quinta-feira, 5 de julho de 2007

As manipulações da mídia – continuação


Nunca foi intenção deste blog exercer a função de ombudsman da mídia, denunciando manipulações, desmandos, omissões e –por que não dizer?- falcatruas. Se este fosse o objetivo, o espaço teria que se dedicar exclusivamente a essa finalidade, o que não é, nem jamais foi a proposta do blog Liberdade de Expressão e Cultura.

No entanto, o post “As manipulações da mídia” gerou controvérsias, ataques vindos de/e em outros espaços, inclusive, um na própria área de administração do blog, feito por um “hacker”, que inutilizou a ferramenta por um dia –situação já contornada. Até de apologia ao terrorismo o texto foi acusado, sendo que seu mote é simples: a grande imprensa manipulou a tentativa de atentado terrorista na Inglaterra, aumentou suas proporções e alcance, procurando acuar ainda mais os muçulmanos não só naquele país, mas em todo o mundo. O post anterior mostrou como isso tem acontecido sempre que a oportunidade se apresenta, com informações e dados comparativos, de maneira objetiva. É isso que esta continuação pretende fazer, selecionando mais algumas passagens que demonstram como, para certo tipo de imprensa, o importante é manipular fatos, ora pela omissão, distorção ou mentira.

Ataque terrorista no Iêmen

Na segunda-feira passada, dia 2 de julho de 2007, um atentado terrorista no Iêmen matou 10 pessoas: sete turistas espanhóis e três iemenitas (um dos quais o próprio homem-bomba). O fato recebeu míseras linhas da imprensa ocidental, na terça-feira, ao contrário do atentado que não houve na Inglaterra. Possivelmente pelo Iêmen ser um “país periférico”, pouco digno das agências de notícias internacionais e de seu potencial para causar histeria coletiva. Mesmo com a morte de sete espanhóis.

Na quarta-feira, dia 4 de julho, ocorreu um protesto no Iêmen com grande parte da população e dirigentes daquele país, clamando em alto e bom som: “Não ao terrorismo! Não à Al Qaida!” Aconteceu o que determinados setores da imprensa de todo o mundo acusam os muçulmanos, inclusive os moderados e civis comuns, de não fazerem: uma gigantesca manifestação pública contra o terror. Que passou praticamente em branco na imprensa.

Nenhum dos quatro grandes jornais brasileiros citou o ocorrido, preferindo ater-se exclusivamente à tentativa de atentado na Inglaterra. Dentre os jornais internacionais, só o espanhol “El País” deu em sua primeira página fotos da passeata de protesto ao terrorismo no Iêmen, que terminou diante da embaixada da Espanha, para prestar condolências às vítimas do atentado. A matéria (que pode ser lida clicando-se sobre o título em espanhol) é "Miles de yemeníes se solidarizan con la víctimas del atentado" (Milhares de iemenitas se solidarizam com as vítimas do atentado).

O mesmo “El País”, numa verdadeira demonstração de civilidade e para ajudar a impedir que o preconceito se espalhasse contra o Iêmen, publicou, na mesma edição, a bela crônica ‘O Outro Iêmen’ (clique sobre o título para ler no original, em espanhol).

Burca ou lenço?

Ignorância ou má fé? Fica a dúvida ao ler o texto Clérigo rebelde foge com burca, no “Globo Online”. A matéria fala de um clérigo islâmico preso no Paquistão ao tentar fugir do país usando uma burca –que, vê-se pela foto, não é burca, mas 'hijab'. Possivelmente, o erro vem da agência de notícias, que confunde 'hijab' (lenço ou véu) com burca, indumentária de origem afegã, que cobre o corpo inteiro da mulher, não deixando qualquer parte à mostra. Engano ou não, trata-se de mais uma propagação de um equívoco, que apresenta esse adereço como se fosse islâmico. Não é: a burca surgiu no começo do século 20, durante o regime de Habibulla (1901-1919), que a criou para ocultar as mulheres de seu harém. Na década de 50, tornou-se popular no Afeganistão, pois passou a ser copiada das classes altas como símbolo de status social.

Burca, extirpação do clitóris feminino, morte por apedrejamento são corriqueiramente mostrados pela mídia como costumes inerentes ao Islã. Não são. São costumes tribais ou de países onde há muçulmanos, mas não fazem parte da tradição islâmica. O mesmo ocorre com o suicídio, que é condenado no Alcorão (supremo livro do islamismo e principal base para o Direito Islâmico). Adianta alguma coisa dizer que o suicídio não tem base islâmica? Muito pouco. Com raras exceções, a mídia não tem o menor interesse em conhecer o que não entende. Alhos tornam-se bugalhos e dessa maneira forma-se uma imagem pejorativa do islamismo mundo afora. Como há pouca gente em condições culturais de rebater e apontar os equívocos, as coisas ficam por isso mesmo e o erro se propaga.

Informação precisamente precisa

A redundância acima é proposital, para mostrar que não há acasos no que este blog publica. No post anterior, um dos parágrafos no tópico “Pequena lista de mentiras, distorções e omissões da mídia” menciona que um dos quatro maiores jornais do país, em sua versão online, não deu a mesma informação em igualdade de condições para os envolvidos, quando do aniversário dos 40 anos da Guerra dos Seis Dias, entre Israel e árabes.

Uma pessoa amiga alertou este blog que o referido veículo de comunicação havia dado os dois lados. Ela só não percebeu que a visão israelense foi publicada no dia 2 de junho e a versão árabe só apareceu no dia 5 do mesmo mês. Três dias depois, quando o impacto da matéria já havia diminuído. Onde está a igualdade, portanto? Terá sido “ato falho”? Para aqueles que gostam de psicanálise freudiana, “ato falho” pode ser entendido como algo que o consciente não deseja, mas o inconsciente sim e que acontece, muitas vezes com conseqüências inesperadas. Nada que uma errata não pudesse ter resolvido. Contudo...

A visão israelense, no dia 2 de junho (clique sobre os links para abrir):

Link1

Link2

Link3

A versão árabe, no dia 5 de junho:

Link4


97 comentários:

Anônimo disse...

Amigas e amigos,

este post foi inevitável. Espero que tão cedo não seja preciso voltar a falar de temas semelhantes.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Bom dia aos amigos!

Caro Blogueiro,parabéns pelo post!

Aquele abraço!

Anônimo disse...

Obrigado, meu amigo Walid.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Caro Jakob, é importante tambem falar destas coisas, fazem parte da loucura humana por poder, e dominio, claro que é mais agradavel falar de temas mais amenos, mas..bola prá fente, está muito bom..







Um abraço...

Anônimo disse...

Petrus,

bom dia.

É verdade, amigo. Mas estou convicto que posso ser mais útil em outras searas.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Sobre manipulações por parte de governos ou imprensa, vale lembrar do atentado ocorrido nas estações de metrô de Madri em 2004 (coincidentemente neste post foi citada a Espanha).

Sem uma análise preliminar, o então primeiro-ministro Aznar acusou os bascos pela autoria do atentado (para seu partido que sempre foi contra a autonomia nas regiões bascas, galegas ou catalãs era o mais cômodo). Posteriormente, constatou-se que isto não era verdadeiro, o que contribuiu para a saída do Partido Conservador do poder e a volta do até então desacreditado Partido Socialista.

Esta guinada na situação foi determinante também para que a Espanha abandonasse o Iraque ao perceber o erro que havia cometido ao apoiar os EUA incondicionalmente naquela ação.


Jakob,

Sobre a questão do IP ter um número variável ou não, depende...

Se alguém usando o Speedy "doméstico", conexão discada ou outra coisa do gênero deixou algum rastro na página, realmente o número de IP irá variar a cada nova conexão deste usuário (impossível, sem a ajuda de algum órgão com poder e competência para isto, descobrir de maneira fácil). Já no caso de algo ter sido feito a partir de uma empresa, é comum que nesses casos o ataque possa ter partido de um endereço de IP fixo.

Não faço idéia do que realmente tentaram fazer ao promover esse ataque que você citou mas, de qualquer forma e caso você julgue necessário, existem órgãos em São Paulo capital especializados em tratar esse tipo de ocorrência. Posso tentar levantar, pois li em um material que andei usando para pesquisa algo sobre isto.

Anônimo disse...

Jakob

Pena não estar lá para comentar sobre os Beatles,porém o Beatlemaníaco,o Petrus e o Daniel mostraram como se faz um debate de alto nível, atendo-se ao tema e esmiuçando-o, fornecendo novas informações e dando energia à discussão, de forma civilizada.

Pena que o Beatlemaníaco logo se foi.

Parece-me que neste momento esta predominando o papo furado, que é bom também, mas diminui consideravelmente o saudável e emocionante confronto de idéias, somente este pode expôr a verdade que queremos entender.

