quinta-feira, 12 de julho de 2007

O Oriente Médio e as não-armas para a Paz


No dia 12 de julho de 2006, há exatos 12 meses, iniciava-se uma nova guerra no Oriente Médio. Após um ataque na fronteira entre Israel e Líbano, provocado pela milícia libanesa xiita Hezbollah, Israel e o grupo islâmico começariam um conflito de mais de um mês, que terminaria com a morte de cerca de 1,2 mil libaneses, 200 israelenses e prejuízos da ordem de pelo menos US$ 2 bilhões para o Líbano. Ainda hoje, o Líbano se ressente dos efeitos da guerra e Israel vive períodos de instabilidade política, pela perda de credibilidade de seu primeiro-ministro, Ehud Olmert.

Um ano depois, pergunta-se: Quem ganhou a guerra? Os pró-israelenses dizem que Israel, já que o objetivo de afastar os milicianos xiitas de suas fronteiras foi alcançado. Os pró-Hezbollah afirmam que foi o grupo guerrilheiro, pois seu poderio continua intacto e cresceu no cenário político libanês, pela omissão do governo constituído daquele país durante a guerra e da adesão de setores antes avessos aos islâmicos.

Se há dúvidas sobre quem venceu a guerra, existe a certeza de que, outra vez, quem perdeu foi a região. Como também o mundo, envenenado por notícias diárias que espalham por toda a parte o ódio, inoculando no interior das pessoas o vírus do anti-semitismo, do terrorismo islâmico e do sionismo de tendência fascista.

Para o Oriente Médio e todos seus países, só há uma saída: a paz. Não a paz engendrada pelas grandes potências, que, como lobos em pele de cordeiro, articulam negociações que humilharão um dos lados. Não a paz dos grupos terroristas, que desejam a eliminação do Estado de Israel e a estigmatização de um povo que tantas contribuições deu e dá a toda a humanidade. Não a paz que segregue e humilhe os palestinos, confine-os em seu território dividido e ocupado, ou que entregue os povos árabes e islâmicos nas mãos de elites corruptas, que utilizam a religião como instrumento de manipulação das consciências.

Este tipo de paz resultará, no médio e longo prazos, em novos conflitos. Só há uma paz possível: a que leve ao desenvolvimento de uma cultura de solidariedade e convivência entre os povos no Oriente Médio.

Exército de Gandhis

A única solução para o Oriente Médio, ao invés do terrorismo e da luta armada, é a formação de um exército de Gandhis, com lideranças dispostas a atuar pela paz, preparadas e instruídas dentro de um espírito de não-violência. É mister que sejam líderes surdos às insinuações e provocações daqueles que propõem acordos incendiários, a retaliação, que jamais ficam satisfeitos com nenhuma solução e sempre querem mais. É imperativo que sejam líderes limpos, que amem mais à honra e ao semelhante, do que o dinheiro, os prazeres, as pompas e os encontros com chefes de Estado. É fundamental que sejam líderes que olhem para seus oponentes não como inimigos, mas como seres humanos; que entendam que palestinos e islâmicos não são animais, e que os israelenses não são monstros.

O surgimento de líderes com este espírito mudaria a correlação de forças na região, pela provável adesão de suas populações, fartas de lutas, guerras e ódio. Em sua essência, o islamismo é uma religião de paz (a etimologia da própria palavra significa 'Paz'); em sua essência, os israelenses são um povo de paz, culto e civilizado. Ambos, portanto, são povos abertos e pré-dispostos a reconhecer o outro e suas necessidades.

A ação da não-violência não representa passividade ou aceitação do erro alheio. Não significa, jamais, covardia, subserviência ao mais forte ou ir para o matadouro como um cordeiro trêmulo e sem reação. Gandhi ensinava: "A intenção daquele que pratica a não-violência nunca é embaraçar o adversário injusto. Ele não deseja suscitar-lhe o medo, mas alcançar-lhe o coração. A meta do não-violento é converter o mau, não o constranger". O Mahatma também dizia: "O princípio da não-violência em que acredito é uma força extremamente ativa. Não há nele qualquer lugar para a covardia nem para a fraqueza".

Um único homem, Mahatma Gandhi, foi capaz de conduzir milhões de seres humanos a superar o colonialismo britânico e alcançar a independência da Índia. Contudo, a semente da paz havia sido depositada dentro de Gandhi meio século antes, pela leitura das obras do pacifista norte-americano Henry David Thoreau, que pregava a desobediência civil contra as arbitrariedades do Estado em seu país. Posteriormente, o exemplo de Gandhi deu origem a outros grandes líderes, como Martin Luther King, que encabeçou a luta pelos direitos dos negros, nos EUA, e Nelson Mandela, na África do Sul.

Tanto Gandhi como Luther King foram mortos por extremistas inimigos da paz duradoura. Mas isso é o menos importante. O próprio sábio indiano conhecia os riscos a que estava exposto. Ele dizia: "Se encorajo de bom grado milhares de militantes a sacrificar a própria vida na luta não-violenta, isso não significa que eu não dê nenhum valor à vida. Sei apenas que, a longo prazo, daí resultará o menor número possível de vidas perdidas. Além do mais, é uma luta que enobrece aqueles que nela perdem a vida, e cujo sacrifício enriquece moralmente o mundo."

Frases de Gandhi

O princípio de não-violência em que acredito é uma força extremamente ativa. Não há nele qualquer lugar para a covardia nem para a fraqueza.

Não se impaciente com o fato de o método da não-violência parecer um processo extremamente lento. É, na verdade, o mais rápido por ser o mais seguro.

A força não diz respeito a uma capacidade física. Ela se baseia numa vontade indomável. É assim que um pequeno grupo de espíritos determinados, tomados por uma fé infinita em sua missão, pode mudar o curso da história.

Em nosso estado atual, meio homens, meio animais, nossa arrogante ignorância nos leva a pensar que concretizamos mesmo o projeto de nossa espécie pagando ofensa com ofensa, acumulando, portanto, o que é preciso de cólera para isso. Desejamos acreditar que as represálias são a lei de nossa espécie, quando todas as Escrituras indicam que as represálias nunca são obrigatórias, mas sim, quando muito, permitidas dentro de certas condições. A contenção, sim, é que é obrigatória.

Quando acatamos a não-violência, não devemos manifestar qualquer sentimento de cólera em relação á pessoa que nos causou algum mal. Não devemos desejar a ela nenhum mal, nem injuriá-la, menos ainda ataca-la fisicamente: devemos antes desejar-lhe uma sorte feliz e, em todo caso, suportar todo o malfeito que ela ainda pode nos causar. A não-violência implica uma total inocência.

Os maiores homens sempre foram solitários. Os grandes profetas, como Zoroastro, Buda, Jesus, Maomé, foram todos solitários. Mas, graças à fé em si mesmos e em seu Deus, graças à certeza de terem Deus ao lado deles, eles nunca se sentiram sozinhos.

Não pretendo ser um visionário. Vejo-me, antes de tudo, como um idealista prático.

Leituras recomendadas

"Princípios de Vida", Mahatma Gandhi, editora Nova Era

"Gandhi", de Louis Fischer"

A Desobediência Civil" e "Walden", de Henry David Thoreau

"Onde existe luz", Paramahansa Yogananda

"O Jardim dos Virtuosos - Volumes 1 e 2", coletâneas de frases e passagens da vida (hadiths) do profeta Muhammad, Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo

"Tu e Eu", Martin Buber

"Entre a água e a selva", Albert Schweitzer

Filmes

"Gandhi", de Richard Attenborough (DVD disponível para compra e locação)

Videos relacionados

Clique sobre o título para assistir. Nos dois primeiros, pode-se ouvir a voz do grande mestre.

Gandhi

One World

147 comentários:

Anônimo disse...

Amigas e amigos,

Neste dia 12 de julho, um ano após a guerra entre Israel e Líbano, temos um post que expressa a opinião do comentarista e seu amigo Jakob Ibrahim a respeito do que ocorre naquela bela região, celeiro de profetas e santos.

Recomendo que assistam o primeiro video. A música introdutória é emocionante. Depois, a voz de Gandhi nos revela um homem, ao mesmo tempo, poderoso e suave.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Uma data trágica que não deve ser esquecida pela humanidade. Foi em um dia como hoje, um ano atrás, que começou a cair definitivamente aos olhos do mundo inteiro a pele de ovelha usada pelo sanguinário lobo sionista.

Os soldados que serviram de pretexto para que o estado sionista massacrasse a população civil libanesa e a infra-estrutura do país foram capturados dentro do território do Líbano.

Lugar da captura dos soldados israelenses em território libanês

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/LebIs.gif


Áreas atacadas pelo exército israelense

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/91/Lebanese_Areas_Targeted_7-12_to_7-27.jpg


Áreas atacadas pela resistência libanesa

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/2006crisis_lebanon_israel.png


.

Anônimo disse...

Repito meu comentário feito na comunidade do orkut:

A captura dos dois soldados israelenses foi o argumento que Israel precisava para dar desfecho a um plano que teve início com o assassinato de Hariri. Qdo o primeiro-ministro foi morto, automaticamente a culpa recaíu sobre a Síria que na época dominava militarmente o Líbano e sofria a dura oposição de Hariri. Assim sendo, o exercito de Assad foi obrigado a sair do país por forte pressão popular, deixando as portas abertas de uma nação indefesa para Israel "fazer a festa". O Líbano, que vinha crescendo economicamente de forma estável e contínua, foi devastado estruturalmente num ataque que ocorreu no auge da temporada turística,sua principal fonte de renda.
Se o motivo de Israel fosse apenas deter o hezbollah, teria feito ações apenas no sul,perto de suas fronteiras e não atacado todo o Líbano, inclusive no norte e cidades sunitas e cristãs bem distantes de Israel e sem qulauqer relação com o "grupo terrorista".

Abraços a todos!

Anônimo disse...

Jakob,

uma das formas de resistência pacífica e muito eficiente é o boicote. Cada vez se expande mais pelo mundo o boicote aos produtos "made in israel". Todos os que somos amantes da paz devemos evitar continuar alimentando o terrorismo de estado. Caso contrário, também estaremos manchando nossas mãos com o sangue dos inocentes.

SE SOLICITA A TODAS AS PESSOAS DE BEM QUE QUISEREM LUTAR PACIFICAMENTE PELA PAZ QUE TRANSMITAM A TODOS OS SEUS CONTATOS A SEGUINTE INFORMAÇÃO E PROMOVAM O BOICOTE ATIVO A ISRAEL!


http://tinyurl.com/27ruj5

Anônimo disse...

Qto à busca da Paz, fica difícil saber qdo ela chegará, as gerações que agora nascem no OM já estão chegando com o "vírus" do ódio e ainda não inventaram vacina contra esse mal.
O que foi posto pelo Blogueiro, sobre o surgimento de Líderes Pacíficos, não teria espaço nesta geração, os líderes nada mais são do que o reflexo do desejo do seu povo: Nassarallah é amado pelos xiitas do Líbano,se ele cair aparece outro igual no lugar, portanto a busca pela paz ,se existir de fato,será longa e difícil, e levará gerações para se consolidar, pois o povo do OM está marcado pelo ódio e isso não se apaga de uma hora pra outra.

Boa tarde.

Anônimo disse...

No momento apenas posso dizer...

Mahatma Gandhi foi um Bapu(pai)na vida e na morte..

Pai de uma nação, pai de um firme propósito de jamais condecender com o ódio e o mal,mesmo que disfarçado em milhões de desculpas, étnicas culturais, e comportamentais para justifica-los.

Gandhi foi um mestre, um mestre de sí mesmo, foi um conquistador, um conquistador de seu eu menor, e um conquistador de corações espalhados pelo mundo inteiro.

Gandhi foi uma mãe, uma mãe de coração aberto, pleno de compaixão, para receber o maoior dos pecadores, como um filho, e perdoa-lo no fundo de seu coração, por quaisquer falhas..Amou profundamente,tanto hindús,quanto muçulmanos, quanto cristãos, e principalmente mais necessitados, os sem casta da cultura indiana, os párias.

Jai Gandhiji, jai Gandhiji, jai Gandhiji.

Anônimo disse...

Walid,

Infelizmente, como você mencionou, o ódio e o rancor vêm sendo cultivados desde a infância no Oriente Médio (vide as atrações infantis do canal do Hamas). Crianças que deveriam apenas se preocupar em estudar e brincar são pré-condicionadas para tomarem parte em futuros e possíveis conflitos.

Porém, e tomando como base o exemplo pós-Segunda Guerra Mundial, se virem a existir classes dirigentes empenhadas na busca da paz e da prosperidade (fazendo concessões e trabalhando em parceria) isso talvez não seja tão impossível. A hoje União Européia surgiu de acordos logo após a guerra entre Alemanha, Itália, França, Bélgica e Holanda. O ressentimento pelo que os alemães fizeram ainda existia no momento em que a idéia de uma Europa unida começou a germinar. Entretanto, esses países, e posteriormente os demais que aderiram ao bloco, finalmente compreenderam, após séculos de escaramuças, que o único caminho viável para o progresso era a cooperação com seus vizinhos.

Com certeza levará algum tempo para que o Oriente Médio chegue a esta mesma situação. Porém, como já disseram "toda longa caminhada começa por um primeiro passo".

Anônimo disse...

Amigos,

boa tarde.

Não importa quem começou a guerra; importa quem vai terminá-la.

Não podemos esperar pelas novas gerações, que correm o risco de nem nascerem se a atual estupidez continuar.

Não importa que os xiitas, sunitas, sionistas ou quaisquer outros "itas" e "istas" só tenham ouvidos, neste momento, para o radicalismo. Se isso ocorre, é porque pessoas que sejam exemplos vivos de paz estão ausentes.

Importa é o que faremos.

Gandhi já!

Anônimo disse...

Esta é a equação israelense: US$ 2 bilhões de prejuízo retardador para o Líbano. Um exército de Gandhis, com lideranças dispostas a atuar pela paz, preparadas e instruídas dentro de um espírito de não-violência, Jakob e amigos, é tudo que eles querem para poder entrar em ação. Um alvo fácil, desprovido de defesas eficientes, é o que eles querem. Se aparecer “Gandhis desarmados”, os abateram com maior facilidade. A única linguagem que eles poderão entender como estancadora do conflito, infelizmente, será quando seus vizinhos, em socorro ao Líbano, dominarem seu espaço aéreo e desenvolver tecnologia vanguardeira de guerra. Um abraço a todos,volto mais tarde!

Anônimo disse...

Errata:...os abaterão com maior facilidade...

Anônimo disse...

Mohamad,

discordo do que você diz, porque o exemplo de Gandhi não é um exemplo passivo, de um cordeiro indo para o massacre alegremente. E bem o oposto.

Muita gente diz que Gandhi libertou a Índia porque os ingleses eram "educados". Pois o tal império "educado" matou, de uma unica só vez, mais de 1.000 pessoas a tiros, numa passeata antibritânica não-violenta. Os "educados" ingleses fizeram uma das guerras mais sujas que a humanidade conhece, a Guerra do Ópio, na China, para obrigar os chineses a consumirem droga. Dai para baixo.

A força de Gandhi, Mohamad, vem de sua postura diante de tudo. Vem de algo muito maior do que meros discursos ideológicos.

Não tenho a menor dúvida que, se surgirem pessoas dispostas a viverem pela paz, sem se curvar aos poderosos -como Israel, EUA e os apelos terroristas-, e olharem de forma justa para todos os envolvidos, muita coisa começara a mudar na região. Haverá mortes? Sim. Haverá dor? Sim. Mas se chegará a um ponto em que os opressores serão desmontados dentro de si mesmos; e que haverá reação da população de seus proprios países em favor de quem atua em nome da resistência pacífica.

Evo,

não acessei seu arquivo, mas penso que nem todas as empresas israelenses devam ser boicotadas. Há muitas que são corretas e só vendem seus produtos. Além disso, grande parte do dinheiro para o exército israelense vem dos Estados Unidos.

Eu, por exemplo, não compro de forma alguma produtos chineses, em primeiro lugar porque são um lixo; em segundo, porque representam práticas comerciais iníquas; em terceiro porque e um país inimigo da cidadania e do meio ambiente.

Idem com relação a produtos transgênicos e que fazem testes em animais. Não compro nada disso. Inclusive, o IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor tem uma lista de todos estes produtos.

Para funcionar, o boicote deve ser realmene bem explicado à população, para que não fique caracterizada qualquer ideologização do processo.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Renato,

sim,uma saída é o vínculo economico,a dependencia financeira que sempre traz "paz", mas para se chegar a esse estágio é necessário uma base de interesse comum,como houve na Europa pós-II GM,e é isso que não vejo hj no OM.Como imaginar um mercado comum na região, com os EUA mantendo ditadores amigos em um país e inimigos chamados "terroristas" bem ao lado,fazendo uma manipulação de interesses com seu filho querido(israel)em detrimento de outras nações?Fica muito dificil chegar assim até a união economica que seria benefica para todos.
Tenho certeza que se não fosse a união economica,a Europa ocidental estaria em sucessivos conflitos políticos e étnicos.
Grato.

Anônimo disse...

Jakob,

permita que eu discorde do seu argumento. O boicote não é contra uma empresa específica, é contra a indústria israelense e todos os produtos fabricados em Israel.

Todas essas empresas pagam impostos ao estado terrorista. Inclusive as empresas cujos donos são corretíssimos judeus ou árabes israelenses.

Você mesmo diz que não compra de forma alguma produtos chineses. Será que na China não existe um único fabricante correto?

Jakob, você tem toda a razão quando diz que grande parte do dinheiro para o exército terrorista israelense vem dos Estados Unidos.

