sexta-feira, 18 de maio de 2007

Ex-presidente Bill Clinton lança plano para incentivar reformas ecológicas

O ex-presidente norte-americano Bill Clinton acaba de lançar um plano para incentivar a construção de edifícios sustentáveis e estimular o chamado mercado ‘verde’. A iniciativa, que pretende contribuir na luta contra o aquecimento global, é da fundação que leva o nome do ex-mandatário americano e conta com o respaldo de cinco grandes bancos internacionais, quatro grantes multinacionais e uma equipe de especialistas em reformas (‘retrofits’) ecológicas.

O plano propõe que cada banco empreste US$ 1 bilhão para cidades e construtores, que se incumbirão de destinar as verbas para os setores que mais consomem energia nas edificações: sistemas de aquecimento, resfriamento e iluminação. O plano prevê, ainda, que o dinheiro concedido para as reformas seja futuramente pago com a economia no consumo de energia. Segundo Clinton, "as empresas, bancos e cidades em parceria com a minha fundação (...) economizarão dinheiro, farão dinheiro, criarão empregos e ajudarão a produzir um impacto coletivo sobre as mudanças climáticas."

Links relacionados a construções sustentáveis ou ‘verdes’:

www.idhea.com.br

ec.europa.eu/environment/urban/pdf/locsm-es.pdf

www.gabeira.com.br/cidadesustentavel

www.aia.org/liv_sdat

22 comentários:

Anônimo disse...

Jakob

É bom ouvir esse discurso de ex-grandes líderes, os caras dando um exemplo, mesmo que haja segundas intenções, não importa, é bom que sigamos caminhos em pró da humanidade.

Eu faço minha parte, moro numa cabana de pinus, uso água da chuva e preservei 90% da área de floresta onde moro, tenho horta ecológica e meu discurso é o da preservação.

Aí vai o refrão da música tomorrow"s goodbye da maior banda de rock sulista americana, depois do the band, o Lynyrd Skynyrd.

So let's take care of what we have
Before the good we know goes bad
And the beauty fades and just slips away
The dirty air,the dying seas
Will this be the world we leave
To the wild and young
I say,just look at what we've done
And right before our eyes
Today's yesterday
Will be tomorrow's goodbye

Anônimo disse...

Parabéns por suas ações, Rogério. Outro ex-estadista que atua em favor do meio ambiente é o ex-presidente russo, Mikhail Gorbachóv.

Abraços fraternos!

Anônimo disse...

O curioso é que só se lembram da ecologia qdo deixam o poder.Alem de Clinton,Gorbachov e Gore,o vizinho Carlos Menem,da Argentina,também anda dando umas entrevistas de cunho ecologico e FHC recentemente falou masi em aquecimento global do que em economia numa palestra que nao me lembro onde foi.
Seria modismo?

Anônimo disse...

Muito bom Rogério...vc é do time..

tambem sou adepto, e tento fazer a minha parte.

Caro Walid,é bom saber o sr por aqui...

Quanto ao seu comentario, talvêz, depois que as pessoas se afastam da loucura e da pressão que é estar no poder de uma nação, começam a ver mais claramente alhumas coisas importantes da vida.

No caso do Clinton, o homem tomou umas chifradas pesadas,quer dizer e deu tambem..rsss

Mas o importante é que está se inicando algo positivo, e isto é promissor, nos dá um raio de esperança na humanidade.

De meinha parte, prefiro dez vezes mais os democratas no poder da nação mmais poderosa do planeta, que os republicanos, eu já sabia que a coisa ia ficar preta para todos.

Uma coisa eu observei a nergia aqui é muito mais leve, ou é impressão minha ?

Um abraço fraterno ao amigo.

Anônimo disse...

Olá Petrus,

Bom te "ver" por aqui tbm!

Concordo que toda atitude em prol da ecologia é muito louvável,porem alguns movimentos me parecem um tanto oportunistas...mas já que é pro bem,ótimo!

