quarta-feira, 23 de maio de 2007

Vegetarianismo em alta

Estudos recentes indicam que quanto maior o QI (quociente de inteligência) do indivíduo, maior sua propensão a tornar-se vegetariano no futuro ou na fase adulta. A pesquisa foi realizada pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, e mostrou que vegetarianos na faixa dos 30 anos haviam apresentado, em média, cinco pontos acima em seus testes de QI quando tinham 10 anos do que os não-vegetarianos.

Os cientistas responsáveis pela pesquisa acreditam que a descoberta pode explicar porque pessoas de QI mais alto são mais saudáveis, associando a dieta vegetariana com índices baixos de obesidade e doenças cardíacas. "A descoberta de que crianças mais inteligentes têm uma tendência maior a se tornar vegetarianas no futuro, em conjunto com evidência de benefícios potenciais de uma dieta vegetariana, pode explicar porque um QI maior na infância é relacionado com um risco reduzido de doenças cardíacas na vida adulta", disse Catherine Gale, da equipe de pesquisadores.

Por sua vez, Frankie Phillips, da British Dietetic Association (Associação Dietética Britânica), questiona: "É como a história do ovo e da galinha. As pessoas viram vegetarianas porque têm QI alto ou por que são mais atentas a questões ligadas à saúde?"

Vegetarianismo em alta 2

Outra pesquisa mostra que, atualmente, 4 milhões de pessoas já são vegetarianas na Inglaterra, numa população total de 49 milhões de habitantes (pouco mais de 8% do total) e que as conversões não param de crescer. Os motivos principais da adesão dos britânicos ao novo estilo de vida são: o crescimento do movimento ecológico e ambientalista no país; repulsa à crueldade contra animais (estima-se em 250 mil o número de pessoas que não usem nada derivado de produtos animais no país); causas religiosas; saúde e divulgação de pesquisas médicas favoráveis a este tipo de alimentação; doenças transmitidas pela carne (como mal da ‘vaca louca’ e gripe aviária).

Vegetarianismo em alta 3

De olho nos crescentes mercados vegetariano e islâmico, a rede de fast-food McDonald’s sinalizou à Vegetarian Society inglesa que deverá incluir em seu cardápio alimentos típicos de dietas vegetarianas. No continente europeu, sanduíches vegetarianos da rede já são comuns e aprovados por militantes do vegetarianismo, como a roqueira e ‘Pretender’ Chrissie Hynde. O McDonald’s também anunciou, na Inglaterra, que deverá lançar uma linha de alimentos ‘halal’, produzidos de acordo com preceitos islâmicos.

Além de estratégia para conquista de novos mercados, a introdução de alimentos mais saudáveis é uma ação para combater a imagem já bastante arranhada da rede, após a veiculação de filmes como “Supersize Me” (no Brasil, “A Dieta do Palhaço”), que mostra os males da junkie-food, e de campanhas como as do Greenpeace, que associa o desmatamento de 6% das florestas tropicais do planeta para formação de pastagens com vistas a alimentar o gado que será abatido e irá se transformar nos famosos hambúrgueres da cadeia.

Serviço

Vegetarianismo e estudos

TAPS -
www.taps.org.br/Paginas/Index.html
Mundo Veg - www.vegetarianismo.com.br/sitio

Culinária vegetariana

www.editorainteligente.com.br/

Em inglês

www.planetveggie.com

24 comentários:

Anônimo disse...

Caro Jakob, a questão do modismo, apenas é sempre passageira, mas a percepção interior, quando alterada através da consciencia, então acontece a mudança.

Pessoalmente, não condeno mais nenhuma forma de alimentação, a não ser pelo ponto de vista do bem ou mal que pode estar fazendo ao mesmo.

Ou seja, está bem está feliz ? isto é a primeira observação minha, claro que aqueles que pedem opunião, tenh avários argumentos comprovados para justificar a minha opção.