Portanto amplio a minha proposta:


SE SOLICITA A TODAS AS PESSOAS DE BEM QUE QUISEREM LUTAR PELA PAZ QUE TRANSMITAM A TODOS OS SEUS CONTATOS A SEGUINTE INFORMAÇÃO E PROMOVAM O BOICOTE ATIVO A ISRAEL E AOS ESTADOS UNIDOS!


BOICOTE ISRAEL

http://tinyurl.com/27ruj5


BOICOTE OS ESTADOS UNIDOS

http://www.vicpeace.ca/images/boycottusa.jpg


BOICOTE PELA PAZ

http://www.consumers-against-war.de/bilder/gbp.jpg


BOICOTE EUA E ISRAEL

http://jerusalem.indymedia.org/uploads/zzz.gif


Gandhi aprovaria!

Anônimo disse...

Quando vc se arma, mais e mais, tentando superar o seu oponente para alcançar a paz, vc não está interessado na paz.

Está imteressado apenas em suplanta-lo pelas armas, em demonstar a sua pseudo-força.

Não venceu seus ódios, e ressentimentos adormecidos, latentes prontos a se manifestar, então com mais e mais armas, nas mãos vc será tentado a acreditar que poderá desta vez vence-lo.

Esta é uma velha formula, tentada, e tentada, pela humanidade para resolver suas pendencias com o inimigo.

Esta mais que claro que não funcionou nunca, pois a paz continua ainda muito distante.

A violencia é como umabola de neve, quanto mais a alimentar, maior fica.

Gandhi trouxe uma nova forma de resolver as diferenças, com sinceridade, honestidade, humildade, (que não se confunda com fraqueza, pois o humilde não é fraco, ele é mais forte, pois usa força parte do principio da justiça, conduzida pelo interno),ele deixou a fórmula, praticou, e provou ser possivel.

Ter uma arma nas mãos, mostrar para seu inimigo,isto não é sinonimo de força.

Força é vc tomar porrada, como os seguidores de Gandhi, tomaram, caiam e levantavam, tomavam mais, caiam e levantavam, e diziam: "Vcs podem destruir o meu corpo, mas jamais me destruirão os meus ideais"

E humilhou seus inimigos cheios de armas, humilhou o império.

Não se trata desta ou daquele exército, deste ou daquele tempo,que funciona está provado.

Mas continuamos a pensar que podemos resolver os problemas como nossos pais.

Como dizia aquele verso em verdade, na canção:

Você pode até pensar que estou por fóra, ou então que estou inventando..

"Minha dôr é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos, como nossos pais".

Apesar de discursos, e discursos, de paz, infelizmente ainda acreditamos que a guerra, vai resolver os nossos problemas.


Jai Gandhiji, Jai Ganghiji, Jai Gandhiji..

Um abraço a todos

Anônimo disse...

Concordo com o EVO, boicote neles!!

Anônimo disse...

Concordo com você Walid...

O que possibilitou a reconstrução e a prosperidade da Europa Ocidental foi justamente o fato dos EUA reconhecerem um grande erro do pós-Primeira Guerra: apenas apoiar seus aliados e humilhar de maneira severa os vencidos.

Claro que outros fatores, como a Rússia às portas da Europa Ocidental e dominando os países da "Cortina de Ferro", contribuíram para isso. Mas se também os norte-americanos deixassem à míngua a Alemanha (no caso a Ocidental), o Japão e a Itália, novos conflitos voltariam a acontecer. Tudo motivado pelo ódio e o ressentimento.

É também verdade que essa "ajuda econômica" foi acompanhada pela ocupação e a criação de bases militares (principalmente na Alemanha). Porém, no todo, serviu como ferramenta para apaziguar a parte ocidental daquele continente.

Mais sangue será derramado enquanto Bush e os futuros governos norte-americanos penderem para apenas um lado da balança. Todas as partes envolvidas no conflito terão de fazer concessões e aceitar o outro se realmente quiserem obter a tão almejada paz.


Uma boa tarde a todos!

Anônimo disse...

Também estou de acordo com o Evo. O boicote é uma arma pacífica e de grande impacto.

Sei que é quase impossível deixar de comprar todos os produtos feitos nos EUA ou por multinacionais dessa origem.

Só compro algum desses produtos quando é absolutamente vital e não existe outra opção.

BOICOTE OS PRODUTOS DE ISRAEL, DOS ESTADOS UNIDOS E DA INGLATERRA.

LUTEMOS PELA PAZ E PELA VIDA!

Anônimo disse...

Amigos,

Fotos da BBC sobre a reconstrução de áreas afetadas pela última guerra no Líbano:

A reconstrução do Líbano - BBC

Unknown disse...

Para quem acha que a acao de grupos fundamentalistas islamicos contra Israel e' uma estrategia legitima, e nao uma tatica burra, sugiram que leiam esse artigo a respeito de uma das varias vitimas do conflito:

http://www.pazagora.org/impArtigo.cfm?IdArtigo=734

Anônimo disse...

É Renato, as perdas materiais podem ser recuperadas lentamente.

Já as vidas perdidas, as crianças queimadas, as que ficaram sem braços e pernas, os horrores da guerra, isso não tem conserto.

Não foi a primeira vez que Israel invadiu o Líbano.

A invasão tinha sido prevista meses antes. Estavam à espreita, esperando qualquer pretexto.

O pretexto chegou quando foram capturados soldados israelenses na fronteira. Israel diz que foi do lado deles, o Hesbollah disse que haviam invadido o território libanês. Um detalhe menor diante do massacre premeditado da população civil, da destruição do Líbano.

O jornal israelense Haaretz confirma.

A GUERRA FOI PLANEJADA VÁRIOS MESES ANTES

http://www.haaretz.com/hasen/spages/834549.html

A Palestina continua ocupada. A colonização não cessa. Estão construindo um muro do Apartheid dentro do território palestino da Cisjordânia. A saída da Faixa de Gaza foi uma farsa. Gaza permaneceu sob estado de sítio, estrangulada.

EVO, vou seguir o seu conselho.

BOICOTE ISRAEL

http://tinyurl.com/27ruj5


BOICOTE OS ESTADOS UNIDOS

http://www.vicpeace.ca/images/boycottusa.jpg

regina disse...

O boicote aos estados Unidos seria o suficiente,já estariamos boicotando Israel.
Mas, isso será bem mais díficil, apesar de ser o ideal
Teriam outra sugestão?

Anônimo disse...

Evo,

não compro produtos chineses porque todos os que chegaram às minhas mãos até hoje são lixo. Ou seja, aplico, em primeiro lugar, critérios de avaliação da qualidade do produto.

Israel, pelo menos internamente, não pode ser comparado à China, que é um regime despótico. Todos sabemos disso.

Além disso, Israel tem grandes contribuições à irrigação no mundo todo, mesmo no Brasil; também na medicina, nas áreas da nanotecnologia e tantas outras. Muito desta tecnologia é vendida e transferida ao mundo. Creio que devemos ponderar antes de boicotar de maneira generalizada.

Por princípio, não compro mesmo produtos que usem transgênicos ou matérias-primas que agridam a saúde e o meio ambiente. Ou aqueles que tenham sido testado em animais.

Depois, evito produtos das grandes corporações, que reconhecidamente estejam envolvidas com dominações de diversos tipos. Há várias multis na mão de israelenses, neste quesito.

Mas será justo penalizarmos o pequeno produtor ou o fabricante de produtos que nada têm de ofensivo aos seres humanos? Devemos refletir bastante antes de adotarmos uma posição mais efetiva.

Petrus,

concordo em gênero, número e grau com você. A violência deve ser completamente rejeitada naquela região. O boicote é uma não-arma de resistência pacífica. Luta armada, não. Acabou. Não deu certo. Não dará. Não-violência. As próximas gerações devem ser educadas neste princípio.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Olá, Daniel

desculpe por não tê-lo cumprimentado antes. Seja bem-vindo ao nosso blog.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Amigas e amigos,

recomendo a todos os comentaristas do espaço que leiam o artigo postado pelo comentarista Ricardo Tichauer. É curto e breve.

http://www.pazagora.org/impArtigo.cfm?IdArtigo=734

Creio que todas as estratégias que não se envolverem com violência física são lícitas. Fora disso, não há solução, exceto segregação, morte, terrorismo etc etc etc.

Anônimo disse...

Acredito que, apesar da boa intenção, essa idéia do boicote seja difícil de ser seguida à risca e em todas as esferas.

Talvez o exemplo mais notório seja ao utilizar o Windows. Se você utiliza este sistema, o Office e outros aplicativos da Microsoft, estaria de qualquer forma enriquecendo o homem mais rico do mundo e uma das maiores corporações.

Nem o Linux está mais livre da "sanha capitalista". Oracle, HP e IBM já lucram bilhões com a outrora "vedete" do software livre. Estas 3 empresas também são da terra do "Tio Sam".

A própria Internet, seus protocolos e sua administração está sujeita à ingerência norte-americana (foram eles que criaram tudo).

Este blog, se não me engano, é disponibilizado pelo Google que também é norte-americano.

Muitos dos componentes eletrônicos de nossos computadores, celulares, DVDs e televisões são de origem chinesa. E fabricados de uma maneira que a grande maioria daqui já conhece (e abomina).

Não quis criticar ninguém escrevendo isto, mas apenas lembrar que avacalhamos os americanos e ao mesmo tempo fomos "fisgados" por duas invenções marcantes dos mesmos: o computador e a Internet. Vale também para o exemplo da China.


Uma boa noite a todos!

Anônimo disse...

Sr. Jacob Ibrahim:

Apesar de ter seus argumentos como coerentes e ideais para o futuro da humanidade (TODA E EM PARTICULAR PARA MEUS FILHOS E NETOS) penso que embora discordando do falecido MAO de que "todo poder está na ponta do fuzil"acredito quepara os EUA e Israel,inclusive nosso Lula lá (vide este arremedo de conflito com o Sr. Chaves: é pura enganação! O sr. Lula lá está, a meu ver, querendo ser o dono da América Latina! pensando é óbvio, que detem o poder Militar e Geopolítico da América Amerindia )o que impera é a incoerência, a irresponsabilidade, a "rasgação de seda" em favor dos EUA, a Covardia em tomar posturas internacionais, e por aí à fora..
Para seu desagrado, vou com os Srs. EVO VIU A UVA,MOHAMAD E DANIEL.
Sei que é lamentável ter que dizer isto. Para mim soa como uma Declaração de Guerra!Porem a realidade é esta: Israel jamais vai entender que queremos PAZ! Os EUA irão continuar nos tachando de terroristas. Penso que teus argumentos são válidos para ensinarmos aos nosso filhos e netos,porem não para nós nos dias de hoje onde nos deparamos com lobos travestidos de cordeiros diáriamente, em todos os lugares que circulamos ou penetramos (noticiários lidos,ouvidos,televisivos, internet, etc.)

Um forte abraço, deste que está iniciando no teu blog por recomendação de outro admirador teu.

Antonio Gamo

Anônimo disse...

Prezado Antonio Gamo,

seja bem-vindo, amigo. Grato pelas palavras e pelos comentários. Veja, amigo, nossa intenção aqui é semear. A colheita só virá depois que a árvore nascer, crescer e der frutos. A cada um de acordo com sua compreensão e seu momento.

De coração, espero e lutarei, sempre, por soluções pacíficas aqui e onde me seja possível atuar.

O importante, neste nosso espaço aqui, é criarmos um ambiente de reflexão sobre o mundo que nos cerca e nós mesmos.

Um abraço fraterno

Anônimo disse...

Amigos:

Completando, hoje faz um ano do conflito Libano - Israel e o que está ocorrendo???????????? o exercito do Libano "detona" em cima de Palestinos no campo de refugiados de Nahr al Bared. Quem sofre? mulheres e crianças inocentes. À mando de quem o exercito efetuou este ataque??? Estamos aqui falando de Paz, querendo a Paz, e os governantes continuam surdos aos nosso apelos.
Continuam travestidos de cordeiros.
Continuam ignorando que a HUMANIDADE um dia teve um GANDHI, um BUDA, um CRISTO, um M.ECKARDT e que poderíamos solucionar problemas internos ( Palestina - Hamas - Fatah )e externos sem siquer darmos um tiro.

Até logo mais

A.Gamo

Anônimo disse...

Parabéns pelo ótimo comentário, Renato.

O mais importante, queridos amigos, é nossa atitude pessoal no dia a dia. Como tratamos a nós mesmos, aos outros e até aos nossos inimigos. È isso que nos definirá como seres humanos e ao nosso raio de ação sobre nossos semelhantes.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

"As gerações futuras terão dificuldade de acreditar que um homem como este, de carne e osso, um dia caminhou pela Terra."

Albert Einstein, sobre Gandhi

regina disse...

Jakob,
Quando disse que seria dificil boicotar os Estados Unidos, estava pensando justamente no que o Renato disse tão bem.
Como boicotar os Estados Unidos sem boicotar a nós mesmos,privando-nos de toda tecnologia que eles criaram? Muito dificil.Outra solução pacifica deve haver, como agiria Gandhi agora?

Anônimo disse...

Olá Regina,

claro que é difícil boicotar tudo made in usa, falando de tecnologia.

Mas em outras áreas há uma quantidade incrível de produtos iguais ou melhores que os dos EUA feitos em outros países.

Vamos colocar a criatividade em marcha!

Anônimo disse...

Jakob

Esse é o tema que une a teoria à pratica. Perfeito.

É difícil saber onde fica a linha divisória entre a utopia e o possível.
Se não houvesse um Ghandi, um Mandela, talvez ainda acreditássemos que pacifistas são alienados portando cartazes em passeatas, que a paz seja apenas o cansaço da guerra.

Esta é a verdadeira revolução, contestarmos o poder da guerra de todas as maneiras, pacificamente para que esta morra por inanição.

Nos tempos atuais em um contexto democrático teoricamente seria mais fácil que à época de Gandhi, em um estalar de dedos do povo, os governantes curvariam-se à sua vontade.
Porém sabemos que isso não acontece exatamente.
É certo que o poder da opinião pública faz governos balançarem, porém aquela é uma criança com humores voláteis, empolga-se com a fácil idéia de que uma guerra é boa para combater o terror, para destronar um ditador sanguinário. É facilmente conduzida pelas mentiras arquitetadas pelo poder e amplificadas por meias verdades plantadas insidiosamente pela mídia vendida e comprada.

Sempre tive intuitivamente o pensamento de que a não violência, a revolução silenciosa fosse o melhor caminho, porém em dúvida se realmente fosse aplicável, se não era apenas mais uma utopia vazia. Mantendo a posição de lutar contra moinhos de vento inutilmente apenas para em príncipio negar as injustiças e descaminhos da humanidade, sem vislumbrar uma saída efetiva.
Porém ultimamente, tomando contato com novas idéias, nos blogs em que participei conhecendo um pouco melhor a história, especialmente o fato único da libertação da Índia, conduzida por um líder, que de forma inusitada, contra todas as possíveis ánalises históricas, contra uma aparente lógica, conseguiu vencer uma guerra sem pegar em armas, apesar de exceção rara, mostra que é possível este caminho.
Porém a maior dificuldade está em conseguir que a massa tenha acesso a essa informação. Outro dia um comentarista, um cara inteligente e culto, postou um link, um artigo de um colunista da folha, cuja opinião generaliza os pacifistas como alienados que não sabem o que fazem, se não fosse por Gandhi, poderia quase concordar com o colunista, anexarei o link abaixo.

Fazer diagnósticos sobre um problema é díficil, requer conhecimento em profundidade, propor tratamento é a mais inglória das atividades, nem sempre sabemos se pode funcionar, o futuro é incerto.
As utopias comunistas belas na essência, não vingaram pois a forma de implementá-las foram incompátiveis com a propria essência destas, a justiça imposta através da injustiça, da violência.

Mas neste caso não, está provado, é possível, apesar de demandar grande empenho. E se a informação e a comunicação podem ser manipuladas para direcionar, é esta mesma arma que pode nos libertar.

Este tema é muito grande para este valoroso, porém pequeno blog, esta informação deve ser alardeada nos quatro cantos do mundo, apesar de muitos interesses contrários, a imensa maioria é favorável à paz, se soubessem, os palestinos não atenderiam mais a seus mesquinhos líderes, se cruzassem os braços o efeito seria imediato, não haveria mais ataques à Israel, Os senhores da guerra não possuiriam mais desculpas para suas ações, cairiam em desgraça, ou mostrariam de vez sua verdadeira cara.

O melhor caminho para formar um exército de Gandhis é mostrar às pessoas que elas podem ser Gandhis.

Porém não podemos deixar de ponderar o dito pelo Walid.

É díficil, mas não impossível, nascer um líder desta estatura no caldo de cultura do ódio do Oriente Médio. No entanto podemos fazer nossa parte, pressionando a partir de diversos pontos do mundo, semelhantemente ao que ocorreu quando da queda do Apharteid sulafricano, o peso da opinião pública externa, contribuiu muito para o desencadeamento favorável dos fatos.

Sugiro que o seu comentário inicial, ou outro elaborado co este fim seja passado por e-mail para todos os endereços dos participantes do blog, para alastrarmos esta idéia, plantarmos sementes da paz.

Abração


http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult2707u43.shtml

Anônimo disse...