E a verdade, se num momento inicial, pode incomodar-nos, no longo prazo, beneficiará a todos.

Houve até comentarista que afirmou vencê-lo no debate, que bobagem.

Realmente fazem falta os caras com uma cultura diferencial para que nós, os comuns, possamos aprender mais e melhor.

Na realidade quem perdeu mesmo foi o espaço, infelizmente.


Porém fecha-se uma porta e abrem-se outras. Entremos e abramos todas as janelas para que o sol nos ilumine.

abração

Anônimo disse...

Renato,

ótimos comentários, como sempre. Realmente, Aznar perdeu a eleição ao tentar manipular a informação sobre os atentados em Madri. Temos também um exemplo do qual me havia esquecido, aqui em SP: o massacre do Carandirú, que até a última hora foi escondido pelo mais horroroso governador que São Paulo já teve, o mediocríssimo Luis Antonio Fleury Filho.

Sobre o ataque ao nosso blog, espero que não se repita mais, mas se algo assim voltar a acontecer, com certeza vou querer suas recomendações. Não pretendo trazer desconforto ao nosso espaço, mas houve outras baixarias. Mas não importa. Já é passado e ajudou para que eu percebesse que a tranquilidade é o melhor caminho. Posts assim agora vão demorar um pouco (rs).

Rogério,

pois é, amigo. Não tenho nada contra papos furados, acho que eles fazem parte. Mas como nosso tempo é limitado, acho que conseguirmos refletir sobre o mundo que nos cerca e sobre nós mesmos é mais importante.

Aliás, informo aos queridos amigos aqui que ontem jantei com dois de nossos queridos comentaristas. Pessoas sensacionais.

Abraço fraterno a todos!

Anônimo disse...

Bom dia a todos!Realmente Rogério, o Petrus, o Daniel e o Beatlemaníaco, mostraram como se faz um debate de alto nível. O “solista” daquele blog se acha na condição de “engolir” todo mundo no debate. Oh! Dó. A “ladainha religiosa”, a falta de assunto e a estupidez que emana das suas participações, me faz pular os seus comentários. O que me deixa intricado é o numero de bons participantes que louvam aquele falso líder.

Anônimo disse...

Mohamad,

bom dia, amigo. O melhor de tudo é que temos nosso próprio espaço, e que aqui estamos nos cultivando mutuamente, com o que realmente importa: conhecimento.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Sobre as manipulações da mídia, a histeria e o descontrole suicida (porque leva inevitavelmente à falta de credibilidade), indico:
www.luisnassif.blig.ig.com.br
Abços a todos

Anônimo disse...

Olá, Tereza

muito obrigado, como sempre. Veremos o link, com certeza.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Jakob

Concordo com o Petrus neste ponto.

É certo que precisamos de embasamento, do conhecimento humano superior, da história, da filosofia, psicologia e todos os ramos da ciência, estimularmos o senso artístico, que traz o diferencial da procura do belo.

Este conhecimento é fundamental no crescimento interior na busca do enlevo pessoal, e este deve refletir-se nas ações corriqueiras que materializam nossos ideais.

A política, sem estes conceitos é um exercício cego, sem um norte adequado podemos nos enveredar por maus caminhos, é o que presenciamos no dia a dia da política atual, nacional e internacional. Porém precisamos da política, esta não pode faltar, é imprescíndivel.

Quando jogamos xadrez sem conhecer os princípios básicos corremos o risco de avaliarmos apenas a lógica da sequência dos lances e trilharmos caminhos incertos.

Aprendendo a estratégia, a tática, os conhecimentos inerentes ao jogo possibilitamos ampliarmos a visão para podermos vencer o jogo, de forma eficaz e não contando apenas com o erro do adversário.

Porém há que vencermos este jogo derrubando o rei negro do poder animalizado, prepotente, manipuoador e danoso para a humanidade.

Se jogamos com brancas, devemos dar o lance inicial e estarmos sempre a frente, antecipando os passos do inimigo. Precisamos dar cheque mate.

Desculpe-me se incorro em exagero, mas acho fundamental conhecer o jogo e jogá-lo.

Abração

Anônimo disse...

Tereza,

vi o link. Excelente. Tem realmente a ver com um dos tópicos do post. Observo, contudo, que nada adianta usar filtros se o responsável pelo espaço não aplica as regras que ele mesmo cria, quando preciso; ou se usa de dois pesos e duas medidas para os usuários. Evidente que não é o caso de Luis Nassif, que conduz seu espaço brilhantemente.

Viu que havia um post sobre Redução de Danos lá? Também gerou polêmica.

Abraço fraterno e muito grato.

Anônimo disse...

Jakob
Acompanhei, mas o ponto do Nassif não foi propriamente a validade ou não da política de redução de danos. Foi o que a mídia crucificou as pesquisadoras inquisitorialmente.
Leio sempre ele.

Anônimo disse...

Rogério,

há jogos e jogos. Há um no qual não entro mais. Quero apenas fazer minha parte. Mas é importante conhecer o mal e se antecipar a ele. E as "armas" que me ensinaram foram duas: amor e conhecimento.

Uma pessoa me ensinou um dia: "Pela porta do bem, o mal não entra". Rogério, acredite, isso funciona. O primeiro mal a ser combatido está dentro de nós. Quando vemos a arrogância nos outros, se ela nos inflama, é porque esta arrogãncia também está dentro de nós e o que está ocorrendo é uma ressonância, uma repercussão.

Se não somos arrogantes, vemos a arrogãncia nos outros, mas aquilo não nos altera, nem afeta em nada. No fim das contas, você acaba tendo misericórdia e compaixão do outro. Este é o tipo de sentimento que o mal que habita num semelhante deve nos inspirar. Krshnamurti, que sei que você conhece, dizia no opúsculo "Aos pés do Mestre": "Pensar mal dos outros não me melhorará em nada e só piorará o outro."

Evidente que muitas vezez penso mal dos outros, mas procuro me enxergar, parar e dar meia volta neste tipo de pensamento e não estabelecer nenhum tipo de ligação com este outro. Tenha certeza disso: quando você pensa muito numa pessoa, ela também pensa em você. O pensamento não é algo morto, parado dentro de nossos mentes ou cérebros, mas semelhante a um fluído e à energia elétrica, que pode vincular benéfica ou não às pessoas.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Tereza,

não li detalhadamente o post do Nassif, mas achei curioso que ele também tenha se detido no assunto há pouco tempo. Verei com mais atenção.

Abraço frateno

Unknown disse...

Puxa,que bacana o blog do Nassif!Obrigado pela dica,Tereza!

Anônimo disse...

É verdade Jakob!Temos é que tocar as nossas idéias pra frente. Esquecer um pouco as
“chibatadas contra o Islã” vindas dos “brasileiros em sofás americanos” (é o que mais tem por lá). “São ricos virtuais passeando com seus barcos de ilusão pelo espaço, oferecem empregos, tentam convencer pessoas vendendo seus peixes intangíveis e remam contra a maré da paz!” Tomara que revejam seus conceitos e passem a aceitar o outro.

Anônimo disse...

Jakob

Que belo pensamento, e é verdade o mal que está em nós reconhece o mal do outro, e precisamos melhorar a nós mesmos sempre.

Exemplifico isto citando um fato que aconteceu ontem. Postei um comentário, na verdade uma brincadeira, com o Nick de Reino de Deus, que já havia postado há um tempo atrás em outro tema sobre religião.

O Petrus foi o único que respondeu, daquela forma de sempre, procurando, na boa, abrir o olho do detestável comentarista, e o personagem era realmente detestável, mas o Petrus, na sua boa fé não percebeu tratar-se de um engodo, pois provavelmente julga os outros pelo que ele é, achou que o cara estava falando o que pensava.

Petrus, desculpe-me pela brincadeira, mas ri demais com as suas respostas hilárias.

Mas Jakob, não falei especificamente de ninguém, apenas da política em geral, para que de vez em quando coloque um tema desses.

Abração

Anônimo disse...

Mohamad,

aquele site que descobri hoje, muslimheritage, é simplesmente maravilhoso! Tem sobre ciência, tecnologia, alquimia, arquitetura. Vou preparar uns posts em cima de algumas informações disponíveis lá. Amigo, por falar nisso, estou precisando de um arquiteto árabe, que conheça arquitetura islâmica. Se conhecer algum, por favor, me indique. Já falei com o Walid a respeito e peço a você e todos os amigos, para, se souberem, me indicarem. URGENTE!

Amigas e amigos, visitem (está em inglês, mas é fantástico e super-interativo):

http://www.muslimheritage.com/

Anônimo disse...