O fato de comer carne vermelha, ou não não mfaz ninguem mais consciente. foi um longo aprendizado até chegar a esta conclusão, mas não vejo mais as pessoas através do que elas comem, e sim de como pensam e agem.

"Não é o que entra no homem e sim o que sai que faz mal'. O que vc come se está errado pode no muito fazer mal a seu corpo, mas o seus pensamentos, sentimentos e ações, estes fazem mal a alma, porque a mantem cada vez mais aprisionada a ignorancia da realidade corporal.


Na macrobiótica diziam: O homem é o que come, vivenciei um pouco esta filosofia, mas esta frase para mim nunca teve sentido, pois sempre achei que; O homem é o que pensa.

Enfim, uma dieta simples, frugal é a sempre a melhor, seja esta com carne ou não.

Claro que podendo-se evitar, é o melhor, mas comendo com moderação, diversificando a variedade de alimentos, e sobretudo comendo com parcimonia, este é o melhor caminnho.

Não quero entrar na questão da cultura do boi, que ao meu ver é anti-ecológica, mas creio que os tempo aquele grande alquimista vai se encarregar de altera os hábitos alimetares para melhor.

Convivemos entre duas gerações,e caminhamos para um terceira, então é normal esta fase de transformação, e temos que ter compreensão e sobretudo, aceitação pelos habitos alimentares dos outros.

Atransformação da consciencia do homem para degraus mais elevados na escala da espiritualidade, é a resposta para várias questões que afligem o mundo de hoje, como fome, guerras, preconceitos,destruição do meio ambiente, etc.

Tenham um bom dia..

Que Deus, Allah, Kali, Brahmam, o Altíssimo, esteja em nossos corações e pensamentos, e ações.

Anônimo disse...

Petrus,

bom dia.

É importante ressaltar que a própria ciência começa a reconhecer os benefícios do vegetarianismo, independente de modismos. E como vivemos numa sociedade onde a informação é tudo, este dado é muito importante.

Pessoalmente, creio que um dos maiores problemas ligados à alimentação está no comer muito. Os latinos tinham uma frase bastante atual para quem busca manter a saúde: "vivere parvo" (viver com pouco).

Abraços fraternos!

Anônimo disse...

Olá jakob, crrio que neste ponto a ciencia pode colaborar, e muito.

Apenas citei esta posição. como forma a não dar a entender que se está pregando o vegetarianismo como uma verdade. Mas como vc colocou a moderação e equilibrio em tudo na vida é sabedoria. Enfim a gula está dentro do homem, e não fóra, e é esta a fonte do problema.

Um abraço fraterno.

Anônimo disse...

É fato, Petrus. O desequilíbrio planetário vem de uma fonte principal: a necessidade insaciável do ego humano de se preencher continuamente com o que vem de fora. Ora é comida; ora são bens de consumo; mulheres; poder; fama. E nisso todos os valores permanentes vão sendo levados de roldão.

Abraços fraternos!

Anônimo disse...

Jakob, essa variedade no cardápio do blog é muito estimulante, parabéns.

filosóficamente considero comer carne um ato de barbárie, já fui a frigoríficos matadouros, quando estudava veterinária, pareceu-me aquela situação, os bois caminhando em fila para a morte, um pesadelo de Dante, Leonardo da Vinci tem uma frase que diz que um dia um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a humanidade, por outro lado, somos animais onivoros, apenas perpetramos em larga escala o que já fazíamos há milhares de anos, inclusive há a teoria que o desenvolvimento do cérebro humano ao longo dos milênios está ligado á dieta rica em proteinas, e estas encontramos principalmente na carne. Porém sabe-se que a quantidade de proteina necessária para o bom desenvolvimento do organismo é mínima, algumas gramas, sem dúvida exageramos, causando sobrecarga do fígado em eliminar o excesso outros males advindos do excesso. Atualmente como pouca carne, não faço questão e tenho em mente as questões filosóficas, e devido á grande oferta de vegetais que possam suprir de proteinas o organismo, pode-se excluir a carne do cardápio.