Jakob e amigos
Desculpem pelo comentário, que pode ser simplista.
Recebi semana passada para um almoço um casal de amigos brasileiros, que hj moram em Israel.
São pela paz, a firma em que trabalham conta com inúmeros árabes israelenses e não israelenses.
Mas moram a pouca distância do muro. Que a princípio foram contra, mas hj mesmo pensando em paz, não negam que permite que fiquem mais sossegados quanto aos ataques suicidas, nos quais já perderam um filho.
Não há santos nessa história, nem de um lado, nem de outro. A dita desproporcionalidade do ataque israelense me parece o óbvio: tem maior poderio militar. Ou vcs acham que se o Hezbollah pudese não teria destruído Israel?
Os constantes bombardeios na Galiléia sob as vistas grossas do Líbano não são tão pouco lembrados. Me faz lembrar a história que a ditadura na AL foi coisa da CIA. Provavelmente participaram, mas a grande culpa é dos donos do poder DAQUI na época, assim como em Cuba se treinavam guerrilheiros.
A história que os terroristas são uma "defesa" contra o lobo mau me parece simplória, até porque as armas usadas pelos terroristas não são paus e pedras... Está na Consituição do Hammas: o fim de Israel...Como negociar?
Uns vão usando os outros como desculpa para seus desvarios, sempre defensivos na análise própria, mas duvido muito desa explicação.

Quanto ao boicote, bobagem. Não existe meia-gravidez. Ou se boicota tudo, ou não tem legitimidade. Para exemplificar, na minha área, nada aceito da Indústria farmacêutica. Nem viagens, nem congressos, nem canetas ou bloco de anotações...

Gostaria de indicar um livro do Gandhi, escrito pelo próprio, onde fala do ahimsa, do Satyagraha e INCLUSIVE, da necessidade do povo estar preparado para assim lutar, porque em diversas passagens conta que desistiu de usar os princípio pois os próprios hindus não estavam prontos para isso, e a coisa descambava em violência.
Chama Minhas Experiências com a verdade, é escrito por ele mesmo.
Abços a todos.

Anônimo disse...

Tereza

Não considero simplismo. porém melhor o simplismo sensato que traga luzes sobre o assunto que complicadas análises que podem obscurecer a verdade.

Seguramente o casal israelense está mais seguro com o muro, e quem em sã consciencia seria contra a própria segurança e de sua família?.

Da mesma forma fico mais seguro quando fecho o vidro em faróis de trânsito, pois um daqueles meninos podem atacar com uma faca, se pudesse ele levaria o carro embora e tomaria tudo que pudesse.

A questão é realmente complexa, não há culpados definitivos que possamos detectar e atacar, alguns concorrem mais para aumentar o conflito, não são só ações de primeiros ministros e congeneres, todas as pequenas atitudes, pequenas ações, simples opiniões de cidadãos, o exercício da política dos comuns, somam forças para totalizar uma situação.

Portanto não há o que fazermos, que possa fazer muita diferença, a não ser o que fazemos aqui ou em qualquer outro fórum, trocarmos idéias e aprendermos, para que pelo menos esta parcela de cidadãos contribua mesmo que de maneira ínfima, em minorar o conflito se possível, criando pequenos focos de pacificação, ressaltando ações positivas. A esperança é que esses focos aumentem.


Abraços

Anônimo disse...

* Exagerei no seguro, segurança.

Anônimo disse...

Tereza: muros separatistas sempre me pareceram indecências desumanas. O exemplo do conforto que seus amigos tiveram com a construção do muro, é válido, mas não acho uma “receita solucionada” para o caso. Queria que todos ficassem juntos.Um pedindo copo de açúcar emprestado pro outro.Vizinhos de escutar um grito de alegria do outro.

Cada vez mais grupos pacifistas israelenses, como o Paz Agora, citado no remissivo artigo que o Jakob sugeriu, perdem posições de lideranças. Manifestações pela paz que se brotam contra a “parede apartadora”, são preteridas pelos construtores de “muros indecentes”.

Fazer cessar (uma briga), apartando os contendores com paredes, é uma atitude desagregadora e não resolvera o problema. O muro é um símbolo judaico desde Herodes. Criado na cidade velha de Jerusalém, considerado o lugar mais sagrado do judaísmo, e onde os judeus rezaram e se lamentaram pela destruição de seu templo.
A Influência e entusiasmo pelos muros, fazem parte da cultura religiosa judaica.

Anônimo disse...

Rogério,

o problema com o muro é que NÃO está sendo construído na fronteira reconhecida internacionalmente. Imagina se você, para proteger a sua fazenda, constrói um muro na fazenda do seu vizinho!

Esse muro vai cortando todo o território da Cisjordânia, separando agricultores de suas terras, incorporando colônias ilegais ao território de Israel. Promove o apartheid e já foi condenado a nível mundial!

Anônimo disse...

Amigas e amigos,

bom dia a todos.

Rogério,

Quantos milênios foram necessários para o surgimento de um Gandhi? Veja, querido amigo, nem Jesus atuou como Gandhi. O Mestre dizia: "Meu Reino não é deste mundo."

Gandhi transformou as teses de Thoreau em prática. Querem saber qual a origem da força de Gandhi? Sua pureza, em todos os aspectos. Investiguem quem foi Gandhi; como ele se alimentava, se vestia, seu desapego às coisas deste mundo, e vocês descobrirão de onde provém sua força. Não se faz um Gandhi a cada dia. Não se chega a Gandhi simplesmente vivendo adormecido e fazendo aquilo que este mundo manda. É preciso algo muito, mas muito maior.

Se os líderes islâmicos invocarem as raízes do Islã original, do profeta Muhamad, verão como, também nesta religião, há bases para a resistência pacífica. No Islã, o uso de armas é o último do último dos recursos.

Como se diz, alguém tem que começar.

Olá, Tereza,

1- O muro é uma afronta não porque defende os israelenses de ataque terroristas, mas porque invade ainda mais as terras palestinas e as anexa. Ou seja: é roubo.

2- Possivelmente, se o Hezbollah tivesse armamentos mais poderosos, buscaria mesmo a destruição de Israel. Mas isso não justifica a truculência deste país, já que se afirma uma democracia. Se ficarmos pensando por hipóteses ou em mundos ideais, jamais sairemos do lugar. A fundação do próprio Estado de Israel foi injusta e iníqua, e antecede em muito a data real de sua criação. Quem conhece a história do tratado secreto Sykes/Picot sabe do que estou falando.

Mundo ideal é aquele que jamais se realiza. A não-violência é um ideal realizado de forma prática, como o mostraram Gandhi, Luther King e Mandela.

3- A única solução para uma paz permanente na região é a Resistência Pacífica, realizada por pessoas e grupos não contaminados pelo ódio, corrupção, mentira e violência das autoridades israelenses e palestinas. Por gente que diga não ao terrorismo e não à opressão israelense.

4- Como você mesma diz, não podemos nem devemos ser simplistas. Assim, é importante que os israelenses entendam que, muitas vezes, a sua segurança resulta na destruição de muitos lares palestinos. Todos queremos conforto. Mas qual o custo do meu conforto. Todos querem carros, celulares, computadores, comerem tudo a que têm e não têm direito. Mas qual o custo disso para o planeta? A analogia é direta: não devemos ficar adormecidos para o que acontece à nossa volta.

5- A primeira forma de se praticar a não-violência é colocar-se no lugar do outro. Portanto, não há argumentos válidos para a violência de nenhum lado que a pratique. Israel e palestinos, hoje, merecem Nota 0. Maus alunos, crianças ensandecidas.

Gandhi já!

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Jakob
Adorei seu comentário nº5....

Certamente Mohamad, o muro é uma aberração, como o de Berlim, assim penso e pensam meus amigos israelenses, que torcem ferrenhamente para pegar o açucar emprestado do vizinho palestino...

A comparação melhor foi a de Rogério, nós bem fechamos os vidros do carro e bem que poderíamos ser violentos a qualquer ameaça aos entes queridos.
Só quis dizer isso.

No meu entender não há lobos em pele de cordeiro, há lobos e cordeiros em ambas as partes...
Torço pelos cordeiros...

Mas sei me colocar nos chinelos alheios...
Abços a todos

nina disse...

Boa tarde a todos,
Acho que posso acrescentar algo como alguém que presenciou a referida guerra ocorrida ano passado. Nasci e fui criada no Brasil, nunca tinha tido contato antes com qualquer violência relacionada a guerra, eu estava no Líbano com minha família na ocasião e posso dizer, literalmente, do fundo do meu coração e alma...violência só gera mais violência, é uma bola de neve, como sabiamente disse o Petrus. Nunca tive nenhuma visão radical contra israelenses, mas não posso negar que a mágoa e ressentimentos que ficam quando você é vítima de tamanha violência são enormes. E olha que, felizmente, não fui vítima direta.
Nós nos deslocamos, ou melhor, "fugimos" por medo que nossas crianças e pessoas de idade sofressem qualquer coisa, eu perdi um parente que não tem nada a ver com Hezbollah ou qualquer motivo relacionado ao que se diz tinha essa guerra, vi todas as fábricas, ABSOLUTAMENTE todas as construções de onde se produzia algo no Líbano serem atingidas, toda a infra-estrutura rodoviária, elétrica, agrícola, etc., etc...bombardeadas. Foi por isso que foi desproporcional, Teresa, não pelo poderio militar, mas pela estratégia israelense em si, muito ruim por sinal, e ineficaz, pois o Hezbollah ainda está lá, agora mais forte e armado que nunca, provocando um fuzuê na política interna do Líbano, fazendo papel de braço direito de Irã e Síria internamente, auxiliando esses dois a se firmarem como passagem obrigatória dentro de qualquer discussão política que ocorra na região... o Líbano teve sua economia arrasada, primeiro pelos danos provenientes da guerra, segundo por todo o conflito interno que se seguiu anulando toda e qualquer chance de se ter turismo no país, que é o ganha pão dos libaneses. Já é o terceiro ano seguido que o turismo do verão não ocorre, e esse ano assistimos ao fechamento de 140 estabelecimentos na região reconstruída no centro de Beirute (a que foi reconstruída por Rafik Hariri, a nossa menina dos olhos...), os jovens estão todos indo embora, o país está afundando em tristeza e pessimismo.
Assistindo tudo isso, e lembrando da ineficiência da estratégia de Israel, tenho que confessar...me dá uma raiva danada. Agora imagina o cara que teve o avô assassinado, perdeu as terras da família na Palestina, e vive sufocado dentro de uma área controlada por quem provocou tudo isso...
Não estou discordando do que você diz, Jakob, mas eu concordo com o Walid, não é fácil!!
Jakob, eu rezo pedindo a Deus que mande líderes aos dois lados (porque tenho CERTEZA que apenas em um lado não seria suficiente) que sejam carismáticos, pacifistas e conscienciosos. Ah, como peço...Mas ao mesmo tempo rezo para que, caso apareçam, não sejam assassinados!! Porque virou a coisa mais comum por aqui.
Mas não podemos nos esquecer que a questão é muito mais complexa que isso.
A região toda está passando por vários conflitos, todos de alguma forma interligados, com vários interesses estrangeiros e locais envolvidos. Não estamos falando apenas na independência de um país, como no caso da Índia e Ghandi. Você não pode mais separar a Palestina da Síria, pois o Hamas obedece às suas ordens, a Síria joga com o Irã pelo posicionamento político de peça-chave na região. Nada no Líbano ocorrerá de bom sem que a Síria permita. A Síria e Irã querendo, o Iraque nunca deixará de ser o barril de pólvora que se tornou. A Arábia Saudita luta contra esse crescimento político iraniano, essa é a maior produtora de petróleo do mundo, e sócia inseparável dos EUA, que tem interesse em controlar, e controla essa fonte de energia a qualquer custo. A China tb tem interesse no petróleo da região, e junto com Rússia, entram politicamente de encontro com os interesses americanos. Esses não pensam duas vezes antes de provocar uma guerra que, aliás, é outra fonte de dinheiro, armamentos, reconstrução do que foi destruído....estamos falando de uma máfia, a máfia que vive do negócio milionário que é o negócio da guerra.
Posso expor parágrafos e parágrafos aqui, mas sei que já me estendi demais, e o ponto onde quero chegar é que a questão é complexa DEMAIS e envolve muitos outros fatores e muitos países ao mesmo tempo....não é tão fácil assim.
Gostaria que fosse, mas não acredito nisso.
Acredito piamente, sim, que guerra não resolve nada, mas tb não acredito que elas estejam sendo feitas com esse intuito, acho que todas rolam por interesses excusos, geralmente econômicos, e de terceiros.
Não sei se isso seria possível, mas acho que abrir os olhos de absolutamente TODOS que vivem na região, não importa de que país ou religião, e fazer um movimento em massa...de milhões...é que teria algum efeito, porque via governantes ou líderes...acho que seria inviável, pela complexidade do problema.
Já escrevi tanto que perdi o fio da meada... estou em fuso horário diferente e o sono já quer bater, mas gostaria de saber a opinião de todos.... e perdoem-me pela extensão de meu comentário.

Anônimo disse...

G. Vidal

Esse é um ponto importante, o muro por si só, é uma vergonha, é um simbolo da incompetência humana em conviver em harmonia, em direcionar forças para o bem da humanidade.
O quanto não é desperdiçado em armamentos, em exércitos, em logística de guerra, se falarmos apenas dos recursos economicos.

Se com o fim da segunda guerra, tivéssemos aprendido a lição, e direcionassemos nossas energias para o bem, acredito que não haveria mais mortes por câncer, por doenças infecciosas, muito menos por fome.

É nosso dever pressionar nossos governos e alheios, Israelenses e Árabes para que entrem em acordo.

Pressionar através da democracia, todos os governos tirânicos e injustiças cometidas na África na Ásia e aqui também.

Sem esquecer a velha máxima sempre bem lembrada pelo Petrus, comecemos com nós mesmos, para termos coerência e moral para falar.

Abração

Anônimo disse...

Nossa! tantos comentarios tão bons que fico até sem o que comentar.


Amor..é isto o que falta nas partes envolvidas na contenda..

Um amor como o de Gandhi, e o de Jesus....

Um amor que transcende raças, credos, castas, sexo,classe social, um amor que v tudo e todos como parte de sí mesmo.

Creio que a idéia da não violencia, é algo que nasce dentro,é algo muito forte, que não se curva anenhuma outra idéia que não seja a de reolver as diferenças pacificamnete, que rejeita todas as formas de violencia.

Não aceitar jamais a idéia de que com mais força, comprime-sse a força oposta, levando-a a se acalmar,pelo contrario, funciona como uma mola, o que nai tem de voltar,é uma lei da física.


Nestas questões abordadas,existem profecias de que aquela região específica tende a desaparecer através da mudança do eixo da terra.

Vcs já penasaram ?, tanta luta, violencia,por terra, e no final vai sobrar apenas água?

Isto não está tão distante assim,lí umas profecias do Nostradamus, que ele cita algumas coisa acontecendo lá, e as previsões dos cientistas apenas corroboram a s suas teses a respeito.Pode ser ?
Quem sabe ?

Quando me lembro disto,penso, quanta bobagem ! Quanto desperdicio!

"As guerras são a atitude mais estúpida que uma pessoa pode tomar acreditando que vai solucionar qualquer diferença".

Como disse a Tereza, lobos e cordeiros de ambos os lados.

Gandhi não teve muita dificuldade em colocar hindus e muçulmanos juntos contra a dominação
inglesa, mas assim que eles sairam, e houve aquela partilha maluca, eles se mataram entre sí.Esta questão de Israel e palestinos, tem alguma semelhanças co mo que ocorreu durante a separação de parte da India, naquilo que se chama hoje Paquistão.

Recomedo o livro "Esta noite a liberdade", as atrocidades do OM, vão parecer coisa de jardim de infancia.

Este livro que a Tereza recomendou tambem é ótimo, este outro fala específicamente do processo de independencia, cada etapa,e tudo o que aconteceu do ponto de vista de um jornalista que acompanhou todo o processo.

Neste processo no OM, sempre observei que nos dois lados tempe pessoas interessadas em que a paz não se concretize jamais. A idéia da destruição de Israel, é um obstáculo a qualquer iniciativa confiavel para eles.

Por um lado, os falcôes de Israel,e por outro os terroristas do Hamas e Hisbolá, todos tem pontos de vista bélicos como solução, tem ódios e preconceitos alimentados pela crescente violencia mútua e seus frutos dolorosos.

Vivem e existem por causa da violencia, e lutam com todos os meios para sabotar qualquer plano de paz. sempre que alguem está sentado com o opositor, alguns deles estão tentando sabotar, com misseis, com atentados, com provocações, tipo do Sharon, ou um maluco matando arabes numa mesquita, etc, etc.

Realmente enquanto estas pessoas tiverem poder entre estes povos, não haverá muitas chances de uma paz negociada.

Tanto abomino ver Talibans batendo em mulheres com varas, policiais iranianos chutando mulheres, como um patrulha de Isarel batendo em jovens fazendo uam manifestação pacifista, ou constrangindo arabes nas fronteiras com tanques de guerra.

Os dois lados tem suas razões, e direitos, não vejo alí ninguem como vitima do outro, são vimas de seus prórios ódios e preconceitos,que são alimentados por mais e mais ódio e preconceito.

Não haverá jamais vecedores e vencidos, se contiuarem com este processo de acreditar que mais violencia e força, trará a segurança e a paz. Quem viver, verá.

Give Peace a chance !

Anônimo disse...

Rogeŕio.... Vidal tereza e demais...só aplausos !

Shanti Om

Anônimo disse...

Nina..


Fantástica a sua colaboração!

Alguem que sentiu na pele, e que acreditae ora por um fim pacífico para a questão.

Vc colocou da exta forma que eu vejo..nãos são apenas americanos, há russos, chineses, e os paíse da região Irá e Siria...

Xiitas e Sunitas..que tem uma rixa ancestral.

