Casas Populares;
Aeroporto Internacional de Guarulhos;
Avenida Águas Espraiadas;
Avenida Nova Faria Lima;
Avenida Jacu-Pêssego (Nova Trabalhadores);
Canalização de 26 córregos da periferia;
Complexo Viário Ayrton Senna;
Complexo Viário Maria Maluf;
Complexo Viário Sacomã (acesso à Anchieta e Imigrantes);
Elevado Presidente Arthur da Costa e Silva ("Minhocão");
Estação Rodoviária do Tietê;
INCOR - Instituto do Coração;
Lei Anti-Fumo (Estabelecimentos exclusivos para fumantes);
Lei do Cinto de Segurança;
Linha Verde do Metrô;
Marginal Pinheiros;
PAS;
Passagem Subterrânea Tom Jobim;
Piscinões;
Projeto Cingapura;
Projeto Leve-Leite;
Programa Bairro a Bairro;
Programa Guarapiranga;
Rodovia dos Imigrantes;
Rodovia dos Trabalhadores;
Túnel Ayrton Senna;
Túnel Jânio Quadros;
Túnel Sebastião Camargo;
Túnel Tribunal de Justiça de São Paulo.

Anônimo disse...

Malufista, fica prá vc esta relação...

Dispenso sua propaganda politica, que tal vc se ater ao tema do blog, em respeito aos demais participantes?

Ou será que este blog vai se tornar centro de propaganda politica?

Se for por favor me avisem,...

Tolerancia tem limites....


Um abraço...

Anônimo disse...

Amigas e amigos,

bom dia.

Gostaria de lembrar que o objetivo deste blog NÃO É a discussão ou o debate estéril, mas a reflexão e o diálogo. Nossa proposta é a interação. Esta é e continuará a ser a tônica deste espaço. Por isso, aqui não são postados temas ou assuntos descartáveis, que sirvam apenas para inflamar os ânimos ou criar cizânia entre os participantes.

Nas regras do blog, pede-se sempre para se tratar do tema corrente em primeiro lugar. No entanto, o espaço é aberto, sem censura, desde que mantidos o respeito humano e a cordialidade.

Contamos com a compreensão de todos.

Abraço fraterno

P.S. - No final do dia, teremos post novo.

Anônimo disse...

Jakob,


Já que se pode usar a liberdade de expressão...vamos lá....


Na cidade onde moro aconteceram alguns fatos interessantes com relação achamada "boataria".

São boatos espalhados, onde há concentrações de pessoas, sobre aquilo que se queira disseminar com objetivo de manipular a opinião publica em favor de determinadas pessoas, ou mesmo contra.


A pessoa é contratada, são aposentados do funcionalismo público, ou aposentados em geral.

Este foi o perfil que o Jornal da tarde citou.

Eles recebem qualquer ninharia, para atuar em pontos de onibus, dentro dos mesmos, em horários de pico, em bares, e em locais onde as pessoas se reunem por alguns momentos antes de irem para casa, etc., geralmente andam em dois ou três. Este tema já foi assunto no Jornal da tarde.

Começam a falar alto sobre determinadas pessoas, geralmente candidatos a cargo publicos, próximo a eleições, falam alto e citam fatos inventados sobre as pessoas as quais se referem.Que a esposa trabalha de doméstica de tal familia, que tem um primo que já trabalhou e que foi dispensado porque era negro, coisas baixíssimas.

Aqui havia um candidato que estava liderando as pesquisas folgadamente, como o segundo não conseguia subir, então começaram a aplicar esta técnica usada pelos nazistas, de repetirem tanto uma mentira que as pessoas começam a acreditar.

Este candidato era um apessoas honesta de boa indole e de familia tradicional, super conhecida daqui, o rapaz era promotor, e havia sido convidado a participar em muitas CPIs, de roubo de carga, tráfico de drogas,de crime organizado, etc.

Bem, quando veio o segundo turno, começaram a espalhar que esta rapaz era ligado ao roubo de cargas, que batia na mulher,dito como se conhecessem a familia, etc,que om rapaz usava drogas, (que já tinham, trabalhado na casa,etc)

A boataria se espalhou e só se falava mal do candidato, onde quer que se fosse. Encontrei uma amiga, super eclarecida, que me disse que ia votar naquele candidato, mas que ouviu tantos comentarios pesados a respeito dele que já não ia votar mais. Resultado o candidato perdeu a eleição.

Houveram mais casos deste tipo, já é a segunda vez que acontece isto, e as maldades são muitas, junto com mentiras elevando o outro candidato que venceu.

Em duas vezes elegeram bebados aqui para prefeito.

Hoje temos a "boataria virtual", qualquer um pode escrever o que quiser, sobre quem quiser, colocando dados que não podem ser confirmados, enfim, inventar o que quiser sobre determinados fatos ou pessoas.

Thats All...

Anônimo disse...

Petrus,

boa tarde.

Sei que situações como esta que você narrou acontecem. De minha parte, tomo a atitude mais simples: ignoro.

Agora, se houver provocação explícita ou intenção de atacar e diminuir, aí a conduta já é outra. Como você mesmo sabe, devemos aprender a relevar, até o limite do possível.

Abraço fraterno.

Anônimo disse...

Jakob
estou com Petrus, vamos relevar, claro, mas as obras apenas e não as falcatruas????propaganda enganosa...
Abços

Anônimo disse...

Tereza...

Uma coisa é não entrar em polemica, outra coisa é ser conivente com a mentira, esta última, nem que o preço seja desconfortavel, jamais.

"A mais poderosa arma dos homens do mal, á a omissão dos homens de bem"



A histórias está cheia desses relatos.

Um abraço....