Talvez essa relaçáo do QI não esteja ligada necessáriamente á predisposição do indíviduo em não comer carne, talvez indique que os indivíduos que tem essa filosofia também são inteligentes, normalmente as pessoas que vão além do prosaico e rotineiro possuem um QI maior, conheço pessoas extremamente inteligentes em sua racionalidade, (conheço um cara com QI avaliado em 140 considerado bastante alto )que são extremamente desregradas em relação á sua alimentação, alguns até utilizaram drogas e alcool etc, não sei se essa correlação é válida.

Anônimo disse...

Muito bom "post", Jakob.

Mais do que comentar, vou APRENDER!

Quem sabe dentro de algum tempo consigo chegar lá!?

Abraço!

Anônimo disse...

Amigos,

antes de mais nada, esclareço que de fato sou vegetariano, mas o post em questão apenas traz resultados de pesquisas científicas e a adoção de medidas de uma grande corporação alimentícia no sentido de contemplar estes novos consumidores.

É, portanto, mais um elemento para reflexão.

Abraços fraternos!

Anônimo disse...

Rogério,

excelentes seus comentários. Lembro aqui que um dos primeiros filósofos e matemáticos do Ocidente, Pitágoras, era vegetariano e só admitia em sua escola pessoas que adotassem isso como conduta, além da pureza de caráter e retidão.

Há um ponto importantíssimo em seus comentários, Rogério: o altíssimo teor de proteínas na alimentação do homem moderno. Estima-se que um homem de classe média em qualquer país do Ocidente consuma nove vezes mais proteína diariamente do que o necessário. Isso significa obrigar o organismo a trabalhar mais e, principalmente, intoxicar-se. Há linhas de alimentação natural ou de medicina com visão ampliada que, em casos de câncer, cortam imediatamente o consumo de proteína animal.

Portanto, podemos dizer que alimentação é questão filosófica, mas também de saúde e bem-estar.

Abraços fraternos!

Anônimo disse...

Está no Estadão online, de hoje. O personagem -100% vegetariano- é meu amigo.

http://www.estadao.com.br/revistafeminina/noticias/2007/mai/22/104.htm

regina disse...

Vegetarianismo, não é modismo, eu sou vegetariana de nascença, nunca gostei de qualquer tipo de carne,nem ovos, nem leite, nem manteiga, nem açucar, nem arroz que se transforma em açucar.Sou conhecida como uma chata para comer.
Mas na India onde o modismo está um tanto prolongado, eu me dei super bem, 3 meses de alimentação sem reclamações de minha parte
Meus pais comiam assim, é um sistema mediterraneo, tomo vinho, só tinto. Não tenho nenhuma dessas doenças relacionadas a alimentação como alto colesterol, diabetes etc.
Meu pais ultrapassaram os 90 anos.
Nunca comi um hamburguer. Sou uma raridade nunca entrei no Mac Donalds.
Mantenho meu peso de quando tinha 15 anos, e sou muito elogiada pela forma física e energia. Aparento bem menos idade do que tenho, não é cabotismo, é constatção de que a alimentação faz diferença.
PS As receitas são ótimas, mas não chego ao ponto de tomar suco de beringela, é ruim demais.
Muito jornalista que tem seu blog publicado deveria aprender com você , como colocar blogs interessantes. E ainda complementá-los com videos, receitas, etc.

Anônimo disse...

Jakob,

não sei se o problema é aqui mas esse link não abre no meu micro.

Not Found
The requested URL /revistafeminina/noticias/2 was not found on this server.

Falando de vegetarianismo, é um tema pra gente ler e aprender mais. Li uma vez que a superfície de terra plantada com capim necessário para fazer uma vaca se desenvolver, se fosse usada para a agricultura para alimentação humana daria para alimentar muito mais gente do que a quantidade de carne que a vaca vai produzir.

Deve ser por isso que na Índia, país fundamentalmente agrícola, não comem carne de vaca (isso de que é porque é sagrada não é verdade). Bem ou mal, a Índia alimenta mais de um bilhão de pessoas.