Olá pessoal deste espaço, do Espaço!


Tereza bom dia, vou abrir o link....

Muhamad, a questão como vejo do que coloca como falsa liderança, é que todos fazemos parte deste longa metragem que é a vida.

Ela precisa de heróis e vilões senão fica chata e tediosa, e perde a diversificação.

Eu pessoalmente não me incomodo, até acho que tem uns personagens alí disfarçados de religiosos que se pudessem colocar mesmo aquilo que pensam, seriam muito mais agessivos e tendenciosos que alguns a que se refere.

Vez ou outra expõem seu fanatismo militante religioso com nicks biblicos, mas são os mesmos que alí estão e não assumem. Neste ponto prefiro divergir com alguem que se mostra, pelo menos é mais assumido, e nisto o citado merece meu respeito e admiração.

Alguns vivem pregando Cristo, e não praticam nunca.

De minha parte, procuro ver o lado bom das pessoas, e sem dúvida por mais fanáticos que possamos parecer, todos temos um lado bom.

Ninguém é cem por cento mal, e nem cem por cento bom.

Creio que de acordo como foi encaminhado o comportamento no passado naquele blog, criou-se uma situação de confronto direto, e pessoal, totalmente densecessario.

Pode-se debater idéias,mantendo a calma, chamando o outro ao bom senso como observo a Tereza fazer de vez em quando, sem deixar se levar ao confronto pessoal.

Creio que foram jogadas muitas pedras, e aí estão os frutos,se houvessem jogado mais flôres, talvês o resultado poderia ser outro, ou se não fosse, pelo menos o aroma seria outro.

Vc deve perceber que me coloco, na questão referida sempre com educação e com um tratamento respeituoso com relação ao outro, não que eu tenha queira ensinar ou mostrar algo, é que não quero carrgeagr este karma de desagregação comigo,se alguem quiser levar, que assuma as responsabilidades. É nisto que eu acredito.

Mas creio que devemos nos concentar mesmo é neste espaço, mais construtivo, mais direto e que aproveita melhor o nosso tempo com mensagens de crescimento, e harmoniosa convivencia, mesmo tendo pontos de vista diferentes.

Apenas entrei mais fundo no assunto, porque se tratava de Beatles, e não queria deixar de contribuir de alguma forma,mas mesmo assim , o nosso post e as colocações aqui forma muito mais eclucidativas e construtivas.

Muitas vezes nos deparamos com pessoas que nos incomodam, agressivas em suas colocações, no fazem mal, se revidar-mos com o mal, as consequencias serão píores, estaremos tentando apagar o fogo com gazolina.

A propósito, apenas para deixar claro..eu comecei lá como Pedro, depois apareceram outros e virei Pedrom, e definitivamente fiquei como Petrus.

Um abraçoa todos.

Anônimo disse...

Então Rogério...

Acabei de colocar esta questão, tem pessoas lá que se colocam com nomes biblicos, para expressare o que relamnte pensam, sem assumir compromissos.

Mas quando respondo estas questões, realmente levo tudo na brincadeira mesmo, acho completamente pirante certas posições dogmaticas e com indentificações evangélicas literais, mas o fato de ser vc, me surpreendeu, pois já estava achando que eram outros.

Hoje escreví pa o tal do neto, outro radical, mas o Vit C é um grande amigo meu, e está sempre por perto paraajudar a lidar com radicais...

Um abraço, e gostei do personagem...dei muita risada tambem !

abraço...

Anônimo disse...

Eu entendi, Rogério. O post anterior e este me abriram os olhos para onde devo focar as coisas. Foi isso. Aprendi uma lição, muito produtiva. É claro que, quando necessário, trataremos destes assuntos dos posts. Mas foi como eu disse: acho que posso ser mais útil escrevendo sobre outras coisas. Todos ganharemos com isso.

Veja, Rogério, não tivemos um único post antes que fizesse qualquer menção a um certo jornal haver dado uma notícia com dois pesos e duas medidas sobre a Guerra dos Seis Dias. Pois foi o suficiente para ouvir e ver baixarias, ser agredido etc. etc. Isso estando em nosso próprio espaço. Por quê? Só existe liberdade para pensar e falar igual? Cheguei a ler um certo "jornalista" insinuando agressão pessoal. Ora, ele que seja capaz de desmentir o que provei aqui, com os links apresentados. Como diz o velho ditado, contra fatos não há argumentos.

Tem gente que acha que escrevi o post para denunciar algo ou alguém. Claro que não o fiz. Escrevi o post a pedido de dois comentaristas e também porque fiquei indignado com a nova caça às bruxas aos muçulmanos de todo o mundo, em função do pré-atentado inglês. Também com a ignorância da mídia, que não tem o menor escrúpulo em distorcer e mentir. Uma das boas coisas que aprendi definitivamente naquele velho blog, é que tem gente que é preconceituosa e que quer continuar assim. Por que irritar-se com estas pessoas? Qual nada! Devemos é tê-las como excelentes instrutoras de paciência, carinho e misericórdia. E quando não dá mais, simplesmente fazemos o que fizemos. Seguimos nosso caminho.

Veja quanta coisa boa a gente vem cultivando por aqui. Isso é o mais importante, meu amigo.

Um abraço fraterno para você e todos nossos amigos do blog Liberdade de Expressão e Cultura!

Anônimo disse...

Rogério vc viu o inferno que eu coloquei na cabeça do "tipo"?

Dizem que certa vez, um desses evangélicos de carterinha morreu, e chegou la em cima para saber aonde ia ficar.

Alguemm o recebeu, e disse ;

Vc teve sempre um bom karma, mas tem algumas coisinhas que ainda precisa aprender, então vc pode optar em ficar em dois lugares a sua escolha, vc ainda tem que passar por isso por sua atual estatura.

O cara disse _ Tudo bem vamos lá !

Desceram até um lugar bem abaixo.

Chegando lá, quando abriram a porta, havia um clima de alegria, uns caras pregando em voz alta, pessoas sentadas conversando, outras tomando refresco, uma beleza!

Um gramado maravilhoso, céu azul, passaros cantando...coisa paradisíaca.O céu que nosso amigo tanto sonhara!

Sairam de lá e foram para um lugar bem alto.

Abriram a porta é aquele silencio, yogues em posição de lótus, absortos na contemplação da divindade interna, anjos tocando harpas, um silencio geral!

O evangélico olho tudo aquilo e disse; _ Olha está tudo muito bom aqui, muito calmo, mas eu me identifiquei mais com aquele espaço anterior, tem mais cara do céu que eu imaginava, posso ficar lá mesmo ?

O condutor então disse que sim, e levou até lá embaixo na porta daquele local tão maravilhoso, foi embora.

Mas antes disse,-Agora que vc optou, naõ pode mais voltar atrás, ele concordou, e entraram.

Suepresa!

Um lugar lamaçento, cheio de sofrimento, pessoas se arastando na lama, almas penadas para todo lado, gritando,gemidos, aquele fedô danada, cheiro de enxofre fortíssimo!

Daí veio alguem para recebe-lo,e e ele disse - Mas ,amigo deve estar havendo algume engano, este não é o lugar que vim conhecer ontem, ou outro é maravilhoso, este aqui é um verdadeiro inferno!

O homenzinho, riu, e disse..Ah ! É que ontem nós estávamos em campanha eleitoral, agora que já conseguimos o seu voto, tudo voltou ao que era sempre!

Abraços a todos

Anônimo disse...

È isso aí Jakob....

Em seu lugar nem abriria as mesg, não valem apena nem serem abertas, eu não leio todo os lixo colocado por aí, apenas olho, e saio fora. só oheirinho já me afasta dalí.

sria interessante a todos nos deixarmos de comentar a respito de outros blogs neste espaço.

Em primeiro, que não tem nada a ver, quem quiser postar algo a respeito deve se dirigir ao prórpio local.

Em segundo, que os temas aqui são outros, estamos com outra proposta que não tem nada a ver com a outra.

Eu se tiver algo a dizer a quem quer que seja, direi lá mesmo a meu modo.

Confrontos, não são a minha praia preferida, posso até me defender como um tigre se meus valores espirituais forem atacados, mas sempre deixarei aporta aberta da concialiação e das desculpas pelos meus próprios exageros, pois assim não deixarei uma falsa impressão entre aquilo que falo e o que faço.

O sábio diz;

Não leve a sério demais as experiencias da vida, elas são experiencias sonhos. Não foram criadas para te ferir, apenas para que aprendas através delas.

Abraços a todos...

Anônimo disse...

Rogério...

E ainda disse...Vá na frente !

Rsssss

Dou risada de mism mesmo.rsssss

Anônimo disse...