A democracia do Líbano, jamais interessou a estes paises com regimes ditatoriais, um péssimo exemplo para as suas respectivas populações, para um regime islamico laico.

Um péssimo exemplo, um respeito maior para as mulheres, mais liberdade de costumes, sem com isso perder os valores positivos do islalismo. outro dia escreví sobre isso num site sobre a india, que te muitos problemas, até piores que os países islamicos com relaçao a liberdade da mulher.

São regimes dirigidos sempre por homens, e jamais darão chance ao poderr feminino assumir, já aconteceu algumas vezes, e fizeram de tudo para sabotar, e derubar a mulher, nestes países conduzidos por uma mulher, para os homens, é uma perfeita e fácil forma de dar um golpe de estado, agrande maioria dos homnes apoia.

Se houvessem mais mulheres no poder no mundo e principalmente nestes paises mais carentes, creio que as coisas poderiam ser bem menos dificeis de se resolver.

Ainda bem que estão por aqui, não gosto muito desta coisa de clube do bolinha.

A colaboração de vcs é imprescindivel,para a democracia do blog.

Enfim, como vc colocou e a Tereza, existem muitos interesses em jogo, libaneses, palestinos, são apenas massas de manobra.

Um abraço a todos..

Anônimo disse...

Nina,

me dirijo neste momento especificamente a você, pela profundidade de seus comentários e capacidade de ver a teia que interliga tantos fatores unidos e, também, por estar aí na região e ter estado próximo da região de conflito, por ocasião da guerra.

Vou repetir o que já disse e que, claro, é minha opinião pessoal: são tantas as mazelas na região, que só o surgimento de lideranças desapegadas mesmo de suas próprias religiões e cultura, poderá surtir efeito. Gente que coloque o ser humano acima da religião e do povo do qual faz parte.

Por isso Gandhi: ele não era hindú, muçulmano, cristão, mas amava a todos, por igual, indistintamente. Via antes de mais nada a pessoa diante de si mesma como seu semelhante.

No Islã, há duas grandes figuras que em vida e após suas mortes, foram aclamados por judeus, muçulmanos, cristãos e zoroastristas: Ibn Arabi e Jalalludin Rumi.

De Ibn 'Arabi (séc. 12-13):

"Meu coração tornou-se capaz
de assumir qualquer forma;
ele é um pasto para gazelas e um convento para monges cristãos,
um templo para ídolos e a Caaba dos peregrinos,
as tábuas da Torah e o livro do Corão.
Eu sigo a religião do Amor:
qualquer que seja o caminho que o Amor toma,
esta é a minha religião e a minha fé."

Um abraço fraterno!

Anônimo disse...

Sou a favor de que o atual papa seja sucedido por uma papisa.

Anônimo disse...

Parabéns a todos pelos excelentes comentários! O nível se mantém muito acima da média do que vemos por aí!

Abraços aos amigos!

P.S: Nina, faço minhas as suas palavras, perfeito!ana be7nik 3la zakeki.

Anônimo disse...

Ana...

oncordo com vc...

Poder para a mulher !

A Mãe do mundo !

Anônimo disse...

Valoroso o testemunho da Nina.Congratulações!O blog hoje esta um "tutti frutti" de comentários bons!Parabéns aos comentaristas!

nina disse...

Ana Cristina,
Obrigada por ter me feito dar uma boa gargalhada a essa hora.
Petrus,
Concordo com sua colocação, o papel da mulher é fundamental, sim, em qualquer sociedade, e na minha opinião, a forma como elas vivem e são criadas na grande maioria dos países da região é um grande fator contribuinte para o atraso cultural dos mesmos. Mas sabe, Petrus, esse não é o fundamento do islamismo, essa é uma distorção feita pelo homem muçulmano, infelizmente, que faz o Ocidente ter uma idéia muito deturpada dessa religião. Tenho tb outra teoria...alguns acham neurose, mas a história nos ensina que é realidade. Quando se quer controlar um povo, é isso que se faz, e o maior exemplo de anulação do papel feminino na sociedade é o da Arábia Saudita. Coincidentemente, o maior produtor de petróleo do mundo, sócio dos EUA e da família Bush. Quantos programas de televisão ou reportagens de revistas e jornais vc já viu falando das mulheres do Afeganistão? Inúmeros, não é...vc já viu algum falando da mulher saudita? Eu só vi uma vez, e foi ridiculamente leve se comparado ao sensacionalismo que se pode criar em torno do assunto...mas ninguém quer que essa situação mude por lá. E os primeiros beneficiados são os americanos. Mas sua imprensa não explora essa violação dos direitos da mulher...por quê será...
É muito mais fácil controlar um povo ignorante, que não enxerga além de um palmo à sua frente, e literalmente!!! porque elas cobrem o rosto! Eu tô morrendo de rir aqui porque uma vez eu estava lá, tive que cobrir meu rosto numa certa circunstância e quase caí quando subia a escada. Me deu um surto, arranquei o lenço todo de uma vez e comecei a xingar...quando dei por mim estavam todos olhando em volta escandalizados! Portanto é isso aí, elas não tem visão nenhuma de nada, infelizmente.
Jakob,
Conhecendo sua pessoa, eu te entendo, respeito, concordo, e adoraria ver isso acontecendo e tendo resultados...mas ainda penso que o OM tornou-se uma questão muito complexa pra ser resolvida por autoridades ou lideranças. Ainda acho, veja bem, essa é minha opinião pessoal, que um movimento popular gigante teria mais efeito. Mas isso só poderia ocorrer com o auxílio de alguém...imprensa. No mundo todo.
Quem se prejudica em todo esse conflito, claro, são as pessoas que moram em toda a região, e mais ninguém. Diferentes nacionalidades, diferentes religiões, milhões na região toda, sem interesses econômicos ou políticos. Apenas sobrevivência e viver em paz. Como fazer uma vozinha falar ao pé do ouvido de cada um deles, com suas diferentes ideologias e preconceitos e vivências e experiências, perdas, frustrações, tristezas, iluminando seus corações da mesma forma, fazendo todos pensarem no futuro de seus filhos, e chamando-os para um movimento em massa?

Anônimo disse...

E viva o Runi Jakob

Adoro ests santo..é dos meus !

Vc pega santos cristão, hindús, muçulmanso e coloca dentro de uma sala....harmonia perfeita...

Coloca seus seguidore e temos uma terceira guerra!

Seguem dogmas idéias emboloradas...

Quando ao cara acorda no islamismo e diz, não há hindús nem muçulmanos, apenas Deus..

Matam o cara tariu o Islã

Assim como fizeram com Ba al lá no Irã, mataram aproximadamante 3.000 seguidores, fora os sufis que sofrem como o quê.

Anônimo disse...

Sou a favor que o atual Papa seja substituido pelo George Soros, a busca incansável pela riqueza deixará de ser disfarçado e diminuirá a hipocrisia da Igreja Católica.

nina disse...

Chukran Walid! Inta kamen mannak alil :)

Anônimo disse...

Jakob, adoro este devoto e santo islamico..
Seu amor a Deus e suas poesias, se igualam a Tagore, outro que amo de paixão...


Se colocarmos pessoas santas de várias religões dentro de uma sla, é só luz, se colocarmos os seus seguidores juntos em outra sala, começa a terceira guerra mundial!






Namaskar

Aqui em Delhi existe um ponto turístico que é visitado por todos os turistas sem exceção.

Ele fica no sul de Delhi e chama-se CASA DE ADORACAO BAHA’I, mas é mais conhecido como “Templo de Lotus” (Lotus Temple) por ter sido inspirado nesta flor.

A Casa de Adoração Bahai de Delhi é o mais recente de 7 edifícios erigidos em diferentes partes do mundo convidando os povos de todas as religiões e raças a adorar o Criador do Universo. Todos são bem-vindos para meditar e orar em silêncio.

A característica comum das Casas de Adoração Bahais é que todas possuem 9 lados. Nove é o dígito mais elevado e simboliza o todo, a unicidade e a unidade.

O Templo de Lotus foi projetado pelo arquiteto Fariburz Sahba. Ele tem 27 pétalas com painéis de mármore branco da Grécia. Seu diâmetro é de 70 metros e possui 9 espelhos d’água ao seu redor. Este lindo templo Bahai foi inaugurado em 24 de dezembro de 1986.

A Fé Baha’i

Defende a unidade de Deus, reconhece a unidade de seus profetas e prega o princípio da unicidade e indivisibilidade de toda a raça humana.

As 3 figuras centrais da fé Bahai são: Bab (1819-1850), Baha’u’llah (1817 – 1892) e ‘Abdu’l-Baha (1844 – 1921).

Bab

No dia 23 de maio de 1844, no Irã, Bab (significa “A Porta”), proclamou que ele era o mensageiro anunciador, vindo para preparar o caminho e anunciar o aparecimento de uma nova figura espiritual.

Bab foi perseguido pelos islâmicos e finalmente martirizado em 1850. Durante as duas décadas seguintes mais de 20 mil seguidores do Bab foram brutalmente assassinados pelos islâmicos ortodoxos.

Baha’u’llah

Baha’u’llah significa “A Gloria de Deus”.

Porque abraçou a causa do Bab, foi torturado e preso. Em 1853, enquanto prisioneiro, ele recebeu a revelação de que era o Prometido, anunciado pelo Bab.

Nos anos do seu aprisionamento, Baha’u’llah revelou milhares de epistolas inspiradas que, juntamente com as epistolas do Bab e ‘Abdu’l-Baha, constituem as extensas escrituras da fé Bahai.

‘Abdu’l-Baha

Baha’u’llah, no seu testamento, nomeou seu filho mais velho, ‘Abdu’l-Baha (significa “Servo de Deus”) como líder da comunidade Bahai e único interprete autorizado dos seus ensinamentos.

Antes de morrer, ‘Abdu’l-Baha nomeou seu neto Shoghi Effendi como guardião da fé.

Princípios da fé Bahai

* Unicidade da humanidade.
* Investigação independente da verdade.
* Harmonia essencial entre ciência e religião.
* Igualdade entre homem e mulher.
* Erradicação do preconceito de todos os tipos.
* Paz universal, entre outros princípios.

Agora imagine só a perseguição que os Bahais sofreram. Eles pregavam a igualdade entre homem e mulher, justamente no Ira, onde a ortodoxia islâmica é a mais forte do mundo!!

Anônimo disse...

Ai, Petrus

desta vez, caí na gargalhada com seus comentários...Então, se botarmos os seguidores juntos, só sai pau?hehehe

Pior que é verdade...

Coisa interessante no Islã é que esta religião não teve nada semelhante à Inquisição...O maior martirizado foi, justamente, um grande santo e mestre sufi, Al-Halaj, que disse: "An-Al Haq". Eu sou a verdade. Mas na verdade, ele falava da verdade manifesta nele, Deus/Allah, e pagou caro por isso. Se bem que, conforme lemos na biografia dele, ele literalmente procurou o martírio.

Coisas de santos.

Aliás, de um cara que não era santo, mas tinha um conhecimento oculto das coisas: Gurdieff. Ele bateu com o carro numa árvore e foi encontrado, com todos os ossos do corpo quebrados. Sabe como ele estava? Sentado, encostado no tronco, sorrindo. Quando lhe perguntaram o que estava sentindo, ele disse que estava "experimentando um novo estado"...

Abraço fraterno

Anônimo disse...

"Se colocarmos pessoas santas de várias religões dentro de uma sla, é só luz, se colocarmos os seus seguidores juntos em outra sala, começa a terceira guerra mundial!"

P e r f e i t o Petrus!

nina disse...

Pra mim esse Gurdieff devia estar era drogado, Jakob...

Brincadeirinha..

Anônimo disse...

Nina,

Gurdieff foi o grande introdutor das técnicas sufis no Ocidente. Veja bem: eu disse técnica. Ou seja, ele desislamizou o sufismo e tentou mostrar que o que os sufis faziam era um conjunto de técnicas que poderiam ser usadas, sem religião, para se alcançar determinados estados de consciência alterada.

Outro discípulo dele, J.G.Benett, também abriu outro conhecimento até então oculto, que hoje qualquer psicólogo usa até mesmo em entrevistas de RH: o eneagrama.

Tem um filme interessante, do Peter Brook, baseado no livro-biografia do Gurdieff: "Encontros com homens notáveis". Vale a pena assistir.

Particularmente, nunca vi resultado nenhum no trabalho do Gurdieff e todo mundo que conheci vinculado ao trabalho dele era pra lá de enrolado. Mas tem gente que acha que isso é "espiritualidade". Enfim...

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Nina....que beleza, ler seus comentarios..
as vezes quando a gente começa a tentar mostrar a triste situaçãom de nossas irmãs islamicas em regimes ortodoxos, machistas,nos confundem com anti- islã. Mas vc como mulher islamica tem toda a moral para denunciar esta barbárie ,mundial.

Claro que os bushianos, não vão falar contra os sauditas, são aliados...

Olha valeu muito sua colocação. Não tenho idéias a respetiod e como encontrara solução, não falo que deva existir uma liderança, não creio que os adepatos da violencia permitam, creio mesmo que um movimento de massa possa sutir alguma efeito, mas seria realmente uma revolução, e não sei se os Islamicos ortodoxos que tem uma ibnfluencia muito forte sobre as pessoas islamicas permitiriam. Creio que deveria existir lideranças femininas.

È ótimo ouvir vc, até agora śo havia machos islamicos falando, e tentando tapar o siol com a peneira a respeito deste tema,vc é inteligente, moderna, e muçulmana, e isso faz a diferença.


É uma prazer enorme, e uma honra para todos nós ter vc aqui...

Seja muito, mutio bem vinda...

A Mâe Divina ouviu minhas preces...
Grato pelas msg

Allah Akbar OM Shanti

Anônimo disse...

Nina...quem deve estar drogado sou eu...percebí isto depois que tentei ler minha pŕopria msg...

Pessoal, vê se faz um esforço prá entender..estou escrevendo depressa, pois preciso ir e não queria perder o gancho...

Um abraço e até depois...



Santos, são pessoas que realizam a verdade, seguidores, são cégos que falam a respeito das verdades realizadas pelos santos.

Um Santo é um pecador que nunca desiste.

nina disse...

Jakob,

Era brincadeirinha, mas viu como os adeptos dele também são enrolados...hehe
E não se pode separar sufismo de islamismo, são obrigatoriamente relacionados, sei que você sabe disso.

Petrus,

Grande guru, não se deixe enganar por mim, sou só mais briguenta que a média...mas há sim, muitas mulheres muçulmanas inteligentes e modernas, não pense que isso é coisa rara. Quem sabe sua idéia do islamismo muda um pouco com o que tenho pra contar daqui...
De qualquer forma, muito obrigada mesmo pela acolhida. De coração, a honra foi minha de ter participando desse espaço.

É exatamente o que eu penso, uma liderança como a que o Jakob descreve seria uma dádiva de Deus, mas eu acho que não ficaria muito tempo viva nos dias atuais, vide o que acontece no próprio Líbano, a vida alheia anda tendo um valor muito pequeno por essas bandas ultimamente.
Lideranças femininas aqui? Ai, ai, ai...

Uma boa noite a todos.

Anônimo disse...

Oi Nina e amigos, em tempo...
Não tenho nada contra os ensinamentos sagrados contidos no Islã.


Tenho apenas contra a ignorancia fanática de seguidores de quaisquer ensinamentos sagrados enviados por Deus.

Que se acham acima do próprio Deus
e se auto-proclamam os donos da verdade.

Mantem o povo afastado das verdades
seculares, e liberam apenas aquilo que lhe é conveniente, manipulando assim as leis sagradas em beneficio de seus próprios pontos de vista preconceituosos com relaçao as mulheres, e outras formas de pensar.

Anônimo disse...

Gandhi foi um jovem que fumava escondido, que pensou em se suicidar, que roubava dinheiro do empregado, que comia carne e que superou todas estas tolices juvenis.


Um homem que não suportava o analfabetismo da esposa;

Um homem que negou educação formal aos filhos proibindo-lhes de irem a escola;

Um homem que fazia experiências com lamaterapia e alimentação;

Um homem que praticava jejum e greve de fome;

Um homem dividido entre o beber e o não beber leite;


Um homem que reclamava da comida inglesa mas que anos mais tarde passou a comer sem sal, sem tempero etc.;

Um homem que foi expulso do trem na África do Sul por estar na primeira classe e que só andava de primeira classe e passou a andar só de terceira classe;

Um homem que gostava de roupas inglesas finas com direito a gravata e cartola e que passou a andar semi-desnudo, com um tecido que ele mesmo fazia;

Um homem que gostava de higiene e limpeza e que sofria ao ver os hábitos de sujeira e imundice dos indianos;

Um homem que gostava de latrinas limpas;

O homem que criou o movimento Satyagraha que pregava desobediência civil, não-violência e boicote aos produtos ingleses;

O homem que apesar de ser advogado tentava ser honesto;

O homem que lutou pelos indianos esquecidos na África do Sul e mais tarde lutou pela independência da Índia.


Gandhi foi um homem que lutou com seus demônios internos e conseguiu domá-los ou domestica-los. Ele não foi perfeito, mas buscava a perfeição. Ele não nasceu santo, mas através de suas batalhas internas e externas foi ao longo dos anos e especialmente nos últimos 20 anos que antecederam sua morte, foi lentamente se santificando. Gandhi foi uma “metamorfose ambulante” como diria Raul Seixas; sempre se modificando, sempre se reinventando, sem medo de largar velhos conceitos e atitudes e formar novos hábitos e modo de vida.