MacDonald`s vegetariano!!!? Tô fora. Não dou nem um centavo para encher os cofres do país mais assassino do mundo. Eles estão invadindo países, matando centenas de milhares de pessoas, tudo pelo poder e pelo petróleo.

Eu faço boicote sempre que posso aos produtos made in usa e made in israel.

Recomendo que os amigos do blog façam o mesmo.

Anônimo disse...

Interessante e detalhado o link enviado por "Fernando" no blog do Guterman:

http://www.alfredo-braga.pro.br/discussoes/palestina.html

Boa tarde a todos!

Anônimo disse...

Existe uma afirmação que é a seguinte;

Morrem mais pessoas no mundo de comer demais do que de fome.

Esta é uma verdade,os hábitos desraigados da sociedade, a ansiedade, a frustração,a solidão, levam na maioria das vezes as pessoas a comerem compulsivamente.

O paladar, a visão e o olfato quando usados descontroladamente aliados a desequilibrios psicológicos, levam o ser humano muitas vezes a desenvolver hábitos completamente nocivos a sua saude.

A Regina em seu depoimento constata o quanto é importante para a longevidade e a manutenção de um corpo pleno de energia, a cautela no ato de alimentar-se, e exercitar-se corretamente.

No meu caso, tambén já nascí vegetariano de consciencia, mas sempre tentaram me convencer a comer carnes. Nunca me atraiu muito, as vezes na adolescencia, ia a churrascos e comia por farra, quando compreendí a minha real visão disto assumi de vez o vegetarianismo.

Foram com as palavras de Gandhi, e outros personagens que fui conhecendo através de leituras esotéricas, que me convenceram de vez.

Um outro fato, é que durante algumas práticas macrobióticas, desenvolvi a capacidade de me alimentar sómente com o que eu queria, e em pequenas quantidades.

Despertei para o problema que é o habito de jantar, e ainda o tipo de alimento que se ingere a noite, este é um fator importante na manutenção da saúde.

Os chineses afirmam; Comer pela manhã como um rei, ao meio dia como um principe, e á noite como um mendigo. Adaptei isto na minha vida, e raras vezes consigo comer algo á noite, apenas pelo social mesmo, e moderadamente.

O cansaço dos orgãos, é algo surpreendente na pratica noturna de se alimentar.

È tudo uma questão de perceber que o que te alimenta mesmo é a energia contida nos alimentos e não asua forma, sabor e côr.

Se vc ingere um determinado alimento que consumirá um quantidade de energia mairo do que a que pode fornecer, então estará trocando seis por doze, ou seja: despoupança.

Segundo a filosofia chineza, os orgão tem seus horarios de pico de atividade, e outros de descanso.

O fígado começa a repousar se não me engano as 11.00, e vai até 3.00. Fica em estado de ritmo desacelerado, para que a energia economizada por ele se diriga a outras funções importantes como a eliminção das toxinas, e assim manter a saude no corpo durante o sono.

Quando a gente se alimente á noite, o fígado trabalha forçado, não tem tempo de descanso, e o processamento dos alimentos para transforma-los em energia fica extremamente dificultado. È se observar um pouquinho na outra manhã, quando se come, e quando apenas ingere algo para não dormir com o estomago vazio. Algo leve como chá, biscoitos, frutas, etc.

Bem, amigos poderia escrever um livro aqui, mas não tenho suficiente tempo disponivel no momento.

Um abraço a todos

Anônimo disse...

Regina,

outra vez, obrigado pelas suas palavras. Creio que nossa intenção aqui é, principalmente, tentar levar as pessoas à reflexão sobre si mesmas e o mundo que as cerca. Prestar um serviço, por menor que seja, assim me parece, é uma obrigação. Fico feliz em saber de sua opção pelo vegetarianismo.

Evo,

amigo, você tem razão em seus comentários também. Realmente, esta avaliação existe e é a seguinte: na mesma área necessária para alimentar um boi (que "dá" carne para uma pessoa, por um ano), pode-se plantar proteínas vegetais capazes de alimentar 300 seres humanos. Mais: o gado bovino é responsável, hoje, pela emissão de 12% de todo gás metano para a atmosfera. E este é um dos gases que causam o efeito estufa.