Aiaiai petrus, de vez em quando NÃO faço isso:

"Pode-se debater idéias,mantendo a calma, chamando o outro ao bom senso como observo a Tereza fazer de vez em quando, sem deixar se levar ao confronto pessoal."

Desculpa então, sei que de boas intenções o inferno está cheio, mas sempre escrevo com a intenção que colocaste.
Bj

Anônimo disse...

Walid
O blog é de primeiríssima, mas sou suspeita, adoro o Nassif há mais de 20 anos...

Anônimo disse...

Petrus:
Gostaria de lhe dizer que revi o post no blog do Guterman, aquele dos menores em situação de rua, e percebi que cometi um erro no debate. O meu comentário, que achei ácido, não era para ser endereçado a você. Só depois de tornar a ler, é que percebi o tanto que fui injusto contigo. Peço, por favor, que aceite as minhas desculpas. Confundi-te com outro comentarista.

Anônimo disse...

Jakob,


Bem pouco posso opinar sobre Arquitetura, mas segue um link bastante interessante de uma matéria sobre construções islâmicas da Idade Média:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2007/02/070223_arteislamicafn.shtml

O que mais impressiona é o nível de detalhamento dos padrões geométricos. Como o pesquisador cita na matéria, fato que me deixou bastante impressionado, muitos detalhes que constam nessas construções usam relações matemáticas "descobertas" apenas no século XX.

O mais incrível é que desenhos assim (graftais) normalmente são obtidos via computador, utilizando programas que fazem uso de numerosas e complexas equações.


Uma boa tarde a todos!

Anônimo disse...

Link cortado...

Segue novamente:

Arte islâmica - BBC

Anônimo disse...

Tereza

Muito bom o Blog do Nassif, mesmo.

Eu sempre gostei mais da folha.


Petrus

Essa foi demais de boa.


Vai na frente...


Abração

Anônimo disse...

Rogério
Nassif saiu da Folha em 2006.
Por isso tem tanta legitimidade e isenção para falar dos grandes jornais. E se vc acompanhar, vai ver ele falando bem e mal de reportagens da Folha, Estado, Globo, etc, porque o que ele SEMPRE está a favor é do bom jornalismo...
Abços
Tereza

Anônimo disse...

Mohamad......

Nem me lembro mais disso, mas se é importante para vc, que assim seja..

Não levo a ferro e fogo esta questão de opiniões, estamos sempre mudando, o importante é ser como Gandhi no aspecto de sempre estar pronto para abandonar um ponto de vista, e troca de uma nova visão mais próxima da verdade.

Gandhi, teve em sua vida fases que viveu segundo as regras de cristo, depois segundo as regras islamicas,
e isso o qualificava para se colcocar em qualquer situação que envolvesse a necessidade de opinar, pois quando-o fazia, era com a experiencia de já haver visto a vida daquele prisma.


Fico eternamente grato pera consideração do ato de se dar ao trabaho de buscar, e se explicar.

Não havia necessidade, pois tenho-o em estima e consideração.

Meu mestre ensina; Não deixe mal entendidos para trás, procure sempre que possivel um esclarecimento, assim não dará chances satã (o engano), alimentado pelo mal entendimento reinar com a discórdia.

Um abraço

Tereza..

Sem modéstia, já ssistí cenas de vc ser atacada e ficar em silencio por um tempo, isto é pura sabedoria.

Um abraço....

Anônimo disse...

Amigas e amigos,

o importante é focarmos nossa atenção em nós mesmos, em manter o espírito aberto para o aprendizado. É desta forma que um aqui alimentará o outro, dando o que tem de melhor interiormente.

Estou bastante contente com a experiência deste nosso espaço, onde sempre aprendo tanto de vocês, e também de mim mesmo, percebendo em mim coisas que antes não via.

Tereza,

fico muito contente de vê-la mais por aqui. Sua opinião, dicas e carinho são muito importantes para todos nós.

Renato,

grato pelo link. Estou coletando material sobre arquitetura islâmica, que é simplesmente fantástica. Enviei umas fotos hoje para o Walid, da mesquita de Dejnee, no Mali. Simplesmente inacreditável...Trata-se de arquitetura orgânica milenar, que remete ao catalão Gaudi. Aguardem post a respeito.

Pedro,

uma historinha sufi para você e nossos amigos do blog.

"Havia um mestre sufi que se fazia passar por idiota. Era tido por todos como um tolo, pois sempre aceitava pilhérias e escárnios sem retrucar. Ele era o bobo da corte do Califa Harun Al-Hashid, o maior homem de sua época.

Um dia, o bobo -que era a alegria da corte- desapareceu. O rei ficou desesperado e mandou o exército inteiro à procura de seu truão. Mas nada de encontrá-lo. Passou um mês até que, como surgido do nada, o bobo retorna. Sem conter sua alegria, o rei lhe pergunta:

-O que houve? Onde você esteve que desapareceu um mês?
-Ora, estive no inferno, disse o bobo.
-Como?, perguntou o rei. No inferno? Está louco?
-Não, meu senhor. Estive no inferno.

Pensando que se tratasse de mais alguma brincadeira de seu truão, o rei perguntou:

-E como é o inferno?
-Ah, rei, é um lugar muito lindo, cheio de jardins, iluminado, repleto de passarinhos, disse o bobo.
-Mas isso é bem diferente do inferno do qual ouvi falar, disse o rei.
-Bem, contou o bobo, quando cheguei ao inferno, fui descendo por uma alameda muito florida, até me deparar com um homem imponente, que parecia um soldado. Então, eu lhe perguntei:
-Quem é você?
-Sou o guardião do inferno, disse ele.
-Mas como? Aqui não há chamas, nem dor, gemidos ou lágrimas.
-Ah, é que o inferno é bem diferente do que todos pensam. Na verdade, aqui cada um traz o seu próprio fogo."

Abraço fraterno a todos!

Anônimo disse...

Jakob

Muito legal a histórinha Sufi.

Como já disse, não sou, mas minha mulher é espírita, mas sendo curioso, li todos livros do Kardec que há em casa.

Este inferno parece muito com o descrito com o inferno dos espíritas, onde cada um sofre as consequências de seus atos até arrepender-se e evoluir, não há um lugar inferno, este está dentro de cada um,parece-me também que é a lógica de outras religiões, as orientais, das sucessivas reincarnações, não havendo retrocesso, apenas evolução.

Mas se considerarmos bem, veremos que a lógica se aplica também à nossa vida terrena.

Abração

Anônimo disse...

Rogério

o ponto é exatamente este. Estamos neste mundo aqui preparando nossa vida futura. Assim vejo. Os sentimentos que cultivarmos aqui não desaparecerão por um passe de mágica. Eles farão parte de nosso "corpo" futuro, que poderá nos atormentar ou ser uma bênção para nós.

Se uma pessoa viver aqui cheia de raiva e ódio, depois da morte, não terá mais seu corpo físico e nervos para amortecer o impacto de suas próprias emoções e as sofrerá como correntes elétricas permanentes. Se viver em amor, graça e caridade, após sua passagem, seu 'outro' corpo, engendrado nesta vida, começará a brilhar ao redor da consciência formada a partir deste mundo no qual, hoje, nos encontramos.

Tudo começa aqui. Agora é nossa chance. Quem quiser viver adormecido, passando tempo, achando que o mundo começa e termina aqui, viverá neste outro mundo dependente da misericórdia de Deus e daqueles cujas boas ações contarem a seu favor.

Bem, este não é exatamente um assunto para se conversar aqui, mas agora já foi. Nos deteremos mais sobre este assunto oportunamente.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Uma vez perguntarama Yogananda...

Mestre o senhor acredita mesmo que existe um inferno ?
E o Mestre respondeu....

E vc pensa que está aonde ?
_____________________________________________________
Comentario meu...

Cada um leva o seu inferninho portátil e sua mochilinha,
por isto que não adianta fugir para lugar algum esperando que os problemas terminarão, eles estão dentro de vc mesmo.

Vc pode viver num céu, num purgatorio, num inferno, vc é que nfaz a sua própria realidade. isto disse jesus, krishna, e todos os sábios...

A humanidade é que não tem sabedoria para compreender no momento e então cria monstros para poder alimentar os seus mêdos.

--------------------------------------------------------

Anônimo disse...

Jakob, só acrescentando que viver aqui com sentimentos, pensamentos e atos potitivos,e elevados já transformará a nossa existencia atual em um céu!

Abraços a todos...

Anônimo disse...

Oi Tereza,

se alguma vez fui mal-educado com você naquele outro lugar que você freqüenta, quero aqui publicamente pedir desculpas.

Com certeza eu estava irritado por outros motivos e imaginando que você estava no campo oposto, fui deselegante.