Para mim, Gandhi ultrapassa a simples luta pela independência de seu país, para mim ele é uma lição de vida que deve ser lida, estudada e se possível seguida.



Eu fiz algumas enquetes e descobri que a maioria das pessoas sequer sabiam que Gandhi havia escrito diversos livros e muito menos sua Autobiografia. Estas pessoas simplesmente o admiravam sem saber nada sobre sua vida. Para mim a vida de Gandhi é preciosa demais para passar em branco. Ele foi um excelente exemplo de como todos nós podemos superar nossos obstáculos interiores e nos modificarmos se nos dedicarmos sinceramente a esta missão.


O Partido Congressista ao qual Gandhi fazia parte, organizou a Conferência Satyagraha, onde a presidente do partido, Sonia Gandhi pediu para que sejam tomadas medidas para transformar o aniversário de Gandhi, dia 2 de outubro, no Dia Internacional da Não Violência.


Sonia Gandhi escreveu ao secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon solicitando que ele fizesse uma declaração às Nações Unidas.


Sonia Gandhi e Manmohan Singh, o atual Primeiro Ministro da Índia, também escreveram para Luiz Inácio Lula da Silva e outros lideres solicitando apoio. Até agora, 114 países já disseram que concordam em tornar o dia 2 de outubro, aniversário de Gandhi, no Dia Internacional da Não Violência. Agora é só torcer para que seja oficializado!

Anônimo disse...

Mahatma Gandhi foi eleito o maior homem dos últimos 1000 anos em uma enquete da BBC News Online.


O líder da independência indiana ficou a frente durante toda a pesquisa – empurrando Leonardo da Vinci e Jesus Cristo para o segundo e terceiro lugar respectivamente. Outros concorrentes incluíam Isaac Newton e Nelson Mandela.


Esta foi a segunda vez que Mahatma Gandhi venceu uma enquete sobre o milênio da BBC News Online. Anteriormente os leitores da BBC votaram nele como o melhor líder mundial dos últimos 1000 anos.



A lista dos 10 ‘Maiores Homens’ mais votados do último milênio ficou assim:


Mahatma Gandhi
Leonardo da Vinci
Jesus Cristo (ficou em 3º lugar apesar de ter 2 mil anos)
Nelson Mandela
Isaac Newton
Albert Einstein
Martin Luther King
Wilston Churchill
Charles Darwin
Karl Marx

Anônimo disse...

Nina
Muito bem vinda.
Outro dia em um blog disseram que a maioria dos que participam são homens porque as mulheres ficam lendo Caras...
Machismo não tem credo mesmo.

Tenho um grande amigo libanês que mora aqui e ficou também chocado com Israel e o que ocorreu.
E uma amiga cristã ortodoxa que é libanesa, mora lá, mas essa culpa o governo de ter sido leniente com os terroristas...

Qui lo çá...
Se diz Petrus, se se juntassem os santos sairia a terceira guerra, imagina os governantes...

Quando falo a favor de Israel, Palestina, Líbano, não falo de religião de que Estado tem razão, falo do povo que tanto sofre.

Como por aqui, se nos perguntarmos porque a educação está assim (uma lástima), logo nos vêm à cabeça se interessa aos governantes um povo educado...

Agora, não se acanhe, talvez seja por isso que escrevamos, SOMOS mais (bem mais) briguentas que a média hehehe, me inclua nessa, Jakob me conhece, não irá se opor.

Bjs às meninas especiamente

Anônimo disse...

Em homenagem à esse tema indiano
aí vai um som maravilhoso do Mahavishnu Orquestra

http://www.youtube.com/watch?v=12-s76w6PG8

Só feras tocando.

Anônimo disse...

Amigas e amigos,

parabéns pelos comentários. Que maravilhoso exemplo de cidadania virtual, de troca de informações!

Petrus,

acrescento um nome nesta lista, que, para mim, é o do maior homem do século 20, junto com o Mahatma Gandhi. Um grande benfeitor, homem de sucesso, músico, que, por amor aos pobres e doentes, abandonou sua bem sucedida carreira para estudar medicina e partir para os rincões mais distantes e relegados da África: Albert Schweitzer.

Breve teremos um post a respeito deste gigante da verdadeira humanidade, um daqueles seres que nos dão esperança e alento para viver.

Curiosamente, ele é fruto de outra grande e frondosa árvore: o alemão J. W. von Goethe, que também gerou outro gigante do humanismo e da espiritualidade, Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia.

"Pelos frutos conhecereis e chegareis até a árvore", diz o ditado.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Tereza...em tempo...

Não são os Santos que guerrearão, mas os seguidores...

O Santos quando juntos se tornam Um.

Harmonia das estrelas.


Abraço.....

Boa noite....

Anônimo disse...

Petrus,

Ver Marx e Churchill na lista dos 10 maiores homens do último milênio, me deixou perplexo e atônito. Melhor eu parar de beber...estou vendo coisas....

Bom dia a todos!

Anônimo disse...

Walid...

É colocaram, fazer o quê?, mas creio que esta pesquisa foi para determinar o quanto são conhecidos, no mundo.

Abraço...

Anônimo disse...

Walid...


Eu não pretendia tocar nesse lado..mas como vc se manifestou....

BBC News


Churchill adotou linha dura com Gandhi


Recentes papeis do gabinete mostram que Wiston Churchill era favorável a deixar que Gandhi morresse ao fazer greve de fome.


O Primeiro Ministro britânico pensava que o líder indiano deveria ser tratado como qualquer pessoa se ele parasse de comer enquanto estivesse preso pelos britânicos.


Mas seus ministros o persuadiram do contrário temendo que Gandhi tornar-se-ia um mártir ao morrer em mãos britânicas.


Gandhi foi preso em 1942 ao condenar o envolvimento da Índia na Segunda Guerra Mundial, mas não fez greve de fome.


O representante máximo da Inglaterra na Índia (viceroy) Lord Linlithgow, disse que era “fortemente favorável a deixar que Gandhi morresse de fome”.


Mas os integrantes mais velhos do governo como o secretário de relações exteriores Lord Halifax argumentou: “seja qual for as desvantagens em liberta-lo, sua detenção seria muito pior.”


Em janeiro de 1943 os ministros decidiram libertar Gandhi segundo por compaixão. O ministro da produção Aérea disse: “Ele é uma figura semi-religiosa que sua morte em nossas mãos seria muito mal e embaraçoso pra nós.”


Mas Churchill disse que preferia manter Gandhi preso e deixa-lo “fazer o que quisesse.”

“Se vocês forem liberta-lo por causa da greve de fome, então o libertem agora”


Gandhi foi libertado somente em 1944 pois sua saúde debilitada representava perigo em morrer nas mãos britânicas.


Finalmente Gandhi não morreu nas mãos dos ingleses mas sim de um indiano hindu no dia 30 de janeiro de 1948.


Os papéis que provam que Winston Churchill queria que Gandhi morresse de fome estão em exibição no National Archives em Kew, south-west Londres.

Anônimo disse...

Petrus
O que vc coclocou a respeito da guerra caso os seguidores dos santos fossem colocados juntos me fez rir muito, e lembrar de um fato que li há alguns anos.

Dois grupos de monges budistas se pegando na porrada (literalmente), porque cada um queria que seu guia ( não sei como chamam) fosse o novo sei-lá-o-que, depois da morte do "titular"...

Ah, a humanidade...

Eu achei a lista boa. Não foi uma lista de pacifistas, mas de homens que foram importantes no seu tempo. Marx merece, a despeito do que seus "seguidores" tenham feito...
Os cristãos fizeram as Cruzadas, das quais imagino Jesus não se orgulharia muito hehehe.

Bjs a todos

Anônimo disse...

Bom dia a todos,

Petrus,

Em tempo também, sei que você, assim como todos que escrevem neste espaço respeitam todo e qualquer ser humano, independente de raça ou religião, do contrário não teria nem aparecido por aqui.
Nem foi isso que eu quis dizer, talvez tenha me expressado mal.
Já li muito do que vc escreveu até agora e percebi o grande e sábio ser humano que você é, considere-me uma admiradora de sua sabedoria e caráter.
Eu concordo com você e também me revolto com os homens que usam de conceitos religiosos de forma distorcida de acordo com o que lhes é conveniente, e isso existe em todas as religiões. O que nos leva ao divino é sagrado demais, delicado demais, é a única coisa verdadeiramente valorosa, literalmente, para quem acredita em Deus, para ser tratado dessa forma. Não há diferença entre os diferentes credos, a essência logicamente é a mesma, Deus é um só, todos pregam os mesmos princípios de igualdade, bondade, humildade (verdadeira), generosidade, ética, amor e adoração a Deus.
E também não sou uma completa pessimista e fatalista, acredito na força de um homem iluminado e santo como Mahatma Ghandi, conheço sua vida, seus ensinamentos e concordo quando você diz que sua história deva ser leitura obrigatória. É uma grande lição de vida.
Porém não é fácil imaginar o quanto um homem sofre para crescer espiritualmente como ele e todos os profetas o fizeram, o quanto é difícil para nós nos desligarmos desse mundo passageiro, material, que é apenas uma ilusão, que passa tão rapidinho...É uma evolução cuja chance de ser vivenciada é dada por Deus a muito poucos. Acredito que devamos exercitar essa evolução em cada pequeno ato nosso do dia-a-dia para que possamos tentar ao menos chegar perto. Atingir a serenidade e completo equilíbrio para reagir a todo e qualquer acontecimento em sua vida, e considerar cada pequeno gesto, bom ou ruim, ser humano, a natureza, a vida, tudo, da mesma forma, como sendo nada mais nem menos que a obra divina e, como tal, devendo ser amada e respeitada incondicionalmente, atingindo assim a verdadeira e plena felicidade não é tarefa para qualquer um...
Que Deus nos dê sempre muita força, fé e luz.

Tomara que consigam oficializar o 02 de outubro como o dia internacional da não-violência.

Teresa,

Agradeço também sua acolhida.
Grande beijo.

Jakob,

Quando voltei aqui agora aquele problema já não existia mais...não entendi o que aconteceu.

Bom fim de semana a todos.

regina disse...

No príncipio eu era a ùnica, agora somos em 5 ou 6, Dunia, Tereza, Nina e outras que esqueci o nome, já nem opino muito pois as colegas são ótimas e cultas.
Mas estou aqui, vendo esse trabalho de formiguinha.
Dessa maneira devemos agir com relação a qualquer assunto,a melhor maneira de se ganhar uma guerra é evitando-a.
Vamos continuar nos manifestando pelo método pacífico e chegaremos lá.
Peace Forever.

Anônimo disse...

Nina
Muito bonito e verdadeiro seu comentário...
Você mora onde?

Ah, deixa eu ser chata (dessa vez não serei briguenta que não é para tanto), meu tereza é grafado errado, mas 42 anos depois acostumei e gosto, não é com s (o correto na língua portuguesa), mas com Z.hehehe
Bjs e bem vinda

Anônimo disse...

Olá Regina
Deve estar aumentando o nº de mulheres que não lê Caras...
Bj

Anônimo disse...

Putz, Tereza, que falha, mil desculpas.
Não tinha mesmo reparado que vc escreve seu nome com Z.
Fico rodando por esse OM doidinho...

Anônimo disse...

Olá, amigas e amigos

Regina, estava sentindo sua falta. Espero que esteja tudo bem com você. Também estou sentindo falta de outro querido e também muito inteligente comentarista, o Holofernes. Espero que logo esteja conosco novamente.

Nina,

para ser bem categórico, acredito que as coisas no Oriente Médio começarão a mudar quando tivermos judeus dispostos a morrerem pelos muçulmanos e muçulmanos dispostos a morrer pelos judeus. È exatamente isso mesmo que eu quis dizer. E esta é a lição de Gandhi. Há uma passagem na vida dele, em que, quando hindús e muçulmanos começaram a se matar, antes da criação do Paquistão, Gandhi, durante um de seus inúmeros jejuns, recebeu um hinduísta que havia cometido um assassinato. O homem dissera a Gandhi, entre lágrimas, que havia morto um muçulmano e que o filhinho deste vira tudo. "Então", disse Gandhi, "sua missão agora será criar este menino com você, como seu filho, e como muçulmano."

Tereza e Walid,

considero um absurdo, para não dizer uma aberração, considerar Marx e Churchill como grandes seres humanos. Foram importantes, assim como Freud, mas ser humano é outra coisa muito diferente.

Um grande ser humano é mais do que uma obra escrita; é também um espírito e um exemplo de vida que se perpetuam através dos tempos. Esta, por exemplo, é a diferença de pessoas importantes e medíocres, como o filósofo alemão Hegel, e um grande ser humano como Goethe. Um semeou apenas idéias, como sementes que caem sobre a pedra: estéreis. Sua vida não é exemplo de nada. Jamais viveu o que pensou. Ao contrário. O outro foi um gigante da cultura, do humanismo e semeou espíritos que ainda hoje brilham em todas as áreas.

Pelos frutos conhecereis a árvore. Infelizmente, aí estão os frutos de Karl Marx. E não são nada doces. São, antes, um roubo das utopias mais sinceras já realizadas por muitos seres humanos, e distorcidas em nome de se tentar criar o paraíso na Terra, imaginando que pelo reino das idéias se pudesse mudar o interior dos seres humanos. Deu no que deu: monstros, tiranias, assassinatos, ditaduras.

Para os que vêem o mundo pelo crivo das idéias -ou seja, para os que 'encaixam' o mundo numa ideologia pretensamente perfeita para, então, tentar corrigi-lo e moldá-lo-, lembro da famosa e sábia frase do pintor espanhol Goya: "O sonho da razão engendra monstros".

Quanto a Churchill, creio que sua votação se deva a ter sido feita pela BBC, que é britânica. Não creio que deva ser levada a sério.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Nina
Brincadeirinha, não era para tanto..
Vc logo vai perceber que além de briguenta sou super bem humorada...
Bj
Tereza

Anônimo disse...

Boa tarde a todos!
Arquimedes (287 a.C-212 a.C) foi um matemático e inventor grego, Teria dito: “dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo”. Morreu acidentalmente por um soldado romano após a tomada de Siracusa, durante a segunda guerra púnica.

Foi morto por estar entre os seus. Os soldados romanos invadiram a praia de Siracusa, encontraram um senhor - o próprio Arquimedes - desenhando círculos na areia. Sem imaginar que esse era o Gênio responsável pela criação das poderosas armas sicilianas, assassinaram Arquimedes.

Relatos dizem que os soldados esperavam encontrá-lo acastelado. Nunca imaginavam que um Arquimedes humilde estaria entremeado aos seus. Um belo exemplo de um homem genial e modesto ao mesmo tempo.

Uma boa tarde in memoriam para este grande homem!

regina disse...

Tereza,
Eu não conheço nenhuma mulher que le Caras, e nem homem.
Caras é a revista feita para se olhar no cabelereiro e comentar com toda a sua honestidade como são rídiculas, as roupas e poses.
Mas ler? Ganha um prêmio quem conseguir.
Olhar , desopila o fígado, e você sempre terá a certeza de estar criticando alguem que merece.
Se liga Mané, ninguém lê Caras.
Tira sarro.
Pior que Caras só a festa de abertura do Pan-Americano.
Tirando a vaia que foi o ponto alto,o resto foi cafona de morrer.
Enão deram o bonè do Pan prá ele.
Que derrota!!!!!!!

Anônimo disse...

Regina
Concordo. Ver caras, já não consigo, nem em cabeleireiro...
Mas ler? Ler o que??? Sobre o casal hiper-apaixonado, que encontrou sua cara metade e que estará separado em semanas??? kkkk
Bj
Tereza

regina disse...

Opss,
Faltou um i no meu cabeleireiro, se não fosse a Tereza eu não perceberia.
Obrigada.

Anônimo disse...

Avatares, Profetas, Santos...

Os demais, somos todos apenas espectadores, e aprendizes.

A história é escrita pelos que venceram.

Gandhi, só existiu um, suas idéias podem continuar através de seus seguidores, mas ele foi como um quadro original, é impossivel refazer outro igual.


Observo que a grande maioria da humanidade, se atem aos fatos negativos,erros,para defendeder suas próprias versões a respeito dos acontecimntos, e justificar atos de violencia.

Assim ficamos sem liberdade para abraçar novos pontos de vista mais otimistas em relação aos problemas que vivemos como sociedade.

Se procurar-mos buscar novas formas de solução para as crises entre povos, ciulturas,crenças, sem dúvida alguma encontraremos portas que nos conduzirão a novos horizontes livres de preconceitos, ressentimentos, magoas.

Observar os erros do passado, apenas para aprender com eles e não repeti-los, e não apenas para ficar justificando este ou aquele como desculpa para continuar agindo errado.


endo assim deveríamos tirar o foco de nossa atenção dos fracassos do passado e lança-lo á frente, em direção ao sucesso, para que livres de preconceitos possamos criar um novo futuro, de paz e harmonia entre os povos.

Falamos demasiadamente do mal, e perdidos em nossas elocubrações a respeito de quem está certo, ou errado, esquecemos que quando existem duas partes envolvidas em atos de violencia, não há certos.

Abraços a todos....

Anônimo disse...

Regina e amigos....

Regina, vc não deve apenas ficar lendo como colocou, deve sim participar, suas colocações dúvidas podem ser um material inestimavel para enriquecer o debate, no blog. e agregar o a experiencia pratica ao conhecimento teorico.

Vc já demonstrou várias vezes a o teor da sua sensibilidade feminina aqui, continue participando ativamente.O blog agradece.

Um abraço a todos...

Anônimo disse...

