segunda-feira, 21 de maio de 2007

Guernica, os 70 anos de um experimento macabro

26 de abril de 1937. Há 70 anos, uma pequena vila no interior da Espanha era bombardeada, naquele que seria o primeiro experimento de ataque ‘cirúrgico’ de uma população: Guernica.

O pequeno povoado –cujo número total de habitantes à época, bem como de mortos, ainda hoje é controverso- foi usado pela aviação nazista, que apoiava o levante do general Francisco Franco contra a República espanhola, como balão de ensaio de sua capacidade de destruição em uma área específica e ‘controlada’. O número de mortos ao longo dos anos chegou a ser subestimado em 400 pelos fascistas-franquistas e superestimado em 15 mil pelos republicanos. Sabe-se, atualmente, que girou em torno de 2,5 mil pessoas.

Além de ser palco da primeira demonstração das forças de Hitler, Guernica foi imortalizada pelo quadro homônimo de Pablo Picasso. Passados 70 anos, contudo, a “lição” do bombardeio cirúrgico nazi-franquista permanece e é cada vez mais posta em prática pelas grandes potências ou nações altamente militarizadas, que afirmam que, com isso, “evitam maiores danos à população civil”. O video a seguir, batizado na Internet de ‘Guernica dos anos 2000’, com fundo musical do grupo "Cramberries", mostra claramente que não há luta ‘limpa’ quando se trata de guerra.

23 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Jakob Ibrahim!

Isto sim é um BLOG!

Vi o vídeo sobre o Iraque.

Os horrores dos quais o Ocidente, dito civilizado, têm sido capaz de cometer em nome da "democracia" não conhecem paralelo na história.

Aqui são as nações mais poderosas do mundo destruindo países do terceiro mundo com um pretexto que esconde o que verdadeiramente buscam: a ganância, a sede de petróleo.

O mundo não pode continuar calado!

Anônimo disse...

Bom dia,amigos!
Isso sim é um post complexo e amplamente debatível: nazismo,Franco,Espanha,Artes,armamentos modernos,etc,etc,etc..tudo num post só!
"Experimento Macabro",escreveu o nobre bloguista e eu o questiono: O que foi mais macabro,Guernica pelos nazistas ou Hiroshima e Nagazaki pelos heróis americanos?
Ambos foram experimentos,não?
Digo-lhes que com excessão ao holocausto(de numeros duvidosos),tudo o que os Nazistas fizeram foi "café pequeno" perto do que os EUA cometeram nos últimos 70 anos.
De qualquer forma,Guernica é mais um daqueles casos que a imprenssa não costuma "romantizar" pois não é do "time" que está ganhando.
Abraço a todos!

Anônimo disse...

Bom dia a todos!Como é que pode um ataque ser chamado de cirúrgico, um bombardeio de limitado, algumas armas de inteligentes, o tal do fogo amigo... O G.Vidal esta certo!Na verdade são nações poderosas do mundo destruindo países com "estilingues" nas mãos. E o pior é que nas suas nomenclaturas de guerra, a gente não vai ler um verbete com terrorismo estatal, ganância por petróleo, assassínios seletivos... O "experimento macabro" de genebra sofreu renovações. Hoje eles pintam o diabo em tons angelicais para matar. Lembram de quando pintaram um avião israelense com as cores do Iraque para bombardear o país das cores camufladas!

Anônimo disse...

Walid,

bom dia.

As questões que você coloca são complexas e abrangentes. Assim como Guernica foi um experimento, o bombardeio nuclear -ainda mais macabro- a Hiroshima e Nagasaki foi outro.

Só que os EUA têm uma sociedade aberta, materialmente próspera, invejada, ao contrário da ditadura franquista, por exemplo. Isso pesa muito na visão global de um povo e de uma sociedade.

Pode-se entender os EUA da seguinte forma: um povo trabalhador, que pouco vê além de si mesmo e de seus interesses; e uma elite rapinante, que não pensa duas vezes em invadir e saquear outras nações ou de estender seus tentáculos por todo o planeta, criando as chamadas áreas de interesse.

Mohamad,

Bom dia também.

Um dos próximos posts será sobre os origens do terrorismo. Vocês vão ficar surpresos. Aguardem!

Abraços!

Anônimo disse...

Caro amigo Jakob, desculpe-me pela falha, estou tentando entrar em contato com vc há dias, mas não consigo via fone, e estou sem skype em casa, me envie um email com um nũmero,os da sua empresa simplesmente não consigo.

Um abraço

Oi pessoal desculpem sair do tema, mas é importante. gratos.

Delete depois Jakob.

Anônimo disse...

É um eufemismo cínico, guerra cirurgica, porém devemos lembrar que uma cirurgia, mesmo que realizada por um exímio cirurgião, sempre sera incruenta, o sangue será derramado no campo da operação.

Os nazistas inovaram também na utilização da blitzkrieg de grande sucesso quando da invasão da Polônia no ínicio da segunda guerra, e nesta mesma guerra o uso de aviões em bombardear posições, mesmo cidades, como no caso de Londres, foi utilizado pela primeira vez em larga escala.