É muito bom ver você aqui no Liberdade de Expressão e Cultura. Como verás, aqui ninguém está chamando os outros de escória, animais, e outros adjetivos desagradáveis.

Veja se convence a Cláudia de participar aqui também. A presença e as opiniões femininas são muito bem recebidas.

Um abraço,

EVO

Anônimo disse...

Sim, Petrus, é exatamente isso. A felicidade está em sabermos nos equilibrar diante dos eventos externos, sejam eles bons ou maus. Não há mérito nenhum em ser alegre quando está tudo bem e triste quando as coisas estão ruins. Isso qualquer animal consegue. O mérito está em manter o mesmo nível de serenidade, vitalidade e amor, independente das situações externas.

Outra historinha sufi:

Chegou o discípulo para o mestre, em busca de sanar suas dúvidas e pergunta:

-Mestre, como faço para manter meu equilíbrio diante da instabilidade das coisas da vida?
-Bem, responde o mestre, quando as coisas estiverem boas, você deve ser grato. E quando estiverem ruins, você deve ser paciente.

O discípulo, na verdade, já havia atingido um grau superior ao próprio mestre, e só permanecia com ele em nome do amor que sentia por ele. Mas humilde, disse, em tom de pergunta:

-Mas mestre, meu cachorro age assim. Quando estou contente, eu o acaricio, e ele fica todo feliz comigo. Mas quando fico frustrado e com raiva, eu lhe dou um chute e ele, resignado, fica quietinho em seu canto. Será que eu deveria me comportar como um...cachorro? Não seria justamente o contrário, mestre? Nas horas em que tudo dá certo, eu não deveria me comportar com serenidade, sem exageros? E nas horas ruins, não deveria agradecer o que acontece, como oportunidade para conhecer a mim mesmo e como me comporto diante das situações?

Abraço fraterno a todas e todos.

Evo,

beau geste!

Anônimo disse...

Jakob,

mandei e-mail

Anônimo disse...

Evo
Quando foste deselegante comigo, eu estava MESMO do lado oposto ao teu. O que para quem quer liberdade de expressão não deve fazer a diferença, não?

Quanto às desculpas, para lá de aceitas, não sou rancorosa e não vale a pena...
Na boa, abço
Tereza

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Tereza,

obrigado por aceitar meus pedidos de desculpas.

Quanto ao que você escreveu sobre esse tal de Herodes, veja só o que o G. Vidal postou na nossa comunidade e pense:

______

Amigos da comunidade, insisto:

não sei quem são HERODES e BICUDO, que estiveram fazendo publicidade do nosso blog naquele outro. Nem sei se são daqui. Até pode ser gente alheia que só quer fazer tumulto, possibilidade que não é possível comprovar nem descartar.
Seja como for, se foi alguém daqui, por favor, não faça mais isso.

______

Eu pessoalmente acho que é gente de fora. Tenho certeza que todo mundo que participa da comunidade no orkut e comenta neste blog justamente se cansou do outro por causa do clima desagradável.

Um abraço,

EVO

Anônimo disse...

Caros amigos do blog
Ao meu ver vai se cumprindo expectativa de continuar a obter informação relevante e isenta.
Desde a primeira vez que se falou em construir um espaço como este, fiquei à espera de melhores fontes e material de leitura mais apurado.
É o que tem acontecido, "meus favoritos" do meu PC já se mede em metros. Não é só pela quantidade, mas fundamentalmente pela qualidade das informações que venho tendo acesso neste blog.
Estes dois últimos posts foram direto ao ponto numa área de atuação das sociedades que há muitos anos queria ouvir mais informações.
Me foi impossível participar, mas salvei muitas das informações que deverão servir-me para futuro.
Um abraço a todos, bom feriado !!!

Anônimo disse...

Tereza,

evidentemente que não concordo com o que o Herodes escreveu. Inclusive, estou preparando um pedido a todos, daqui e da Comunidade Liberdade e Cultura, a este respeito. Acho importante não confundir uma atitude individual de um comentarista deste espaço, com o que eu ou os outros pensamos e fazemos.

Não perco meu tempo com isso. Leia todos os comentários desde o começo deste blog, e veja como as pessoas se tratam entre si, bem como o espírito que estamos procurando imprimir ao espaço.

A frase depreciativa mencionada por você, obviamente, eu já a conhecia e você também. Porque tornou-se de domínio de muita gente que frequentou aquele blog. No entanto, jamais a usaria como foi feito e não concordo com quem o fez ou o faça.

No blog Liberdade de Expressão e Cultura, até hoje, não houve uma única desavença ou ofensas pessoais. Nenhum comentário foi deletado. Nenhum comentarista foi bloqueado. Confio que isso jamais será preciso, inclusive porque não usamos de dois pesos e duas medidas para lidar com os outros.

Estou de acordo com você, Tereza. Aqueles que não concordam com o outro espaço, não devem frequentá-lo; e, se o quiserem, devem se ater às regras de lá.

Ao mesmo tempo, observo que, no outro espaço, não apenas são usados dois pesos e duas medidas, mas ocorrem ofensas a este espaço aqui, e mesmo à minha pessoa, sob o beneplácito do responsável do blog, que convenientemente mantém aquilo que lhe convém, mesmo quando se trata de mentira.

Com relação ao Herodes, que é um querido amigo deste espaço, sim, e a quem conheço pessoalmente, tomarei as devidas providências.

De você, Tereza, gostaria também que observasse a quantidade de baixarias investidas a partir daquele outro blog contra este aqui, sob as vistas complacentes do seu mentor. Até ataque de hacker sofremos, sem contar outros tipos de baixarias. Portanto, espero que, se seu critério para ficar ou cair fora de um espaço for a lisura de atitudes e condutas, você veja como somos tratados naquele espaço. Mesmo discordando do responsável por aquele espaço, eu jamais permito que qualquer ofensa ou referência a ele prospere.

De toda forma, tomarei duas providências: conversar com todos os frequentadores deste espaço aqui e falar diretamente com o sr. Marcos Guterman. Chegou a hora de colocar alguns pingos nos ii e terminar de vez com esta situação, que não agrega nada a ninguém.

Um abraço fraterno

Anônimo disse...

Evo,

o "Hélio Bicudo" e o "Herodes" são a mesma pessoa e frequentam nosso espaço. Ele é uma pessoa muito querida, que, cansada dos desmandos naquele outro blog, resolveu partir para 'zoar'. Mas realmente isso não está levando a nada.

Embora não seja responsável por nenhum ataque -ao contrário, nós é que fomos atacados-, e também não responda pelo que as pessoas fazem individualmente, pedirei a todos que não participem mais daquele espaço, exceto se for para seguir as suas regras e, principalmente, com o mesmo espírito que é demonstrado aqui.

Se forem agredidos e não forem defendidos pelas regras do espaço, devem simplesmente se retirar.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Desculpa jakob, acho que me expressei mal.
Não disse que aqui se defende isso,nem que foi feito para tal.
Se aqui se partiu do princípio que lá não dava, não há de se repetir os mesmos erros, só isso.

E deixe o Guterman para lá no espaço dele, ele não pode impedir que critiquem aqui lá, assim como vc não pode impedir que critiquem lá aqui. Pode pedir e vetar baixarias AQUI, é o que eu acho, e tentar que as pessoas daqui não vão lá só para provocação, fica infanto-juvenil.

Porque não só do Guterman, vai-se acabar falando de outros jornalistas e pessoas que não gostamos e das que gostamos, até aí tudo bem. Mas não vamos invadir os espaços onde elas escrevem. Vale para o Guterman...

Anônimo disse...

Caros amigos...

Enquanto vcs estavam colocando pontos de vista a respeito destes fatos desagradaveis, envolvendo pessoas que participam tambem deste blog, andei conversanocom Guterman a respeito, no blog mesmo.

Sugiro que Jakob, e outros entrem lá e leiam, inclusive tereza poderia colaborar nisto pois como é assidua no blog, pode impor mais moral.

Postei inclusive uma parte da msg, enviada por Vidal, para mostrar a nossa transparencia neste caso.

Guterman disse que vai tomar providencias do seu lado tambem.

Este clima não interessa a este espaço que tem um proposta diferente e informativa apenas.

Se alguem entrar lá e escrever fique à vontade assim como eu transito pelos dois as vezes,mas jamais ficar colocando o nome deste blog, ou citando mesmo que indiretamente este espaço.

Se quiser brigar, que brigue, mas sem envolver os outros.
Eu pelo menos digo o que tiver que dizer diretamente para a pessoa.

A meu modo, mas digo.

Este clima de belicosidade, não interessa a maioria daqui, alem de estar fortalecendo aqueles a quem querem atingir, a força volta-se contra o agressor, e no caso está envolvendo a todos aqui.