Abraço!

Anônimo disse...

Jakob Ibrahim e amigos do blog,

Saudações a todos!

A propósito do aquecimento global, li há algum tempo atrás as seguintes matérias:

http://resistir.info/climatologia/uma_mentira_conveniente.html

http://mitos-climaticos.blogspot.com/

Como ambas vão na contramão de tudo o que se costuma ouvir a respeito, compartilho-as aqui para saber o que lhes parece.


Abraços!

Anônimo disse...

Desculpem; não havia recortado direito o endereço da primeira página, o qual repito:

http://resistir.info/climatologia/uma_mentira_conveniente.html

Agora vai!

Anônimo disse...

Pô! Outra vez não consegui!

Quando teclei ctrl + V apareceu beleza aqui na caixinha do comentário, mas quando teclei em "publicar", saiu partido de novo.
Façam o seguinte: depois de colar na barra de endereço, é só completar a última palavra ("convenie") com "nte.html" (colado no resto, e sem as aspas naturalmente).

Brazuka disse...

Clinton teve péssimos momentos na Casa Branca, mas tb teve bons momentos. Ele foi o arquiteto pela abertura das vendas de remédios e alimentos americanos para Cuba, em uma inédita e unilateral medida. O povo cubano foi, de certa forma, favorecido por isso.
Agora ele vem com essa inovadora e coerente idéia, sobretudo nos tempos que correm, apoiado por grandes bancos. Acho que as autoridades brasileiras (esquecidas dos caixas dois, propinas, corrupção, etc) poderiam tentar fazer algo similar.

Anônimo disse...

Amigos,

boa noite. A popularização do tema "aquecimento global" está fazendo com que mais pessoas se dêem conta de que o mundo corre sérios e que todos estamos envolvidos nesta situação. Não há mais como culpar o "outro", "o governo", o "vizinho". Cada um de nós pode fazer algo para melhorar esta situação. Isso é o que alguns especialistas, inclusive, chamam de "cidadania sustentável".

Petrus,

nossa proposta aqui é criar um ambiente agradável, que permita a troca de informações e o aprofundamento real de questionamentos. Particularmente, desejo que este blog funcione também como um espaço de serviços, remetendo a links, locais de consulta etc. Abordaremos aqui, também, temas relacionados a espiritualidade, poesia, literatura. Enfim, alimento para a mente e para a alma.

Um abraço fraterno!

Anônimo disse...

Olá, Holofernes

outra vez, parabéns por sua participação, que traz outro ponto de vista importante com relação ao aquecimento global. O que posso dizer, além do que já sabemos, é que há pelo menos um aspecto da situação que não está sendo corretamente divulgado: trata-se das tempestades solares, que aumentaram -e muito- nos últimos 10 anos. É evidente que o aquecimento global causado pelo homem, desde a Revolução Industrial, é uma realidade. Mas a intensificação do fenômeno se deve, também, às tempestades solares, o que vem sendo omitido -não sei se "convenientemente" ou não- pelo IPCC. O que os cientistas que realmente conhecem a situação afirmam é que, reduzidas estas tempestades, o mundo terá mais estabilidade climática.

De toda forma, a destruição dos recursos naturais, a contaminação de água, solo e ar, já são motivos bastante fortes para que todos fiquemos alarmados e para que haja, imediatamente, uma correção de rumos.

Sobre tempestades solares e uma eventual farsa sobre aquecimento global, veja os seguintes links:

http://centra.ist.utl.pt/research/sei/aquecimento-global2.html

http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1536
(Este segundo link é do escritor e cientista Ronaldo Rogério de Freitas Mourão)

Um abraço fraterno!

Anônimo disse...

Olá, bom dia.

Anônimo disse...

É sempre válido que atitudes como estas sejam tomadas.

Tendo sido bom presidente ou não, Bill Clinton ainda é um homem de grande influência e apelo.