A AMIZADE

A amizade é uma grande força universal. Quando seu desejo de amizade for suficientemente forte, mesmo que uma pessoa deconhecida mas espiritualmente sintonizada com você, viva no Polo Sul, o magnetismo da amizade os reunirá.Apenas o égoísmo pode destruir isso dentro de nós.Quem pensa em sí mesmo o tempo todo estraga a amizade. Essas pessoas não podem atrair amigos, porque são incapazes de expandir e receber o que é bom na vida.

Sri Yogananda

Anônimo disse...

Petrus,

Concordo com você, não devemos buscar os erros do passado como justificativa para atos de violência, pelo contrário, devem ser apenas exemplos e ensinamentos para não incorrermos nos mesmos erros, tanto que todos aqui pareceram unânimes numa solução "não-violenta" para a região, inclusive EU, não sei se passei uma idéia contrária. O que questiono é a dificuldade em atingir esse objetivo quando você tem envolvidos tantos países, tantos interesses políticos, econômicos e, infelizmente, tenho que citar pois isso tb tem seu papel por aqui, tantas diferenças religiosas...essa última NUNCA deveria ser motivo para conflitos, se ela passou a ser foi porque já deixou de ser religião na própria concepção da palavra. Uma pessoa realmente espiritualizada e ligada à sua religião, seja lá qual for, por definição, já teria que ser contra violência e preconceito, independente de quem é o outro. Esse é sempre meu questionamento por aqui...como, em nome de Deus, alguém pode ser violento e querer matar outro ser humano? Sempre digo que se fossem religiosos de verdade a grande maioria deixaria de estar envolvida nos conflitos...restariam apenas os interesses políticos e econômicos...mas já virou uma rede tão complexa e envolvendo tanta gente diferente que fica difícil imaginar uma solução.
Vou contar um fato de dois dias atrás que me deixou felicíssima, que não encontrei publicada aí no Brasil...um integrante do Hamas denunciou um complô que estava sendo feito por 3 países, a saber Síria, Irã e Qatar juntamente com o Hamas para assassinar o Mahmoud Abbas. E ele apareceu na televisão falando o motivo que o levou a tal atitude...
"Porque eu temo a Deus"
Não foi demais? Vibrei, adorei, quem dera essa moda pegasse.
Isso que você tão sabiamente falou sobre amizade vem do Amor, o amor e o respeito incondicionais por toda criação de Deus, e é esse amor que falta na região. Esse amor que esse homem do Hamas tem no coração.
Agora ajudem essa pobre mente atormentada...como alguém poderia fazer algo a respeito? Como trabalhar com tantas pessoas de diferentes culturas e interesses e nacionalidades para chegar nesse mesmo denominador comum? Podemos discursar maravilhosamente por aqui por dias, lavamos nossa alma fazendo isso...mas e na prática?

Anônimo disse...

Nina,

na prática, a única coisa que nos compete é fazer a nossa parte, orando, não nos deixando manipular e instrumentalizar por estas pessoas, países e/ou entidades. Não semeando nem divulgando o mal, mas distribuindo amor, compreensão e tolerância por onde passarmos.

Estes são os recursos que nos cabem: procurar nossa melhora individual, dia após dia. Isso, tenha certeza, "contagiará" positivamente quem convive conosco.

O resto, minha cara amiga, está nas mãos de Deus.

Anônimo disse...

Nina,

finalizando: faça sua parte, dê o melhor de si mesma, desapegada dos resultados externos ou finais. É difícil? É. Mas não impossível. Faça disso uma prática diária.

Esta é uma das chaves para uma mente e um interior em paz.

Anônimo disse...

Não estou questionando quem está certo ou errado, quem tem razão, etc., estou questionando o quê pode ser feito na prática, e como, em vista da grande complexidade da situação. Senão ficaremos elocubrando ao contrário, com palavras bonitas, mas também sem resultado.
Estou sendo chata, né? Mas quero mesmo saber o que vocês sugerem...tenho um monte de gente que adoraria um bom plano para iniciar um movimento pela paz por aqui...

Anônimo disse...

Nina,

leia o que escrevi. Por ora, comece por você mesma. Aos poucos, o Divino dentro de você lhe mostrará os caminhos. Não adianta angustiar-se pelo que acontece no mundo. Isso não muda nada. E entenda bem: não ficar angustiado(a) não signfica ser indiferente e não fazer nada, ao contrário. Significa agir com as ferramentas que você tem em suas mãos, ou seja: você mesma. Comece por você, sempre.

Em todos os lugares do mundo há angústia, dor, morte. Mas viver atormentado por isso não melhorará nada, nem levará luz a ninguém.

Veja que em locais onde a miséria e guerras foram erradicadas, as pessoas se destróem com drogas, sexo, bebidas alcoólicas, buscam todos os meios para vencer o tédio. Por quê? Porque não encontram um porto seguro dentro de si mesmas. Não sabem viver consigo mesmas. Esta é a grande tragédia da humanidade nestes tempos de consumismo e de busca desenfreada de segurança. Nunca parou para pensar que a grande paranóia americana é a (in)segurança?

Nina, dando nome aos bois, vou lembrá-la de algo que o profeta Muhammad (que a Paz e as bênçãos de Deus estejam com ele) sempre enfatizou: este mundo aqui é um lugar de provação.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Cara Nina...

Vibrei muito em sabaer desta postura deste membro do Hamas,colcou a sua consciencia em primeiro plano, apesar usar o termo" eu temo a Deus", que veria em minha opinião ser o de " Eu amo a Deus", em nada diminui a sua ousada atitude, já que no meio em que vive deve ser muto conflitante.


As linha sque coloquei a respeito da "Amizade" são de Paramhansa Yogananda, ator do " Autobiografia de um Yogue", e não minhas.

Jakob, falou tudo, em sua msg, não podemos fazer tudo o que se deveria para mudar o mundo, mas ao assumirmos internamente um postura de paz, como solução ods conflitos, a gente já está se posicionando positivamente. As discussões acaloradas e improficuas nad são perto daquele que pôe em prática a mairo das forças...a oração a Deus, como forma a encontrar uma saída para as dificuldades.

se as paertge envolvidas,se propusessem a orar intermitentemente a Deus, buscando uma resposta a s suas dificuldades, com certeza seriam inspirados em uma direção pacifica para resolver as questões. Ao invés disso afastam-se de Deus, e buscam apenas no égo, soluções que geralmente rsolvem o seu lado da questão e deixam o outro em desvantagem. Daí o conflito continua,no OM, já se investiu demasiadamente na violencia, e não se consegue nem enxergar a possibilade da paz.

Sendo assim colocaram em andamentos forças, dentro das leis que regem o universo, que terão necessariamente que colher.

Como já falamos, se alguem tentar se organizar para sugerir o diálogo e a paz, e isto ferir a interesses politicos, imediatamente vão elimina-lo.

Assim como acontece no Iraque, os primeiros líderes religiosos a serem eliminadoa através de atentados e assassinatos, são os moderados, sua existencia e propostas não interessas aos donos da violencia e do poder.

Creio que mais e mais pessoas, tomassem a atitude desta pessoas do hamas e atuasse segundo a sua consciencia, com certeza progredidir[iamos mais rapidamente, mas isto é um fator altamente positivo, jamais imaginado por mim que pudesse acontecer.

Mas enfim para Deus, tudo é possivel.


Deus está tentando falar conosco todo o tempo, através de nossa consciencia, neste caso esta pessoa, ouviu sua voz interna.

Creio que para os pacíficos, a prática da oração, as vibrações de paz que são enviadas ao mundo tem uma força superior a qualquer discurso, pois elas neutralizam grande parte do karma negativo da humanidade.

Nós participamos de um grupo que se denomina " World Prayer Circle", todas as quintas feiras em quase todos os paises, aproximadamente na mesma hora, estamos meditando, visualizxando a luz, em pessoas que precisam de ajuda física, mental e espiritual, visualisamos o llan~eta imerso em luz,cantamos mantras, e oramos pela paz mundial, e harmonia entre os povos.

Isto é algo que nós fazemos, outras linhas tambem tem atuações semelhantes no mundo todo.

Isto é pratico, está se fazendo algo, com as ferramentas que se dispôes, existe muita gente que não apenas fica escrevendo discursos roamnticos nos blogs, fazem a sua parte, e talvês esta seja a grande força global que se move contra as forças das trevas, que semeia o ódio e a discórdia.

O poder da mente, o poder da oração, da visualização,(inclusive a palavra) usados para ajudar a sociedade humana encontrar o seu rumo.

Se as coisas que dissermos aqui, não fizerem parte profundamente do nosso pensamento e comportamento, então realmente seremos como "sepulcros caiados".

A verdade é para ser vivida, e não apenas escrita.

Cara Nina, a única saída do homem é voltar-se para Deus, e buscar dentro de sí as respostas, daca pessoa cada nação, e assim Aquele que dá luz as estrelas, mantem as flôres em sua beleza para nos maravilhar, nos dá o Sol,a Lua, nos deu o sentimento, o amor, a alegria....com certeza nos mostrará a saída para todos os problemas que nós mesmos criamos.

E isso não é um discurso...é a mais pura verdade pratica.

Anônimo disse...

Pô, Jakob

Isso aqui virou terapia? Falei em mente atormentada mas não precisava ter levado tão a sério...
Só quis apimentar um pouco a conversa pedindo uma idéia para iniciar uma revolução...mas não a minha revolução interna, né?
Brincadeirinha...

Bom início de semana pra vocês.

Anônimo disse...

Nina,

apenas aproveitando o 'gancho' dado por você: uma verdadeira revolução começa justamente dentro de cada revolucionário. Por isso Gandhi chegou a ser Gandhi. Porque começou com ele mesmo.

Com relação a terapia, a intenção foi apenas a de refletirmos juntos sobre suas palavras.

Petrus,

Boas e sábios palavras, amigo. Comecemos primeiro por nós mesmos; devemos ser sempre o exemplo daquilo que pregamos, senão, nossa palavra e presença não terão força alguma.

Abraço fraterno a todos

Anônimo disse...

Nina,

para ouvir e curtir:
http://www.youtube.com/watch?v=kOFwr4bnYX0&NR=1

Anônimo disse...

Petrus,

Você falou tudo quando disse que as pessoas se afastam de Deus e buscam no próprio ego soluções para seus próprios problemas deixando outros em desvantagem. É exatamente esse o ponto.
E muito bacana esse grupo de oração do qual você participa. Orações em grupo sempre tem um poder maior...que a fé e paz que emanam desses espíritos reunidos espalhem a paz por todo o mundo.

Sempre aprendo com você e respeito-lhe cada dia mais.

Jakob,

Querido amigo, rendo-me às suas palavras.

Anônimo disse...

OS PRINCIPIOS RELIGIOSOS (espirituais) SÃO O FUNDAMENTO DA ARTE DE VIVER.

(O grifo é meu), apenas o grifo !


Uma vez separada dos principios espirituais,--que governan todas as fases da ação humana---a politica começou a desviar-se da verdade mesma.

A palavra " politica" tem tido desde então, uma conotação relacionada com a corrupção e outros métodos inescrupulosos utilizados, as vezes por politicos e outras pessoas para alcançar seus fins.

O fim nem sempre justifica os meios,pois tudo o que é bom deve-se alcançar-se tambem mediante bons métodos.

Quando se emprega o mal como esperança de alcançar um bom final, esse mal permanecerá indelevelmente associado com o bem, ainda quando se alcance esse fim.

A crença que a religião (espiritualidade) deveria permanecer separada do resto das atividades humanas não é prática.

Os sermões concebidos unicamente para inspirar a imaginação e oferecer pontos de vista ortodoxos não produzem um verdadeiro beneficio na tarefa de modificar os depravados aspectos morais, socias e politicos de nosso mundo.

Uma espirituailidade tão isolada da sociedade pode fazer muito pouco bem prático a humanidade.

Po outro lado, alguns líderes religiosos,passam a seus seguidores idéias equivocadas sobre a politica, que carecem por completo de autentica espiritualidade.

A verdadeira religião consta de principios religiosos essenciais que governam todas a etapas do desenvolvimento social,politico, e espiritual do homem.

Os principios religiosos constiutem o fundamento da arte de viver, assim como em cada um dos critérios verdadeiros que inspiram melhor da conduta humana em todas as raças e nacionalidades.

Jesus não poderia haver atraído tanta atenção com o que fez se houvesse faltado o valor necessario para combater o poder religioso e politico com a calma infleeincia de seu elevado estado espiritual.

Mediante seu silencio ante os sacerdotes, Jesus falou eloquentemente sobre os erros da humanidade e os pernicosos principios da politica.

Com a espada de seu amor, e suas cativantes palavras "Pai,perdoa-os,porque não sabem o que fazem".

Jesus não só conquistou a seus inimigos políticos contemporáneos, senão que se converteu em uma figura capital para mostrar, as pessoas de todos os tempos, como a espiritualidade pode conquistar inclusive o maior dos inimigos.

O poder politico, com seus enormes exércitos, que condenou a um desarmado e inocente Jesus à cruz, e que esperava destruir assim aquela filosofia, "herética", encontrou sua máxima derrota em tal ato de suprema ignorancia.

Jesus entregou voluntariamente seu corpo para esta causa, sabendo que o templodas aspirações esprituais e do progresso divino é imperecivel.. Jesus disse: "Meu reino, não é deste mundo".

O reino de Deus, governado por principios do aprendizado espiritual, deve chagar para reformar a atmosfera carregada de danosos manejos políticos dos quais a Terra padece.


..."Deus vem a terra utilizando como veículo as mentes propféticas para dissipar a obscuridade dfas almas dos homens".

Sri Paramahansa Yogananda.

(El Amante Cósmico)

Anônimo disse...

E a Rússia pulou fora do acordo militar europeu/americano....agora sim,a chapa vai esquentar!

Anônimo disse...

Olá Nina e amigos do blog,

Nina, ler suas palavras de grande equilíbrio é um verdadeiro bálsamo. Sinto sintonia com o meu modo de perceber essa realidade do OM. Todos desejamos uma solução pacífica. Ninguém em sã consciência deseja que o ódio prevaleça. Mas como pedir que a maior parte da população não albergue sentimentos de vingança depois do que vimos que o exército de Israel fez com o Líbano e continua fazendo com a Palestina.

Aqui está um vídeo (7') que mostra com detalhes como é a muralha do ódio que o governo israelense está construindo na Cisjordânia, roubando quase a metade do território.

http://www.youtube.com/watch?v=ryhwSpgBSfY&NR=1

Também tem uma notícia israelense que o Evo postou na comunidade fundada pelo Jakob.

É o Carter dizendo que essa muralha é pior que o apartheid sul-africano:

http://www.haaretz.com/hasen/spages/799476.html

Nina, por falar em comunidade, apareça por lá. Estamos esperando por você e os outros comentaristas daqui:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=33267065

Abraços e saudações cordiais!

Anônimo disse...

Nina
especialmente para vc, uma das poucas vozes lúcidas da imprensa.
Quem está na comunidade já pôde ver, G Vidal achou o link do texto que recebi.



http://www.elpais.com/articulo/paginas/Libano/caida/libre/elpepusoceps/20070708elpepspag_1/Tes

Anônimo disse...

Nina
Não saiu inteiro o link:

o artigo está aqui:

http://www.elpais.com/articulo/paginas/Libano/caida/libre/elpepusoceps/20070708elpepspag_1/Tes

Anônimo disse...

http://www.elpais.com/articulo/paginas/Libano/caida/libre/elpepusoceps/20070708elpepspag_1/Tes

Anônimo disse...

Vou tentar quebrar, senão está na comunidade

http://www.elpais.com/articulo/paginas/Libano/
caida/libre/

elpepusoceps/
20070708elpepspag_1
/Tes

Anônimo disse...

Caro Jakob,

O nível do blog continua excelente como sempre e, embora minha participação ande um tanto tímida, não tenho deixado de acompanhar as enriquecedoras contribuições trazidas pelos posts e comentários. A chegada da Nina e de outros frequentadores tornou o espaço ainda mais agradável (e recompensador) de se visitar!

A questão levantada por ela também é particularmente desafiadora em vista da proposta de espiritualidade que os espíritos mais assíduos do blog buscam promover. Retorna-se ao dilema suscitado pelo aparentemente impraticável ensinamento do Cristo: "Oferecei a outra face"...

Anônimo disse...

Workshop c/ Ammit Goswami

Físico Quantico

Evidências Científicas sobre
a Existência de Deus

(São Paulo – SP)

Atenção!

As inscrições para o evento do dia 25/08 já se esgotaram!

Estamos abrindo inscrições para nova data: 26/08 - Auditório Livraria Disal

Vagas limitadas.

Anônimo disse...

Agora completo..a quem interessar possa.....Workshop

Evidências Científicas sobre
a Existência de Deus

(São Paulo – SP)

Atenção!

As inscrições para o evento do dia 25/08 já se esgotaram!

Estamos abrindo inscrições para nova data: 26/08 - Auditório Livraria Disal

Vagas limitadas.


Venha participar do workshop ministrado pelo físico indiano Amit Goswami, um dos principais cientistas que protagonizaram o filme Quem Somos Nós? e autor do best-seller A Física da Alma.

Goswami emprega os fundamentos da física quântica para apresentar evidências científicas sobre a existência de Deus. Aliando seu conhecimento de físico às tradições espirituais, principalmente orientais, desenvolve um novo paradigma que nos leva a olhar Deus através de uma Consciência Quântica.