Petrus,

a frase que você citou existe mesmo e é de Hipócrates, o Pai da Medicina. Ela diz: "De cada 10 pessoas que morrem devido a alimentação, só uma morre de fome. As outras, morrem de tanto comer." Como podemos ver, milênios depois, parece que nada mudou.

E por favor, fale-nos mais a respeito de sua experiência com alimentação, porque isso só contribui com todos aqui no espaço. Sobre o ritmo do fígado, a Antroposofia diz o seguinte: há uma alternância entre o fígado e uma vesícula. A vesícula 'funciona' das 3h às 15h; e o fígado, das 15h às 3h. Este último horário, portanto, seria o ideal para o consumo de doces e carboidratos.

Um abraço fraterno a todos!

P.S. - Alguém assistiu o video do The Pretenders?

Anônimo disse...

Eu assisti o video!! Bem legal!!

abração!!

Anônimo disse...

Bem, mais um pouquinho...

Lí a respeito daquele casal acusado da morte do bebê, eram vegetarianos.

Houve mesmo foi negligencia, e não morte proposital conforme a cusação.

Pessoal deve ser meio maluco.

Parece que foram condenaods a perpétua.

Bem, no caso tenhao a afirmar que criei meus filhos no regime ovo-lacto-vegetariano. São enormes com ótima resistencia, altos e fortes.

Depois que cresceram e se tornaram adolescentes tomaram contato com alimentos mais contaminados, mas a base que eles tem é natural.

Uma é vegetariana, o outro mora em Salvador, e come peixes, e o outro o mais velho, come mais vegetais, mas adora queijos e doces; é o mais gordinho.

O do meio foi campeão de Kug Fú estadual, várias vezes, e depois Tae Kown Do

Nunca tive problemas com a saúde deles, inclusive quando não haviam tantas informações e opções a respeito.

Quando os levava ao pediatra a primeira coisa que ele pedia era exame de sangue, para saber o teor de ferro, mas depois que lia, perguntava o que dávamos aos nossos filhos, para que eles pudessem dar para os seus também.

A dependencia da carne é um mito,nem em dependencia de proteínas, e de qualquer outro nutriente, se sustenta.

Proteína, meus filhos tiveram as pencas, do Tofu (queijo de soja fermentado), Levêdo de cerveja, castanhas, nozes,amendoas,pistache,até pinhão, que é rico em proteínas, até aos cereais integrais.

Minerais? Frutas em abundancia, algas marinhas,
brotos de alfafa,outros brotos variados,pólen de flôres, e outros derivados apícolas.

Carboidratos?
Não precisa nem pensar em relacionar,creio que até pensamento tem! rss

Mel, muito mel,açucar mascavo,nada destes adoçantes estranhos e de eficiencia suspeita.

Nada de corantes, aromatizantes, conservantes sintéticos,e demais cancerígen


Vitaminas do grupo B ? Levedo e Glúten (do trigo)
Creio que a dependencia alimentar carnívora se deve mais a imposição da atividade economica que abrange a industria alimenticia, e de medicamentos do que qualquer outra coisa.


Um fator muito importante em manter a saúde, é o exercicio físico. A medida em que a idade avança devemos exercitar os músculos, e os orgãos, com atividades de musculação, caminhadas, pedalar, etc.

Lí hoje uma matéria, na qual ficou comprovado o rejuvenescimento dos músculos de pessoas da terceira idade com exercicios físicos duas vezes por semana. Com os testes, os músculos que tinham um diferença de resistencia de mais de 50%, depois cairam para 38% de diferença de força comparando-se com jovens.

A base da saúde, é pensamento elevado, atividade física, e alimentação equilibrada. Claro que se conseguir uma meditação diaria, fica muito, muito melhor.

Uma abraço a todos.

Anônimo disse...