Desculpe Jakob, estou falando apenas em meu nome.

Grato, e um abraço a todos.

Anônimo disse...

Em tempo..jakob, evitar citar o nome deste blog, lá...o pessoal fica colocando o nome de várias formas, como uma provocação.

eu já estava para comentar isso, mas já que aconteceu....


Abraços...

Anônimo disse...

Inclusive acho que vc deveria conversar com o Guterman, esclarecer estas coisas.

Ele fez comentarios elogiosos a respeito de seu carater, e o isentou destas ações.

Deveríamos evitar citar aqui,assuntos envolvendo o nome de alguem para evitar que pessoas interessadas em tumultuar fique levando e trazendo....

Se querem conversar a respeito de alguem que o façam e pvt, pois é muito desagradavel mesmo.


Abraço.

Anônimo disse...

Petrus,

meu caro, leia o que eu já havia respondido á Tereza. Eu já estou postando no Guterman. Entre lá. Agora, só depende dele.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Tereza,

me desculpe, mas há um contra-senso no que você falou. Por que a frase que você mostrou, foi postada no blog do Guterman, e não aqui. Neste espaço aqui, nada disso jamais foi dito.

Com relação a um pedido para que isso não aconteça, sem dúvida que o farei. Pode ficar tranquila e confiar. Eu não uso de dois pesos e duas medidas.

Um abraço

Anônimo disse...

Queridos amigos e amigas,

Quero pedir a todos, encarecidamente, que não entrem mais no blog do jornalista Marcos Guterman, no Estado de S.Paulo, a não ser que seja para debaterem em alto nível e obedecer a todas as regras daquele espaço. Se isso não for possível, afastem-se, sem responder a provocações ou a agressões. Não provoquem, nem aceitem qualquer tipo de provocação. É o que lhes peço de coração.

Desde que postamos os artigos "As manipulações da imprensa", as coisas pioraram. Fomos hackeados em nosso blog; tive meu nome exposto; fui xingado, dentre outras coisas. Isso não me intimida. No entanto, preciso pedir para não sermos nós os responsáveis por quaisquer conflitos. Se alguém tiver que começar algo de negativo, que este ônus não seja nosso.

Peço desde já desculpas se me expresso inadequadamente e reitero minha admiração por todos que frequentam e integram nossa Comunidade e o blog Liberdade de Expressão e Cultura.

Um abraço fraterno

Anônimo disse...

Petrus
Como sempre sábias palavras.
Mas se é como Jakob diz, que o cara escreve aqui e lá, Guterman sabe quem é pelo IP.
E não colocou nada a respeito.
Vi sua resposta e a dele.
Achei ambas ponderadas e corretas.
Bj
Tereza

Anônimo disse...

Querido amigo Jakob
Foi postada (e vetada pelo Guterman) por alguém daqui, para esse fato chamei a atenção.
Te conheço há tempos e sei que manterás o nível aqui, e no que depender de vc, agressões daqui não chegarão lá.
Bj
Tereza

Anônimo disse...

Tereza,

não há como impedir ninguém através do IP. Isso é uma tolice. Eu mesmo mostrei aqui o meio mais banal para se superar bloqueios. Há vários outros.

A melhor forma é estabelecer um procedimento JUSTO no espaço, sem dois pesos e duas medidas.

Estou conversando com o Guterman, OK? Fiquem tranquilos, que conseguiremos resolver tudo civilizadamente.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Tereza..

Creio que já deve ter observado que não tomo partido em agressões, mas sou firme com relaçao ao nosso amigo de lá.

Quando está certo eu apoio, mas quando não está não amoleço e fico alisando o égo, sou simplesmente direto e claro.

Acho que ao sermos passivos a uma das partes, nos torna coniventes ao fato.

Não quero me envolver em querelas particulares, até por que quando aqui cheguei o circo já estava em chamas.

Mas não permito ser manipulado para servir a interesses que não concordo. Já deixo claro no ato.

Não estou com isso afirmando que vc é conivente, mas sim que todos podemos colaborar mais quando percebermos que se está tentando conduzir a questão para pontos de vista mais pessoais em relação a pessoas.

Já andava observando nestas colocações e não me manifestei, mas a partir de agora se ventilar nesta direção vou entrar e me colocar.

Com isso espero colaborar no sentido de que o grupo não ser conduzido para um lado ou para outro.

A tentativa constante neste sentido está mais que clara, para servir a interesses pessoais e escusos.

A confusão, os males entendidos, as agressões, apenas interessam aos radicais, para isso chamaremos o Vitamina C.

Bem, a minha parte eu tentarei fazer.

Abraço....

Anônimo disse...

Petrus,

as coisas se normalizarão. Estou conversando com o Guterman. Conversarei com nossos amigos aqui e creio que o Guterman fará o mesmo em seu espaço.

Depois conversarei com você pessoalmente.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Ah, Petrus

antes que me esqueça: cuidado com excesso de Vitamina C. Ela destrói o sutil equilíbrio sódio-potássio do organismo (rs).

Abração!

regina disse...

Pessoal,
Acho que devemos manter o bom nível deste blog , ignorando todas as supostas agressões ao nosso espaço.
A meu ver existe uma criatura muito agressiva e ignorante no outro blog, que utiliza uma linguagem vulgar para dar suas opiniões.
Nada tenho contra outros blogs, e visito este por ser o mais educado e ponderado,aliás só opino neste atualmente.
Mas devemos continuar com a filosofia inicial que foi o caminho que o Jakob nos ensinou.
Estou aqui para aprender com quem sabe mais do que eu, e não ficar discutindo sôbre outros blogs.
Quem fala demais acaba dando bom dia a cavalo.
Cuidado, a linha entre o posicionamento e agressão é muito tênue.
Vamos continuar como começamos , sem leva e trás, é muito mais instrutivo.

Anônimo disse...

Regina,

agradeço muito suas palavras. De coração. Quero que saiba que a escuto sempre, bem como ao Petrus, pela permanente ponderação e experiência frente às coisas da vida.

De minha parte, além de conversar pessoalmente com alguns de nossos amigos, pedirei a todos que desejarem frequentar o blog do jornalista Marcos Guterman que não usem mais qualquer tipo de identificação ou chamada para nosso blog.

Também daqui para frente, não farei mais qualquer menção, em nenhuma circunstância, ao blog do jornalista Marcos Guterman. Se o fizer, será exatamente assim: mencionando seu nome completo, com todo o respeito que ele merece como ser humano.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Jakob
Vc como sempre correto e honesto. Parabéns.

Anônimo disse...

Petrus
Por isso postei o que vai abaixo em um post lá no Guterman, que sei que vc viu, mas gostaria para evitar mal entendidos por aqui que outros vissem. Gosto de lá e daqui. Não me meterei nas chamas, como vc diz..

Isso foi em resposta a quem dizia que por aqui se apregoava o terrorismo. Tirei o nome da pessoa, não é o que interessa. A mim interessa que meus amigos daqui entendam MEU posicionamento, embora com todo direito de discordar, mas respeitando-o, clima que tem sido sempre por aqui....
Abços a todos
Bom final de semana

"Acho sim que essas pessoas fazem falta. Discordei inúmeras vezes de alguns deles e fui até destratada por um desses.

A que eu saiba, não estão bloqueados, se desinteressaram, e posso dizer que o blog era melhor quando tínhamos a discordância presente.

Isso aumenta a possibilidade de não termos pensamentos maniqueístas. E ver as coisas sobre prismas diferentes nos ajuda a pensar melhor.

Como Petrus, Edgard Loepert, José Antônio e José Faraht.

O assunto é Bush e não me parece nem adequado nem delicado da sua parte, vc pinçar a parte do texto que te interessa e interpretar livremente como se fosse a verdade.

Não existe apologia ao terror. Existe crítica à imprensa.Vc soube dos espanhóis mortos? Dos yemenitas? Com o mesmo destaque que outros assuntos?

Assim como senti falta de Mordechai. São lados opostos mas importantes para o livre pensar. Não queria blog de comadres. Se todos pensamos iguais, não há o que discutir.

Atenciosamente
Tereza"

Anônimo disse...

Regina
"Quem fala demais acaba dando bom dia a cavalo."
Essa é muito engraçada...

"Cuidado, a linha entre o posicionamento e agressão é muito tênue."
Essa é muito verdadeira...
Bjs
Tereza

Anônimo disse...

Prezados amigos,

concordo que me exaltei e exagerei nas provocações, muitas vezes faltando com educação e fineza. Peço-lhes desculpas e declaro que voltarei para Jerusalém, governar aquele lugar não é fácil....

Bom dia.

Anônimo disse...