Conteúdo do Workshop:

* Deus sob a ótica da Consciência Quântica.
* O Ativismo Quântico e o Yoga Integral para restabelecimento da espiritualidade em nossa sociedade.
* As Energias Sutis, o Amor e a Cura Quântica.
* A prática do processo criativo – liberdade e criatividade.
* Os Sistemas Sociais x Espiritualidade: como direcioná-los para o caminho correto.
* Prática – exercícios experimentais dentro da área sutil que podem conduzir à percepção de Deus.


A quem se destina:

Às pessoas que desejam aprender ou solidificar conceitos de física quântica e compreender a espiritualidade através da ciência, buscando uma aplicabilidade no dia-a-dia e construindo uma maior percepção da Consciência.


Palestrante

Amit Goswami é um dos mais importantes físicos da atualidade. Conferencista, pesquisador e professor titular no Instituto de Ciências Teoréticas da Universidade de Oregon, é Ph.D. em física nuclear.
Nascido na Índia, filho de um guru hinduísta, Goswami alia em seu trabalho o conhecimento das tradições místicas ao seu amor pela exploração científica. Há cerca de 20 anos está envolvido em estudos que buscam conciliar ciência e religião.
Já foi rotulado de místico pela comunidade científica, mas calou os críticos por meio de várias publicações técnicas a respeito de suas teorias.
Autor de inúmeros artigos científicos sobre física quântica, escreveu também várias obras abordando a relação física-espiritualidade, dentre as quais se destacam A Física da Alma, O Universo Autoconsciente, O Médico Quântico e A Janela Visionária.
Tornou-se mundialmente conhecido ao participar e expor suas idéias no filme Quem Somos Nós? [What the Bleep Do We Know!?]



Evento do dia 25/08 - Livraria Cultura - Inscrições esgotadas!


Data
26 de agosto de 2007, domingo.

Horário
Das 14 às 19 horas, seguido de sessão de autógrafos.

Local
Auditório da Livraria Disal
Av. Marquês de São Vicente, 182 – Barra Funda — São Paulo — SP


Valores

R$ 256,00 - inscrições até 10/07/07.
Duas parcelas de R$128,00 para pagamentos com cartão de crédito VISA.

R$ 288,00 - inscrições até 25/07/07.
Duas parcelas de R$144,00 para pagamentos com cartão de crédito VISA.

R$ 320,00 - inscrições após 25/07/07.
Duas parcelas de R$ 160,00 para pagamentos com cartão de crédito VISA.

Vagas Limitadas! Não haverá venda de ingressos no local.


O workshop contará com

* Tradução simultânea (inglês/português)
* Coffee break
* Certificado de participação
* Estacionamento no local (vagas gratuitas limitadas)


Observações

A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Solicitamos chegar com meia hora de antecedência para credenciamento.

No caso de cancelamento da inscrição até 15 (quinze) dias antes do evento, devolução de 85% do valor. Após essa data, o valor não será devolvido.


Como fazer sua inscrição

Para efetuar sua inscrição, faça o download da ficha clicando aqui e envie-a (devidamente preenchida) para o fax (11) 3743-3263. Confirme o recebimento do fax pelo telefone (11) 3743-3202.

Anônimo disse...

Queridos amigos, esta é parte de uma palestra que Sri Yogananda fez a respeito de Mahatma Gandhi, em 1.932.
Em 1.935, Yogananda visitou o Mahatma em seu ashram, e nesta ocasião o iniciou na prática da Kriya Yoga.

Esta foi uma retribuição a Gandhi que havia visitado a escola fundada por Yogananda dez anos antes.

Parte da palestra.


Ouvimos falar da leis proclamadas pelas escrituras, porém vemos que poucas pessoas as vivem e as manifestam.

Mahatma Gandhi, vive e pratica, em todos os seus detalhes, as verdades contidas nas escrituras.

Nunca a palavra de um profeta ou salvador tem tido tanto efeito sobre uma nação poderosa como as de Gandhi sobre a Inglaterra.

Nenhum outro profeta foi jamais convidado a sentar-se em uma mesa de negociações.

É costume que os marajás permaneçam de pé e não falem nada até que o vice-rei da India, Lord Irwin, tenha falado, porém quando Mahatma Gandhi se reuniu com Lord Irwin, este último peramaneceu de pé enquanto o Mahatma lhe falava sentado.

Quando conheceu Lord Irwin, depois de ter sido encarcerado por ele, o Mahatma não abrigava a menor inimizade em seu coração. Lord Irwin se dirigiu a ele; "Como estás querido amigo?", e lhe ofereceu leite de cabra e damascos.

Os jornalistas estavam maravilhados e escreveram que o Mahatma, não demonstrou vestigio algum de ressentimento quando se reuniu com Lord Irwin.

Na Africa do Sul, quando Gandhi,foi apunhalado por um homem,e foi lhe sugerido a mover uma ação legal contra ele,Gandhi recusou e disse;

" Lhe enviarei meu amor"

Mais tarde quando este potencial assassino soube da atitude de Gandhi, se converteu em seu seguidor. A atitude de muitas pessoas é; "Sim,lemos na Biblia que deveríamos oferecer a outra face quando somos esbofeteados, mas isso é uma tolice!".

Se me esbofeteiam,devolverei um dezena de bofetadas,um ponta-pé,e talvêz um tiro, mas mesmo assim sigo me considerando um bom cristão.

Quando Gandhi, que estava ferido gravemente e quase as portas da morte ---abençoou este homem, ofereceu não só seu perdão,senão também profundo amor,e assim conquistou seu adversário.

Com seus ensinamentos Gandhi tem tem conseguido o que nem os imperadores da india, nem o governo britanico, conseguiram mediante a legislação.

Os hindús tem pregado em mesquitas muçulmanas e os clérigos muçulmanos tem pregado em templos hindús.

Em muitas ocasiões, hindús e muçulmanos tem comido no mesmo prato.
-----------------------------------

Mas, nós depois de ler-mos estas palavras diremos; "Ah! mas isto foi com Gandhi, naquéla época, sob determinadas circunstancias, etc".


Quando alguém se aproximava de Sri Yogananda para dizer que não estava conseguindo o avanço necessario no caminho espiritual, através da dificuldade em implantar alguma qualidade em sí,e dizia;
"Mestre mas o senhor consegue por que o senhor é Yogananda"

"O Mestre retrucava imediatamente; Nada disso, não há nehuma diferença entre nós, eu apenas fiz o esforço, e nada mais!"

Anônimo disse...

Bom dia a todos!
Nina a percepção para quem, como você ,que esta por aí in loco, é a de que o conflito israelopalestino é, no fundo das intenções, por Jerusalém?Existe um movimento árabe com vistas a uma revolução islâmica?Como que é? O pessoal e dividido em fanáticos, ortodoxos, moderados....Um grande abraço de um seu fã!
Petrus: a cadia mais e mais vou entendendo com você belos exemplos de boas maneiras de viver em paz.Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Mohamad, e demais amigos...


Mohamad, estamos todos sempre aprendendo..uns com os outros.

Apenas repasso algumas sabedorias milenares, nada mais...

Sou um aprendiz como todos na arte de vivenciar as verdades milenares...

Não há nada que Krishna,Cristo,Budha,Mohamad,, Yogananda, Gandhi, e e outros grandes ensinaram que não podemos aplicar em nossas vidas, é tudo uma questão de crer, e querer...

Ninguem nos obriga, atuar-mos desta ou daquela maneira, somos nós mesmos que não usamos a totalidade de nossas forças internas, para mudar, a nós e o mundo que nos cerca, por consequencia.

Ficamos nos desculpando todo o tempo. Ainda não estamos prontos para vivenciar plenamente uma verdade que uma alma elevada trouxe ?

Tudo bem, mas se alguém fez, nós tambem podemos fazer.

Não estar preparado, é uma coisa, ainda mais sendo sincero consigo e com o mundo.

Agora, negar que podemos sim praticar a paz, e viver-mos mais dignamente, aí então eu fico com a posição de Yogananda...se Ele pode eu tambem posso.


Aproveitando a deixa, ví este lançamento em pról das vítimas de Darfur, vamos lá comprar para unir o útil ao agradavel.



CD Novo disco tributo a John Lennon tem participação de U2, Green Day, Flaming Lips, Jack Johnson e Ben Harper. Renda irá para as vítimas de Darfur, no Sudão


Sei quer aqui ninguem faz isto, mas vou arriscar.

Não vale copiar,e tomar cuidado para comprar originais, pois hoje em dia copiam tudo, e a renda se desvia,

Um abraço a todos.....

Anônimo disse...

"Quando se emprega o mal como esperança de alcançar um bom final, esse mal permanecerá indelevelmente associado com o bem, ainda quando se alcance esse fim."

Pessoal, andei refletindo sobre esta frase de aYogananda, como é verdadeiro isto.

As vezes vamos fazer algum negócio, iniciar algumempreendimento,
desenvolver um plano, criar uma obra, tudo na intenção de colaborar com o bem,com o melhor para todos,avançar financeiramente, etc.

Mas, em determinado momento do processo, aparecem alguns obstáculos e somos tentados a sair da linha correta, tipo vou buscar um atalho, vou dar um enroladinha aqui, é tudo por uma boa causa mesmo, não é?

E é exatamente aí onde dançamos feio, pegamos atalhos,com a falsa aparencia de correto e justos, desculpa que o sistema é assim que o mundo é assim, que não fizer daquele jeito nunca vai conseguir sair do lugar, que é cultural, etc, etc.

Então, vc realiza alguma coisa, e com o tempo, vão aparecendo problemas, a coisa empaca, vc acha que é falta de sorte, que o sistema quer te destruir,etc,etc,acusa todos, menos a sí próprio.

Mas se for uma pessoa honesta consigo mesmo vai fazer um introspecção para saber aonde errou, para estar acontecendo tantas coisas negativas em sua volta,tantos obstáculos, e aí lá no fundinho percebe que se desviou da pureza de pensamento em algum momento, que fez um acordo pernicioso, mesmo que disfarçado muito sutilmente, mas cedeu a tentação, e agora está se sentindo desanimado, e desiludido, com as propostas belas e positivas que tinha em mente contaminadas, exatamente naquilo que estava tentando mudar, que não concordava.

Bem, eu já viví isto algumas vezes em minha vida.
Estou falando de experiencias práticas, coisas da vida.

Coisa de anos depois, lá vem a conta para pagar, e não fica barato, não!

Sempre procuro dentro de mim quando as coisas estão tomando um rumo meio estranho, se são provas,ou se é karma.

Se for procuro aprender rapidinho, mudo minha visão a respeito, e bola prá frente!

Bem, apenas quis citar um exemplo prático de viver as verdades universais do mestres em nossa vida diaria.

Um dia desses vou contar uma experiencia que tive, muito ligada a agir corretamente, e alcançar os objetivos, seguindo a consciencia, e coerencia de pensamento e ação.

Abraços a todos....

Anônimo disse...

Petrus,

Não acho que "oferecer a outra face" seja "tolice", apenas entendo que requer um estágio muito avançado de desenvolvimento pessoal. Chegar ao ponto de resistir à provação de suportar a agressão direta é a culminação de todo um longo processo de se religar - pois de nada adianta absorver um safanão com o peito infestado de ódio, certo? Talvez até se acentue a espiral do ressentimento manietado!

O fato é: um iluminado, um super-homem, encontra-se ACIMA das misérias dos homens. Os botocudos se estapeando aqui embaixo, na praça do mercado, ignoram a lição que seus corações não estão preparados para receber. Há os degraus e, em última instância, o próprio limite do compasso das pernas para saltá-los. Portanto, Cristo falava ao mundo sabendo que apenas meia dúzia de gatos pingados escutaria para valer a cada dado momento.

Daí eu ter dúvidas sobre até que ponto a palavra dos super-homens pode socorrer os homens em seus conflitos mundanos. Estes têm nítidas implicações coletivas, demandando agregação e mobilização política, ao passo que os progressos do espírito se dão numa esfera individualizada e frequentemente avessa a ideologias e paixões externas.

Enquanto não chega o próximo elo na escala evolutiva da humanidade, meu amigo, acho que os velhos selvagens de sempre vão continuar decidindo suas diferenças no grito, no braço ou na astúcia, conforme o recomende a ocasião.

Eu, de minha parte, sugiro aos barrados no baile e prejudicados em geral que sigam rumo à praça do mercado (ou seja, o núcleo do Ocidente, particularmente os EUA), física ou juridicamente, e disputem ali seus espaços, como bem o fizeram os que hoje dão as cartas neste diminuto ponto azul.

Calorosas saudações a todos!

Anônimo disse...

Holofernes...

Concordo 100%...

Mas como vc disse se tomar-mos uma decisão,por menor que seja, no intuito de não fazer o jogo do agressor, como vc colocou, já é um grande passo no sentido de nos afastar do processo vicioso da reação.

Concordo com vc tambem que é necessario um trabalho maior, e que a grande maioria não está pronta,mas Gandhi, em determonado momento conseguiu. Por que já veio grande?

Ao ler a sua autobiografia, me surpreendí, e ao mesmo tempo fiquei ainda mais fascinado por sua trajetória.

Lá ele abre as cartas e conta, quase tudo de sua vida, suas fraquezas, paixões,quedas, levantadas, aí me dei conta que ele se fez aqui, e não veio pronto.

Claro que não viria a este mundo desempenhar o papel que atuou, se não fosse algo já meio construido, mas sua vida é algo tão igual a qualquer um de nós, me dei conta mais uma vez, que estamos todos na mesma situação, e que os problemas só mudam de endereço.

Quem ler a sua vida, vai se surpreender, de como ele era um homem comum, igual a eu e vc e os demais.


O que observo em determinados mestres é que os que deixam mesmo uma profunda marca em nossas vidas, são aqueles que eram homens como nós, viveram as suas agruras, e venceram, senão como Deus poderia nos enviar um super-homem do planeta kripton?

Este mensageiro, deve vir aqui, e viver assim como todos, senão, ninguem vai leva-lo a seŕio.

Como diz Yogananda. "O Santo é um pecador que não desiste"...creio que Gandhi é um exemplo disto.e se isto é uma verdade, pode sim estar ao alcance de todos.

Mas concordo com vc tambem, colocou tudo de uma forma muto clara.Creio que afinal é uma questão de opção, de crer, de querer atuar de outra forma, pois estas outras cotidianass, já não levam mais a nada, criar um novo caminho.

Anônimo disse...

Pessoalmente creio que o mundo inteiro está contaminado profundamente pelo enganoso vírus da violencia como solução dos problemas.

Não á algo restrito ao OM, é mundial, e'só olhar o nosso país, os vizinhos,etc.

Creio que no OM,alimentou-se tanto este tipo pensamento, de sentimento, que criou-se um terrivel karma local, que se manifesta a todo momento. E isto já são frutos, não são sementes, daí lançam-se mais sementes,e mais sementes, e a coisa caminha vertiginosamente para a eclosão.

Não é algo novo, são séculos e séculos de obscuridade no mundo.

Uma coisa que a humanidade não ligou, não percebeu, é que as catástrofes clímáticas, ecológicas, ambientais, são na maioria das vezes frutos tambem desta negra nuvem de ódio que circunda o planeta.Claro que é fruto da interferencia do homem no meio ambiente, mas existem outras causas que a humanidade não se deu conta ainda.

Este planeta,é um ser vivo,assim como nós, tem uma aura de energia que mantem o equilibrio entre os diversos elementos que aqui se manifestam: Agua, terra, fogo e ar.

Quando a aura do planêta, está carregada de pensamentos e sentimentos de ódio e tantos outros negativos e pesados, há um desequilibrio energético que se manifesta em cataclismas.

Um mestre ensinou.

"Os terremotos, os desastres,os vulcões, são criados pelos pensamentos e sentimentos baixos do homem, assim como as flõres que vc encontra a beira do caminho, são frutos dos pensamentos e sentimentos elevados do mesmo."

Estas regíoes que estão mais diretamente envolvidas nestas lutas, e onde são gerados atos de violencia brutal são os mais visados para que os desatres se manifestem.

Se observar-mos veremos que os terremotos que causam mais vítimas estão exatamente nas regiões mais envolvidas em violencia, e ódio.

Se este povos, não coseguirem reverter este processo destruidor, serão engolidos pelos frutos de seus próprios atos, aqueles que são sensiveis, e podem sair destes locais, que o façam, pois a cobrança será coletiva, e quem estiver na hora errada no lugar errado, vai junto.O OM é um barril de pólvora, mas existem outros que tambem estão na lista.

A terra está voltando para o eixo lentamente, mas está, é só observar que aqueles países que estãomais lá pra cima, serão os mais afetados, haverá uma modificação completa nos continentes.

A profecia do Padim Ciço do Juazeiro que diz " Sertão vai virar mar, e mar vai virar sertão", está bem mais próximo do que se imagina.

Abraços a todos...

Anônimo disse...

E ZÈ FINI...já falei demais..como a Tereza disse outro dia...


"Quem fala demais acaba dando bom dia até prá cavalo!"

Inté pessoar.....

Anônimo disse...

Não foi a Tereza que disse isso, Petrus, foi a Regina.

Nina, que bom que fiz você dar uma risada no outro dia.

Beijos

Anônimo disse...

Olá Ana Cristina....

Que bom, que vc é atenta....

Grato pela ajuda...

Mas mesmo assim, vou acabar dando bom dia a cavalo... e ainda do vizinho.....rsrsrsrs

Se vc está chegando agora, seja muito bem vinda, senão seja muito bem vinda assim mesmo....

Abraços a todos...

regina disse...