Ok,tudo isso é muito interessante....mas como deixar de comer uma carninha mal-passada de uma hora pra outra?Existe algum macete pra isso?
Boa noite ao amigos!

regina disse...

Jakob,
Eu não havia notado a chamada lá em cima dos Pretenders, foi bom você dar o toque.
Inclusive porque adoro a Cryssie Hinde, e a banda é òtima.
Tem um dueto dela com Rod Stewart no dvd dele, onde a Cryssie está maravilhosa.
Muito interesante também a colaboração do Petrus, aprendi bastante, o brasileiro tem uma mania de comer a mistura (como eles chamam a carne.Eu disse á minha empregada, você não devia comer com mistura coma puro é bem melhor.

Anônimo disse...

Petrus,

parabéns e obrigado pelos comentários que nos instruem ainda mais e, no meu caso, corroboram um pouco de minha experiência de vida e dos meus filhos, todos eles vegetarianos também.

Gardenal,

creio que a questão não é deixar a picanha de lado, mas adicionar outros alimentos que falicitem a digestão e melhorem a qualidade de vida como um todo.

Regina,

Uma das propostas deste blog é funcionar como uma revista de variedade e cultura, que atenda a necessidade de reflexão e discussão dos temas expostos. Por isso, a música é um complemento indispensável. Chrissie Hynde é vegetariana...The Pretenders é muito bom...portanto...

Abraços fraternos a todos!

Unknown disse...

Jakob, seus comentários, sempre bem embasados, e dos outros comentaristas foram muito instrutivos mesmo.

Abraço a todos.

Anônimo disse...

Oi Gardenal,

Como eu coloquei no inicio, não tem nada demais comer de vez em quando, inclusive é muito melhor para a saúde mental comer a sua picanha de vez em quando que reprimir o desejo.

Este é um processo lento, e não é para a grande maioria, pois requer uma certa determinação. Se a pessoa está sentindo-se bem assim, ótimo.

O Importante mesmo é evitar exageros, e acrescentar como o Jakob, coloocu, outros alimentos vegetais juntos, na dieta, verduras, e frutas de preferencia.

Hoje deve-se prestar muita atenção na origem da carne ingerida. Os bois recebem quantidades grandes de antibióticos, e hormonios para a "engorda" favorecer o aumento do pêso, e consequentemente valer mais.

Isto em excesso no organismo do homem predispôe a tendencia a certos tipos de cancer.

Lí uma pesquisa informando que o indice de cancer de mama nos homens, havia crescido muito nos últimos anos, por causa do excesso de hormonios ingeridos, em carnes de boi, e principalmente no frango.

O importante é ser moderado e variar com outras substancias que colaborem com a eliminação destes residuos do organismo humano.

Um abraço para todos

Anônimo disse...

Uma coisa comentada nesse filme "Supersize me" que acho particularmente cruel da parte das redes de fast food é essa perversidade diabólica de cobrar uma diferença de poucos tostões de mel coado para o infeliz do consumidor se empanturrar com a batata, a pizza ou o refri SUPER HIPER GIGANTE. Chego até mesmo a torcer para os desgraçados colocarem diferenças de preços consideráveis conforme o tamanho das porcarias, mas eles preferem transformar as pessoas em MAMUTES. É uma lógica teratogênica, um prazer mórbido desses sádicos manipuladores da psicologia (e da silhueta) humana!

Anônimo disse...

Holofernes,

esta é a lógica do capitalismo tal como é hoje em dia (e talvez como seja sempre): consumo cada vez maior de tudo. Aí, a pessoa vira uma baleia; e você tem que criar todo uma indústria farmacèutica e médica para "curá-lo". Simples assim. Assistiu "O quinto elemento", quando o personagem interpretado pelo grande Gary Oldman fala da lógica da guerra? É exatamente esta aqui.

Abraços

Anônimo disse...

Tá tudo DOMINADO, né, Jakob? Os caras tão unidos contra nós e a gente é cada um por si.

Hehe! Falou, amigo!