Tereza,

bom dia, querida amiga. Grato pelas palavras. Agradeço também a outros queridos comentaristas deste espaço, por não divulgarem mais nosso blog no blog do jornalista Marcos Guterman.

Fiquem tranquilos, pois o ambiente de paz em nosso espaço está e será preservado. Idem com relação ao blog do Guterman, pelo menos no que tange a pessoas de nossa convivência e até contato pessoal.

Abraço fraterno a todas e todos!

Anônimo disse...

Jakob acompanhei boa parte das discussões ontem no blog do Guterman... voce adotou uma atitude madura mas, a meu ver, humilde em demasia; o espaço é livre e com regras nem sempre bem claras; o Guterman tem uma predileção especial pelo judeu ortodoxo Mordechai e isso por vezes o leva a abandonar a neutralidade exigida. Talvez por questões de caráter eu gosto quando as discussões quase beiram ao ataque pessoal... não ataco primeiro, mas nunca deixo uma agressão sem resposta... minhas poucas e humildes armas são o humor, o sarcarmo contido e a capacidade de não deixar que as sandices de alguns me tirem a capacidade de pensar e expor esse pensamento. Voce agiu certo; foi adulto, mas talvez tenha dado ao Mordechai o que ele queria... uma submissão contida, mas visível. Cordialmente, Carlos Jarbas.

Anônimo disse...

Olá Carlos Jarbas!!!

Bom te ver por aqui, meu caro!
Eu, pessoalmente, acho que o Ibrahim agiu de forma coerente, todos lá já sabem quem é o Mordechai, quem é o Jakob, quem é cada um, por isso as atitudes mais incisivas estão absolutamente sem sentido e não trazem nada de construtivo e tudo que tinha que se falar a respeito, já fora dito.
No mais, aprecio sua conduta sempre muito educada e moderada.
Um abraço e ótimo final de semana!

Anônimo disse...

Olá, Carlos Jarbas

fico contente em vê-lo por aqui. Sobre a situação de ontem, me manifestarei por uma última vez a respeito.

É verdade que eu poderia ter sido mais incisivo e, inclusive, apresentado dados e informações adicionais. Mas isso não acrescentaria, nem resolveria nada.

Como responsável por este blog e como alguém que vem procurando imprimir uma linha de conduta que possa levar antes ao diálogo e à reflexão que ao embate, de maneira alguma eu me poria a discutir com um comentarista, que, todos sabem, tem sérios problemas psíquicos. Seria, inclusive, covardia.

Além disso, só havia e só há uma pessoa responsável pelo que acontece naquele blog: o jornalista Marcos Guterman. Só a ele eu devia me dirigir. E, saiba-o, houve um contato entre nós por outro meio que não o blog para sanar problemas e permitir que cada um siga seu caminho em paz.

Agradeço a todos que participam deste blog, cuja proposta é ser um espaço para a liberdade de expressão e a disseminação de uma cultura de paz, tolerância e respeito mútuo.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Boa tarde a todos!
Tereza e Regina: A própria vontade nem sempre bastará! Trata-se de lutar contra um adversário da “boca suja”. Vejam vocês duas: Um sujeito de lá sugeriu que fôssemos empalados. Quem fala mal dos outros, suja a língua e deve ser contestado com respostas à altura. Ofenderam a todos daqui. Não somos máquinas...

Carlos Jarbas: esta predileção do Guterman é o que me deixa assombrado. A afeição extremosa é facilmente perceptível. Nunca vi motivo algum para ele ser mantido com aquela “pose” toda no blog.

Jakob: De volta a bordo! Levantar âncora!

Anônimo disse...

Olá, Mohamad

grato, amigo.

Daqui a pouco temos post novo.

Abraço fraterno

regina disse...

Mohamad,
Não quero transformar este blog nem nenhum outro numa Faixa de Gaza, nós estamos aqui para dar o exemplo de maturidade e sabedoria, estas são nossas armas.
Não considero eficaz nem ao menos elogioso entrar nessa polêmica.
É assim que começam as guerras. A indiferença é demonstração de superioridade.
Nada de pérolas aos porcos.
Se existem pessoas de outro nivel, deixemos que elas se afoguem em sua ignorancia, mas não devemos mergulhar junto.
Este blog é um exemplo de civilidade e espiritualidade, este é um local acolhedor, e nosso mestre muito coerente, quando deixar de se-lo deixarei de frquentá-lo como já deixei de frequentar outros.
Minha ausencia já é um protesto suficiente,
Jamais guerra.

Anônimo disse...

Jakob reafirmo minha admiração por todos vocês... o humor do Walid é imbatível; os argumentos do Petrus, do Rogério, do Gore e do Mohamad são mais que consistentes... portanto, vc não precisaria se expor tanto... bastaria um único post e pronto... mantenha sua dignidade amigo... não conheço o Guterman mas tenho a impreção que é uma pessoa autoritária...deve ter adorado tuas palavras subservientes... Carlos Jarbas.

Anônimo disse...

PS: sei que aqui não há esse tipo de coisa, mas leia-se impressão...

Anônimo disse...

Ok Regina! Absorvo de seu comentário uma lição!

Anônimo disse...

... ainda tem o Kracker... você fazem falta no blog do Guterman... o nível caiu muito...

Anônimo disse...

Caro Carlos Jarbas,

se você quiser que o seu nome apareça no alto do comentário, em vez de aparecer como anônimo, é só selecionar a opção do meio, Outros, e escrever seu nome.

Sobre o seu comentário, o amigo Jakob não foi subserviente, foi fiel à sua extrema educação. Ele e todos nós estamos fartos dos arranca-rabos do outro blog e acredito que quase ninguém daqui voltará a postar lá. Ninguém quer ser chamado de "escória" ou de "lixo" e ver que o guarda-de-trânsito de lá não faz nada. Já quando o comentário é contra alguma coisa que ele defende, ele elimina na hora, antes de que outros possam ler.

Ao mesmo tempo é muito bom ver você participando aqui. Você é um cara super lúcido e suas opiniões valem muito. Pode ter certeza de que aqui ninguém vai dizer, como outros já te disseram , "não tá satisfeito, rua".

Acho que a opinião geral é que o assunto "blog do Guterman" já deu o que tinha que dar, está morto e bem enterrado. Agora é "bola prá frente"

Abraço a todos

EVO

Anônimo disse...

Evo obrigado pelas palavras...realmente coloquei em anonimato por falta de conhecimento... tu faz falta lá no blog do Guterman... to ficando sozinho contra os pitbulls.. Carlos Jarbas

Anônimo disse...

Evo,

suas colocações estão corretíssimas. As atitudes do Jakob condizem, de fato, com o que ele é: um homem educado e, como todos sabemos, inteligente.

Não é estranho, portanto, que ele tenha se valido desses predicados para que esse desagradável episódio chegasse ao fim sem mais querelas e baixarias - como alguns de lá estão acostumados a fazer.

Como disse a Regina, este blog é um exemplo real de civilidade. Mantê-lo assim, não é "responsabilidade" apenas do Jakob, que o administra, mas também, de todos que aqui comentam.

Não deixemos, portanto, que pessoas mal intencionadas acabem com o que temos de melhor aqui: a harmonia e comentários de excelente nível.

Como muitos disseram, agora é "bola pra frente"... para que possamos desfrutar de tantos outros excelentes posts que virão, não tenho dúvidas!

Boa noite a todos.

regina disse...

Jakob,
Há muitos blogs atrás o Petrus colocou com toda sua sabedoria o comentário Que se alguma coisa precisa ser mudada devemos começar por nós,e fazendo pequenos movimentos e pequenas contribuições,poderemos mudar este mundo hoje tão caótico e dividido.
Gostaria de comunicar que nós aqui na Ilha, tomamos a iniciativa de montar um centro que é um espaço aberto ao diálogo e reflexão de temas socioambientais,que fomentam o processo de construção de uma sociedade sustentável.
O Projeto Azimuth de preservação oceânica inaugura hoje o Centro de Cultura e Sustentabilidade " Estaleiro do Futuro".
Estão convidados a conhece-lo quando passarem por aqui.
O end é Rua Dr. Carvalho 184-A- centro Ilhabela.
Leia-se Vila que é como chamamos o Centro.
Tem um café muito simpático , livros, musica e um bom papo.
Isso tudo com o mar na sua frente.
Estamos às ordens.
Um abraço a todos do blog.

regina disse...

Onde escrevi Há muitos blogs atrás , queria dizer há muitos posts atrás, ato falho.
Freudian slip.

Anônimo disse...

Olá pessoal...

Seria interessnte tambem, não ficarmos convidando pessoas a participar deste espaço, dá uma impressão que estamos tentando esvaziar o outro blog, o que não condiz com a realidade, aliás nem que fosse nossa intenção não poderíamos.