Ana Cristina,
Seja benvinda ao nosso blog.Já chegou retaurando meu crédito da frase, quem muito fala acaba dando bom dia a cavalo.
O Petrus está desculpado, pois seus textos são incríveis e de fácil assimilação, pois nos mostra na prática como absorver os ensinamentos aqui colocados e que devemos começar a exerce-los no cotidiano.
Ele nos mostrou que isso não é tão dificil, o perigo são os atalhos.
òtima observação.
Logo participarei mais efetivamente, não tenho tido tempo, pois como expliquei estava paparicando a filhota que mora fora do Brasil e só tinha 15 dias de férias.
Já voltou ao trabalho.
Agora vou ler tudo,para poder opinar melhor.

Anônimo disse...

Pô Ana, a frase é tão boa, não me incomodei com o "crédito" errado kkk.
Bjs às luluzinhas....

Anônimo disse...

Quando o empreendedor e visionário Paulo Maluf construiu o aeroporto de Guarulhos, foi duramente criticado pela oposição e pela imprenssa que alegavam que era um "elefante branco" inútil.
Hoje, muitos anos depois, sentimos que este líder tinha razão e mais, já tinha projeto de aposentar congonhas e construir um novo e moderno aeroporto nos arredores de SP , nos moldes de Cumbica.
Mas você, eleitor, acredita no que a Globo e a Veja dizem, aceitou a sugestão de que maluf é ladrão e renunciou ao desenvolvimento e ao progresso que SP nescessita e merece.

Anônimo disse...

Malufista
Aquela fortuna toda do Maluf é de onde?

Anônimo disse...

é de suas inúmeras empresas e de sua família, milionária há pelo menos 3 gerações.

Anônimo disse...

Não acho que o Maluf seja tão fantástico assim.

Posso dizer que tenho conhecimento "in loco" de uma das empresas do Maluf e que opera na cidade onde nasci. A referida empresa vive sendo multada pela Cetesb nas mais variadas categorias: poluição sonora, do ar, da água, entre outros incidentes e acidentes.

Claro que por ser no interior de SP muita coisa não é noticiada...

Anônimo disse...

Renato,

pode até ser que suas empresas tenham falhas, mas na área política, o Brasil ainda não conheceu alguem como Dr.Paulo!Temos parecidos( Ademar de barros,por exemplo), mas igual, jamais. Se não fosse Dr. Paulo, SP(Cidade e Estado) estaria 50 anos atrasada, pois todas obras vitais para o desenvolvimento foram feitas por este grande brasileiro.

Anônimo disse...

Tereza,

Obrigada, o artigo do El Pais que você me recomendou é muito bom, ela escreve sem parcialidade, e o que é mais interessante, expressa muito bem como anda o sentimento do libanês hoje, independente de religião ou partido político. Estão todos realmente fartos, saturados, quando o país mal começava a se reerguer depois da guerra civil, novos conflitos internacionais e internos vieram para derrubar a auto-estima do pessoal de uma forma geral. Hoje assistimos a várias falências e um verdadeiro êxodo da população jovem, uma pena. As propagandas em televisão e outdoors no país falam em "queremos viver!", pedindo um basta para a crise política interna atual. O libanês é ótimo empreendedor, inovador, artista, etc., etc., o que você quiser, bem-sucedido no que quer que se disponha a fazer, mas na hora de se entender com os 17 diferentes grupos existentes no seu país e viver em paz e harmonia com os outros libaneses... ele fracassou.


Mohamad,

Quando você me perguntou sobre revolução islâmica e sobre haver fanáticos e mais moderados, você estava se referindo a que país? Ao Líbano?
Quanto aos palestinos e se a questão é Jerusalém...eu acho, honestamente, que eles nunca estiveram tão perdidos, nem eles mesmos sabem mais o que querem! Mas Jerusalém já deveria ter deixado de ser problema uma vez que resoluções da ONU já colocaram a cidade sagrada como território neutro, sem domínio israelense ou palestino exclusivo e sempre sob a guarda da ONU, acredito que você saiba disso melhor do que eu, mas claro...não é a primeira nem será a última vez, Israel despreza e "determina" que Jerusalém é deles. Eu tenho várias críticas também em relação ao povo palestino, Mohamad, eles erraram e ainda erram muito, eu não sou do tipo "apenas defendo os árabes e apenas ataco israelenses", não! Estou longe de ser assim, e uma boa auto-crítica do povo e dos governantes de ambos os lados faria grandes milagres, mas não quero escrever sobre isso aqui pois não é o intuito do post. Eu é que fiquei curiosa com suas perguntas, você nunca arriscou viajar para esses lados?

G. Vidal,

Esse muro, assim como qualquer "obra" do tipo é sempre uma vergonha para a humanidade. Essa semana anda meio corrida para mim, mas assim que der terei o maior prazer em visitar a comunidade, agradeço o convite.

Ana Cristina,

É que a idéia de uma papisa foi excelente! Se é para torcer por uma liderança feminina, seria muuuito melhor que a Hillary Clinton na Casa Branca.

Um ótimo dia para todos.

Anônimo disse...

Gente cada uma que aparece...

Senhor mal ufista.... Quando foram construir o aereporto de Cumbica, me lembro bem que haviam muitas negativas devido não ser um lugar apropriado devido a ser constante as neblinas naquela região.

Se o sr procurar se informar melhor saberá que na época o sr Mal uf, proprietario que era de muitas terras naquela região, e como governador, sempre manipulando, como já é de conhecimento nacional e internacional, para seu próprio interesse,direcionou sabe-se lá usando quais artioficios malignos, a construção do mesmo naquele local inadequado

Aquilo é um mico, foi um investimento desproporcional a sua funçao e utilidade. se vive congestionado é porque quase sempre está sem teto,, por isso não podemos dispensar ainda Congonhas.

Viracopos que era aindicação dos técnicos para se investir e tranformar em um aeroporto internacional de grande porte, até porque tem rodovias ótimas para dar sustentação, foi descartada pelo então governador e seus sequazes,, apesar de toda a área técnica ser contra. Aí está o resultado.

Isto sem falar em auditoria de contas, que naquele tempo, nem se fazia...um rombo!

Por favor amigo, este blog é para falar de coisas boas, não me venha com esse papo furado, não sou bobo,não nascí ontem. Vá procurar outros trouxas para contar estas fábulas.

Tenha um bom dia e tenha mais respeito com as familias das vítimas, ao usar este nome fatal que o sr defend, está nos subestimando.

Tenha um bom dia.

Anônimo disse...

E eu tentando passar uma boa imagem dos libaneses apesar do seu fracasso na política interna do Líbano e vem um falar de uma das piores amostras daquele povo...
eu podia ter ficado sem essa...

Anônimo disse...

Sr. Petrus chegou ao ponto: Maluf FEZ o aeroporto de Cumbica e se não fosse ele, ainda teríamos apenas Congonhas para servir aos paulistanos, pois se dependessemos do PMDB, PSDB e Cia., estaríamos perdidos...e como disse acima, 50 anos atrasados.Agora o auge da cara-de-pau dos anti-malufistas, foi colocarem o nome do tal aeroporto de Franco Montoro, este, tradicional inimigo político do mestre Paulo Maluf.

Anônimo disse...

Penso o mesmo Nina, daí minha indignação...Se uma pessoa vem aqui defender o Lula, ou o Serra, ou sei lá quem mais,até o Waldir Pires, eu aceito, afinal são pessoa que tem erros e acertos...

Mas ter a cara de pau de vir aqui fazer propaganda do Maluf, é a pior coisa que eu poderia ler nos últimos tempos e até me esquivo quando a conversa e essa.

Enfim,estamos sempre sendo testados, me pegou de surpresa essa, é como estar em sua casa lendo um bom livro, e chegar alguém tentando te vender contrabando e dizendo que é por uma boa causa, que gera empregos, que é bom para o país.

O pessoal ainda acha que somos apenas sonhadores, que vivemos voando,delirando, estão muito enganados estamos com os pés firmes no chão, mas com a cabeça nos céus.

Um historinha para ilustrar.

Um cobra vivia atacando um povoado,atacava os lavradores, as crianças, as mulheres, todos estavam se trancando em casa por causa daquela cobra enorme, e violenta.

Havia um grande santo que morava em uma caverna naquela região. Então um dia um grupo de pessoas foi pedir ao santo para que intercedesse pelos moradores, e conversasse com a cobra para ela não atacar mais ninguem.

O santo procurou a cobra, conversou com ela e a convenceu a não morder mais as pessoas.

O santo então partiu para uma peregrinação nas montanhas, e ficou um tempo longe.

Passado este tempo, ele estava voltando pelo caminho que levava ao povoado, quando de repente via a tal cobra.

Ela estava se arrastando, toda ensanguentada, toda ferida...toda detonada.

O santo então se dirigiu a ela e perguntou;

Minha amiga cobra, o que aconteceu com vc?
Por que está toda ferida?

A cobra então respondeu;

Pois é amigo, segui o seu conselho, e não mordí mais ninguem, daí então ninguem mais me respeita, todos me atacam, as crianças me dão pedradas, pauladas, chutes...

O santo então respondeu:

Oh! minha amiga, vc não entendeu direito a linha solicitação, eú pedí a vc qua não mordesse,e não, que não silvasse,e mostrasse os dentes!

Abraços a todos, até ao senhor..ufista...

Anônimo disse...

Olha sr ufista...o sr me desculpe, mas não vou continuar com este papo furado...a historia está ai para ser lida, e contada...

Até um dia desses, continue sua propaganda,para qeum estiver interessado, que eu estou de saída, afinal cada um pode acreditar no que quiser, mesmo..

Até um dia desses...

Anônimo disse...

Nina...

Muito bom seu ponto de vista imparcial na questão arabe-israelense, concordo com vc em tudo o que colocou. Que bom ouvir a opinião de uma pessoa que está lá, vive o dia a dia, mas tem poisção independente.

Mantenho-me distante da unanimidade
que muitas vezes é defendida, sem a necessaria auto-critica a que vc se refere, de ambos os lado. creio que o cerne da questão está exatamente aí.

Se cada lado admitir suas falhas, então vai-se diminuido os pontos de tensão,os acordos assim ficam mais fácil.

O que acontece é que existem nesta questão muitos pontos onde há radicalismo, fanátismo, e aí fica dificl chegar a um acordo.

Grato pelas colocações..foram muito esclarecedoras.

Mas não creio que esteja fora do tema, poderia sim ser ampliado.

Anônimo disse...

Boa tarde Sr. Petrus, se o sr. estiver em SP lhe faço um desafio: cruze a cidade sem passar por pelo menos uma obra de Maluf.

Assunto encerrado, um abraço e desculpe a amolação, não foi minha intenção.

Anônimo disse...

Sr. Malufista
Inclusive o minhocão que detonou com uma das partes mais bonitas desta cidade....
Fez obras? sem dúvidas. Custaram o que ele disse? Aí MUITAS dúvidas começam a aparecer.
mas não se deculpe, é um blog de livre expressão, mesmo entre os discordantes....

Anônimo disse...

Amigas e amigos,

boa tarde.

Estou um pouco ausente em função do trabalho, mas tenho acompanhado todos os comentários.

O novo post entrará daqui a pouco.

Li as palavras do sr. Malufista Indignado e observo que se trata de uma pessoa educada, que merece toda nossa atenção e respeito. Se ele admira o ex-prefeito e ex-governador Paulo Maluf, é um direito que o assiste.

Desde já, dou minhas boas vindas ao sr. Malufista Indignado.

Discordo politicamente de Paulo Maluf, jamais votei nele, mas os que trabalham no ramo da engenharia e construção civil, o admiram, e muito. Observem que não estou tecendo loas ao político paulistano, mas apenas reconhecendo que, ele também, tem seus méritos.

Como político, falhou muitas vezes, haja vista os inúmeros processos e a péssima imagem que tem e passa à imensa maioria dos brasileiros. Mas, como profissional da área da construção, que conhece sua área de atuação, Maluf não é nada desprezível. Portanto, a César o que é de César.

Peço que todos lembremos que o nome deste espaço é Liberdade de Expressão e Cultura e que as regras de conduta estão disponíveis para todos, na home do blog. Dentro dos princípios de urbanidade e desde que não se violem as Leis do país ou os direitos humanos, que não se faça proselitismo de drogas, sexo, guerras, terrorismo ou ideologias proibidas, todos os assuntos são pertinentes.

Abraço fraterno a todos, sem exceção.

Anônimo disse...

Errata: no post anterior, onde está "direito que o assiste" leia-se "direito que lhe assiste".

Anônimo disse...

Olá Jakob
Eu já tinha falado isso, a despeito da descrença minha no político maluf, o sr. malufista é bem vindo.
Como disse no comentário anterior ao seu é um blog de livre expressão.
Bj

Anônimo disse...

Olá, Tereza

grato.

um abraço

Anônimo disse...

Jakob, Tereza e pessoal..

Nada contra a pessoa que está atrá do nick, mas realmente quem ela defende, não dá prá conversar.

Está alem da minha disposição de diálogo.
Para mim é como falar a respeito de Hitler, não me interessa a sua vida, e nem quero participar de debates a respeito de sua personalidade.

Este senhor para mim é caso encerrado. O pior picareta que eu já presenciei em toda aa minha vida, o símbolo da malandragem, da mentira, e corrupção mais bem planejado por um grupo de pessoas que ví desde o meu nascimento.

Passei a minha vida toda assistindo ele atuando, do jeito que atuou, com os militares,falcatruando sempre,então, vir dizer que o "rouba mas faz", é algo bom, não vou ficar assisitindo, não.

Enchendo os bolso e as contas no exterior.

Pode ser, engenheiro. mecanico, deputado, presidente o que quer que seja, é uma pessoa nefasta, e não vou debatar a respeito,sem cogitação.

Para mim é assunto encerrado, quem defende este senhor e seu comportamento, consciente ou não compactua com esta forma criminosa dele administrar o bem alheio.

Ladrão é ladrão sempre, de casaca, sem casaca, colarinho branco, sem colarinho, ....um péssimo exemplo para o Brasil.

Sr Indignado, me desculpe a sinceridade, neste caso específico não posso agir diferente, é pessoal com o que representa a pessoa citada.

Boa tarde a todos...

Anônimo disse...

Nina
tu conheces as pinturas de iman maleki? Que coisa, não?
Eu vi no blog do nassif, www.luisnassif.blig.ig.com.br
são extraordinárias!!!!
recomendo a todos
Bjs

Anônimo disse...

Sr.Petrus, é natural que uma pessoa de destaque como Dr. Paulo cause efusivas e pirotécnicas reações a seu favor ou contra. Lembre-se que dr. Paulo foi o deputado mais votado em 2006, isso logo nos leva a crer que muita gente, assim como eu, enxerga nele um bom político e aprova o seu estilo de trabalho. Quanto aos inúmeros processos abertos contra ele, asseguro-lhe que boa parte é fruto de manipulação política por parte de outros partidos e da tal Rede Globo que teima em perseguir o nobre cidadão fazendo até grandes produções como no episódio em que foi preso e o reporter cesar tralli estava junto com a PF, inclusive fantasiado de policial, com o claro intúito de desviar a atenção do povo do escãndalo do "valérioduto" que estourava naqueles tempos.
Sr. Petrus, respeito sua opinião, mas comparar Maluf com Hitler foi um óbvio exagero de sua parte.
Agora sim, assunto encerrado.

Anônimo disse...

Caromsr Indignado, apenas para que não se confunda com o que eu não disse, vou reenviar o parágrafo abaixo.

Está alem da minha disposição de diálogo.
Para mim é como falar a respeito de Hitler, não me interessa a sua vida, e nem quero participar de debates a respeito de sua personalidade.


Não há comparação entre as personalidades, as suas vidas é que continuam não me interessando como assunto.

Tenha um boa tarde.

Anônimo disse...

Olá, Petrus

creio que você entende que meu posicionamento não corrobora as ações do político Paulo Maluf, mas sim que defendo a liberdade de expressão do sr. Malufista Indignado. Ele tem todo o direito de se manifestar a favor do político Paulo Salim Maluf. Não cabe compará-lo a Hitler, cuja defesa pública é proibida por Lei no Brasil. Maluf é um homem público, deputado federal eleito, gostemos ou não. Defendê-lo e admirá-lo não dá cadeia. Defender e admirar Hitler, dá.

Considero Maluf uma figura pública execrável, mas, como engenheiro, conhece, e muito, de seu metiê.

Entendi as colocações do sr. Malufista Indignado e muitas delas me pareceram ponderadas e muito educadas. Este é o espirito do nosso blog.

Discordar também nos faz crescer. Se um comentário não nos diz respeito, apenas devemos passar ao largo.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Caro jakob, creio que a frase não que reenviei não deixa dúvidas,mas vou repetetir: " discutir a vida de ambos, a mim não interessa". Não fiz comparações de pessoas e sim de temas.

Inicialmente, apenas me indignei que a tragédia que houve, fosse usada para fins politicos, e reagí, apenas isso.

Um abraço a todos...

Anônimo disse...

Olá Amigos!

Paulo Salim Maluf é realmente polêmico,não?
Pode ter muitos defeitos e uma ética um tanto questionável,mas vamos admitir,o cara trabalha pacas,hein!!Grande administrador e tocador de obras!

Abraços a todos!!

regina disse...

Vamos ver se entendi: a situação está tão ruim que até malufista está com moral ´para sair do armário.
Foi isso que entendi?
Mas devo concordar que atualmente instalou-se uma malufaria generalizada,sendo assim porque não o autêntico, pelo menos já sabiamos o que esperar.
Se entendi errado por favor desenhem.

Anônimo disse...

Roubalheira sempre houve! Aqui e no governo Bush-Enron.

Monarquia Já!

Anônimo disse...

Achei um site muito bom para tratamento com plantas medicinais o Link é:

www.chamedicinal.com.br