A técnica humana evolui em todos os campos, na guerra não poderia deixar de ser igual, chegamos à um ponto em que a tecnologia da guerra, se utilizada em uma guerra mundial, irá dizimar grande parte da humanidade, podendo mesmo exterminar a espécie humana, segundo Carl Sagan, astronomo e biólogo, já falecido, a humanidade encontra-se numa fase de adolescência tecnologica, possui a força de um adulto com a cabeça de uma criança.

Anônimo disse...

Pois é, Rogério. Enquanto for competitivo e egoísta, o ser humano nunca deixará de ser uma criança, naquilo que esta tem de pior.

E o que há de mais perigoso do que uma criança armada?

Abraços fraternos!

Anônimo disse...

Fiquei admirando a obra de Picasso! Que expressão! Fantástico!!Não é por acaso que Picasso é considerado um gênio!

Anônimo disse...

Walid,

é verdade. Pensamos em Guernica, falamos de experimento macabro, e nos esquecemos do horror supremo das bombas atômicas que volatilizaram duas cidades japonesas.

Que eu saiba, a mídia internacional ainda não trouxe à luz a obra magistral do artista que retrata a monstruosidade perpetrada contra Hiroshima e Nagasaki.

Mohamad, são sempre os vencedores os que "contam a história". Mas o mundo dá voltas e o importante é NÃO SE ESQUECER.

Rogério, chamar uma guerra de cirúrgica é mais uma monstruosidade já prevista pela "novilingua" de George Orwell em seu livro "1984".

Bombardeios não podem ser comparados a cirurgias (exceto na mente enferma dos burocratas de Washington). O único ponto de contato entre as duas situações é que ambas são CRUENTAS.

regina disse...

Jacob,
Mais um post muito instrutivo.Você está se superando.
Eu tenho duas dúvidas à respeito desse assunto.
Reconheço que são resultado de falta de informação.
Gostaria de saber como filha de espanhois de Bilbao, bascos , e de POrtugueses de descendencia moura, porque esses tiranos como Franco e Salazar são até hoje idolatrados por seu povo.
Houve há algum tempo atrás, 3 meses talvez, uma pesquisa em Portugal para definir qual seria o heroi portugues, ou alguma glória parecida. E o povo elegeu Salazar.
Os espanhois de classe média lembram-se comcarinho da época de Franco, onde dizem que a Espanha teve uma impressiva melhora na sua economia.Veja pelo enterro como ele era querido pelo povo espanhol.
A outra dúvida é algo que sempre ouvi dizer, mas não sei se é verdade: que a Espanha foi o unico pais que Hitler não invadiu na Europa, ou seja que espanhol e tão ruim que nem Hitler quis meter-se com eles.
Verdade ou mito?
Será que pode ou alguem pode me responder baseado em dados concretos?

Anônimo disse...

Regina,

obrigado pelas carinhosas palavras.

Sobre a admiração a Franco e Salazar, um dos motivos foi a grande longevidade de seus governos. Franco ficou 50 anos no poder e não foi derrubado. Morreu em agonia e seu regime foi sucedido pela democracia através de uma transição lenta, que quase naufragou numa tentativa de golpe em 1981. Depois, com Felipe Gonzales e os socialistas, a Espanha ingressou com tudo na Europa moderna e hoje é um dos países que mais cresce no continente.

Já Salazar, a derrubada do salazarismo coincidiu com as revoltas nas ex-colônias portuguesas. No entanto, Portugal ainda amarga a condição de país mais subdesenvolvido de toda Europa ocidental, junto com a Grécia (outra ex-ditadura de extrema-direita). Há outro aspecto que não pode ser esquecido com relação a Espanha e Portugal: são dois países extremamente católicos, cujas igrejas eram as mais reacionárias e ferozes do continente. Lembremos: foi na Espanha que Torquemada pontificou. Durante a Guerra Civil espanhola, a igreja ficou ao lado do franquismo e do nazismo naquele país. A igreja era tão odiada, que os republicanos e anarquistas (o movimento anarquista mais forte do mundo era justamente o espanhol) assassinavam padres e membros do clero sem dó nem piedade. A igreja era amiga das oligarquias, dos poderosos e senhores de terra.

Sobre a decisão de Hitler não invadir a Espanha, sabe-se que havia um acordo tácito entre o déspota alemão e o tirano espanhol. Mas existe mesmo esta lenda que reza que até Hitler temia a maldade e ferocidade de seu êmulo espanhol.

Um dado final, que acho que vale a pena registrar: existem setores que desejam que o mausoléu a Franco seja derrubado. Não sei se isso acontecerá algum dia. Particularmente, espero que isso aconteça. Os únicos lugares, ao meu ver, que devem ser reservados para monstros como Francisco Franco são o esquecimento ou o opróbrio eterno junto à memória dos homens.

Um grande abraço!

Unknown disse...

Reginamurca

Não possuo dados concretos mas talvez possa fazer uma análise da situação.