Somos um pequeno grupo, num blog com um perfil diferençiado, por motivos em comum, e completamente diferente do outro.

É um espaço de convivencia, trocas e conhecimento, e não algo aberto para polemicas, como o próprio Guterman definiu em resposta a minha msg.Completamente distinto.

Creio que o que faltou durante a convivencia lá foi mostrar seus pontos de vista, sem agressão, não respondendo a agressões, mas sendo informativos, e claros, aliás é isso que as pessoas esperam de vcs, um outro ponto de vista.

Creio que o que descanbou foi que se acostumaram a se agredir e reagir agressões com mais agressão,e daí chegou hora que não havia mais respeito um pelo outro.

Então condenavam o outro por ser grosseiro,bruto, insensivel,neurótico,e agiam da mesma forma, os frutos vieram, e não foram bons.

Estou colocando isso, mas digo para mim mesmo.

Estou colocando isso, como uma forma de dizer que devemos mesmo é começar de dentro, e não apenas culpar os outros apenas, somos todos parte da mesma familia humana, apenas temos endereços diferentes.

Eu,sinceramente,prefiro um lugar ameno e gostoso como ees aqui, mas sempre que passar por lá e ler besteriras, racistas,nazistas, e depreciaitvas a qualquer etnia,ou pessoas, não deixarei de dar a minha opiniãos condenado o ato, seja de quer que seja, direita, esquerda, centro, cima, baixo, etc.

Agora, participar ativamente,... não é minha praia mesmo, não estou afim de polemica, nem de agressões, nem de baixarias.


Regina,

Grato pelas palavras, mas não sou nada disso, apenas estamos todos caminhando, aprendedno, e sou muito grato a todos pela chance de poder praticar junto ao grupo.

Quanto ao projeto, eu já visitei, é muito legal mesmo..tomei café naquele lugar chiquérrimo, e bonito na beira do mar.

Dunia,

Falou tudo e mais um pouco, cada um precisa se analisar e refletir antes de atuar, levando-se em consideração que está envolvendo o nome do grupo todo.

um abraço


Carlos Jarbas !

Grande figura do Ceará !

Gostei de sua presença por aqui, como somos livres podemos ir e vir para qualquer lugar...como vc disse as onças estão soltas!

Prepara a boleadeira meu velho !
No meu tempo era badoque tambem !

grande abraço!




Meu Mestre disse:

Havia uma fabrica em uma cidade que os funcionarios manipulavam rosas, então quando iam embora do trbalho, todos sabiam que aquelas pessoas que encontravam pelas ruas, trabalhavam nesta fábrica, não precisava falar nada.

Que apenas o aroma deste espaço seja a isca para atrair a quem quer que queira chegar até aqui, apenas pelo aroma, nada mais.

Um grande abraço a todos...

Anônimo disse...

[url=http://loveepicentre.com/success_stories.php][img]http://loveepicentre.com/uploades/photos/11.jpg[/img][/url]
radiometric dating paper [url=http://loveepicentre.com/]dating online magazines[/url] italian dating customs
free adultonline dating [url=http://loveepicentre.com/]radiocarbon dating[/url] speeding dating
define relative dating [url=http://loveepicentre.com/faq.php]browse dating community friendship[/url] fast easy dating sim

Anônimo disse...

fundamentals of industrial management ebook http://audiobookscollection.co.uk/fr/OBJECT-CATEGORIZATION/p225834/ refurbished ebook reader [url=http://audiobookscollection.co.uk/fr/Roberta-Conlan/m109834/]google adwords adsense ebook htt[/url] remnants k a applegate free ebook

Anônimo disse...

beginnig visual c ebook http://audiobookscollection.co.uk/de/William-Aspray/m132060/ torrent ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/Galen-Fott/m41226/]ebook rental[/url] airframe ebook

Anônimo disse...

ebook on vhdl design system http://audiobooksplanet.co.uk/Tom-Bialaski/m126014/ ebook christian the bondage breaker [url=http://audiobooksplanet.co.uk/Siva-Vaidhyanathan/m117604/]haze ebook torrnet[/url] ebook warez

Anônimo disse...

ebook doomsday genie http://audiobooksworld.co.uk/The-Selfish-Gene/p217542/ convert ebook pdf [url=http://audiobooksworld.co.uk/Networks-Protocols-and-APIs/c2162/?page=3]free ebook divine energy[/url] the purpose driven life free ebook

Anônimo disse...

best memory card retrieval software http://buyoem.co.uk/fr/product-37204/Managed-Switch-Port-Mapping-Tool-1-9 account payable scanning software [url=http://buyoem.co.uk/it/product-37107/Alabe-Reports-Professional-Natal-2-2]simple easy to use spc software[/url] computer temperature monitor software
[url=http://buyoem.co.uk/category-5/PC-Diagnostics?page=2]PC Diagnostics - Download OEM, Software Sale, OEM Software[/url] gappa software
[url=http://buyoem.co.uk/fr/product-37176/VeryPDF-PDF2TXT-3-2][img]http://buyoem.co.uk/image/5.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

best free online tax software http://buyoem.co.uk/product-37030/Veronisoft-IP-Monitor-Portable-1-3 panda software ville [url=http://buyoem.co.uk/product-35528/Axure-RP-Pro-6-0-for-MacOSX]best income tax software programs[/url] subliminal encoding software
[url=http://buyoem.co.uk/category-100-109/Antivirus-and-Security?page=3]Antivirus & Security - Software Store[/url] medical collections software
[url=http://buyoem.co.uk/fr/product-33471/Photomatix-Tone-Mapping-2-0-for-Photoshop-x64][img]http://buyoem.co.uk/image/2.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

computer software for making a will http://buysoftwareonline.co.uk/de/product-37227/Nufsoft-NatureStudio-2-5 grade 3 learning software for mac [url=http://buysoftwareonline.co.uk/de/category-200-203/Grafiken-and-Publishing?page=2]acoustic room design software[/url] weidmuller rail designer software
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/product-36356/Etasoft-EDI-Validator-2-1]Etasoft EDI Validator 2.1 - Download OEM, Software Sale, OEM Software[/url] zip software mac
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/product-36655/Aidfile-Raid-Recovery-3-3][img]http://buyoem.co.uk/image/3.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

[url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/serophene.htm][img]http://onlinemedistore.com/7.jpg[/img][/url]
cvs pharmacy los angeles http://certifiedpharmacy.co.uk/products/chloramphenicol.htm pharmacy ce november 9 [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/pilocarpine.htm]zantac online pharmacy[/url]
rite aid pharmacy media pennsylvania http://certifiedpharmacy.co.uk/products/levaquin.htm nmcp pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/topamax.htm]topamax[/url]
oncology pharmacy protocols http://certifiedpharmacy.co.uk/products/metoclopramide.htm online pharmacy sotret ipledge [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/cefadroxil.htm]meridia online pharmacy phentermine xenical[/url]
order mailorder drugs pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/lotensin.htm any cod payment on line pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/cialis-super-active-plus.htm]cialis super active plus[/url]

Anônimo disse...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/products/metoclopramide.htm][img]http://onlinemedistore.com/6.jpg[/img][/url]
prilosec pharmacy online sale http://englandpharmacy.co.uk/products/kamagra-oral-jelly.htm cvs pharmacy commercial [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/abana.htm]generic cialis uk online pharmacy[/url]
advancement in pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/pilocarpine.htm omnicare pharmacy new jersey [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/cefixime.htm]cefixime[/url]
zocor canadian pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/indinavir.htm india pharmacys online [url=http://englandpharmacy.co.uk/categories/anti-depressant-anti-anxiety.htm]shopko pharmacy stevens point[/url]
blount discount pharmacy west http://englandpharmacy.co.uk/products/sinemet.htm pharmacy estrogen [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/procalisx.htm]procalisx[/url]

Anônimo disse...

free asian dating websites http://loveepicentre.com/success_stories/ dating after 4 months
dating sleepovers [url=http://loveepicentre.com/]interracial dating community[/url] dating in san antonio tx
interracial dating cons [url=http://loveepicentre.com/]bisexual married dating[/url] dating site to meet soulmate [url=http://loveepicentre.com/user/ballulove/]ballulove[/url] dating another attorney

Anônimo disse...

married dating sites lori nistel http://loveepicentre.com/contact/ magazine dating interests
john gosselin dating someone already [url=http://loveepicentre.com/map/]dating tv[/url] free dating simulator games
christian siriano dating [url=http://loveepicentre.com/testimonials/]christian dating standards[/url] 100 free international dating [url=http://loveepicentre.com/user/gorgeous_19/]gorgeous_19[/url] dating support groups