Hitler quando iniciou a guerra estava preocupado com as potencias França e Inglaterra, que eram aliadas e os maiores inimigos em potencial, tendo o cuidado de aliar-se aos os russos para não cair no mesmo erro da primeira guerra em ter que lutar em duas frentes, porém após o relativo sucesso na invasão da França, encontrou um forte obstáculo frente a resistencia empedernida dos ingleses, acredito que se obtivesse exito em conquistar a Inglaterra, não teria poupado nenhum país,incluindo a Espanha, mesmo este país possuindo um governo ideologia semelhante. Indo de encontro a esse pensamento, temos a quebra do acordo entre Alemanha e Rússia pelos nazistas que avançaram sobre o território Russo tentando conquista-lo.Acredito que este foi o ínicio do fim para Hitler e os nazistas.

Unknown disse...

Indo ao encontro é o correto.

Anônimo disse...

Reginamurca,

a propósito da popularidade de Franco e Salazar, encontramos notável equivalente no Chile de Pinochet. Entre esses povos (onde a cultura ibérica ficou mais preservada) parece que a mentalidade na linha da TFP encontrou mais terreno fértil para se arraigar. Acho inclusive que se trata de uma direita bem mais "pura" que a nazista, em termos ideológicos, pois sem traços de coletivismo.

No que diz respeito aos nazistas autores do bombardeio covarde, convenhamos, não fizeram mais do que o que as autodenominadas democracias do "mundo livre" se cansaram de repetir (ou apoiar) durante a Guerra Fria: combater a ferro e fogo as doutrinas coletivistas, onde quer que medrassem. Não que essa constatação implique qualquer condescendência de minha parte aos tropeços do bolchevismo.

Calorosas saudações a todos!

Anônimo disse...

Os nazistas tiveram sua imagem transmitida "ad nauseam" por Hollywood.

Quando as pessoas menos informadas querem imaginar a encarnação suprema da maldade logo pensam em um filme de Steven Spielberg.

Não há nenhuma indústria cinematográfica que mostre que os monstros de verdade falam inglês e apoiam o sionismo.

O maior campo de concentração que o mundo jamais conheceu se chama Gaza.

Os carcereiros que os cercam e bombardeiam moram em Israel.

Mas a mídia diz que a culpa é das vítimas, os palestinos.

Conhecem a fábula do lobo e do cordeiro?

Anônimo disse...

Susan Sontag teria muito a comentar nesse blog...
Como bem colocou o Walid em 22/05: Hiroshima, Guernica, Dresden, Armenios na Turquia, Shoah, Darfur...
"Olhando o sofrimento dos outros..."
Parece que nossa espécie não tem um currículo, temos, nós humanos, uma ficha policial...

Anônimo disse...

Jakob, Kraker e galera ...
BELEZA DE ESPAÇO !!!
VALEU !!!

Anônimo disse...

Olá, Tuaregue!

Que bom vê-lo por aqui!

Grande abraço!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog Jakob!

Eu costumo ler os posts no blog do Guterman, porém poucas vezes fiz algum comentário. Como vi que vc criou um blog aonde parece haver um pouco mais de liberdade e sem tantos extremistas, resolvi visitar e achei tudo bastante interessante.

Sobre Franco e mesmo Salazar, ainda existe praticamente um culto em torno da figura de ambos. A "famosa" ordem religiosa Opus Dei foi amplamente influente durante o governo do ditador espanhol, com vários de seus ministros vindo de quadros extremistas da mesma. O Partido Conservador praticamente é um grupo de saudosistas daquela época.

Uma coisa interessante que li a respeito era que o conflito republicanos x franquistas se estendeu até o futebol na Espanha, com disputas ferrenhas e favorecimentos ao Real Madrid (da capital e time do ditador) contra o Barcelona (considerado um símbolo da resistência catalã).

Já Salazar, recentemente o mesmo foi eleito pelos portugueses sua maior personalidade em todos os tempos, à frente de Camões, Pessoa, d. Diniz, Vasco da Gama e outros com peso na história daquele país.

Anônimo disse...

Renato,

obrigado por suas palavras e excelentes seus comentários. Muito interessante sua menção à influência do franquismo até mesmo no esporte espanhol. A catalunha foi uma das regiões que mais resistiu ao fascismo, de fato.

Seja bem-vindo ao blog. Sinta-se em casa para comentar, debater, sugerir temsa etc.

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Jakob,

Agradeço as boas vindas!

Ainda sobre os esportes na época de Franco, em 1960 o ditador ordenou que a seleção de futebol espanhola não entrasse em campo contra a URSS que se sagrou campeã do torneio em jogo válido pelas quartas-de-final. Vale lembrar que a base da seleção era o Real Madrid, na época o melhor time do mundo juntamente com o Santos de Pelé.

O "generalíssimo" achava indigno que a Espanha disputasse uma partida contra o nação-símbolo do comunismo.

Ainda em 1964, a mesma Espanha se sagraria campeã européia. Ironicamente seria contra a URSS e em pleno estádio Santiago Bernabeu com a presença do ilustre "mandatário".

Anônimo disse...

Y la matanza de Paracuellos del Jarama......¿Qué?

Anônimo disse...

Por que nao:)