Colocando-se à frente de iniciativas como esta, pode fazer com que mais pessoas, empresas, enfim, se mobilizem e trabalhem em prol de algo que valha a pena: a ecologia - e outras "causas nobres" também.

Anônimo disse...

Bom dia amigos!
Confesso que não tenho lido muito sobre o assunto. Acho que o ex-presidente Bill Clinton esta pegando um "gancho falho" que pode render dividendos das urnas americanas. O desprezo da administração Bush pelas questões climáticas é um calcanhar-de-aquiles que todos os adversários exploraram. Abraço especial para o Jakob Ibrahim, nosso timoneiro de boa convivência com todos do blog!

regina disse...

Até pouco tempo era uma moradora de s.Paulo, jardim Europa e lá nasci.
Hoje moro numa ilha com 82% de reserva, mata atlantica.
Muito bem, fiquei direto aqui sem ir a capital de S.Paulo, fui na semanap.p. eu cheguei e comecei a coçar os olhos, ataque de rinite alergica, dificuldade respiratória etc..
Estou contando esta historinha ,porque há pouco tempo eu nem percebia de tão acostumado que meu organismo já estava , os prejuízos da poluição na minha saude.
Agora, tomei conhecimento, e sinto a diferença. Nunca fui verde , era cinza mas não dá mais, se continuar concreto virarei pó antes da hora.

regina disse...

Até pouco tempo era uma moradora de s.Paulo, jardim Europa e lá nasci.
Hoje moro numa ilha com 82% de reserva, mata atlantica.
Muito bem, fiquei direto aqui sem ir a capital de S.Paulo, fui na semanap.p. eu cheguei e comecei a coçar os olhos, ataque de rinite alergica, dificuldade respiratória etc..
Estou contando esta historinha ,porque há pouco tempo eu nem percebia de tão acostumado que meu organismo já estava , os prejuízos da poluição na minha saude.
Agora, tomei conhecimento, e sinto a diferença. Nunca fui verde , era cinza mas não dá mais, se continuar concreto virarei pó antes da hora.

Anônimo disse...

Mohamad... por um acaso vc é fã do Gandhi?!?!?!?

Ahhh.. parabéns pelo blog..

Abraço a tds..

Anônimo disse...

Caro Jakob,

Valeu a dica dos links.

Parece que verões terrivelmente quentes nos aguardam por volta de 2010 e 2011. Vou ver se até lá arranjo uma cabana numa montanha bem alta.

Um abraço!

Anônimo disse...

Ei, Lenise,

você não estará lendo "Mohamad" e pensando "Mahatma"?

Anônimo disse...

Jakob, desculpe mudar de assunto, mas como sei q vc é um entendedor do assunto e costuma ser imparcial, decidi lhe trazer esta questão q me intriga.

pq a esquerda brasileira, q tanto lutou pela democracia no passado, agora apóia os regimes mais ditatorias e opressores do mundo???. parece q é moda!

Fidel matou milhares em seu paredão. a esquerda o ama. matou seus opositores, jornalistas, balseros. até Saramago se desconectou da utopia cubana após fidel matar 3 jornalistas. afinal, matar 10.000 beleza, 10.003 é um absurdo.

Chavez censurou um canal de tv. arma-se até os dentes(paz e amor?) e apóia sequestradores impiedosos. é o maior idolo esquerdista do momento.


Os regimes arabes também são xodós da esquerda. Não ha um jovem esquerdista q nao tenha uma Kefia. o Presidente do irã sugeriu riscar outro pais do mapa. virou lider da esquerda no oriente.
Nos paises arabes ditadura é a regra. Nao ha liberdade, nem de expressao, nem de imprensa. mulheres são inferiores, servas do homem. homossexuais são perseguidos.

Ou seja, a esquerda perdeu seus verdadeiros ideais. esta corrompida. os motivos, ai é um caso interessante a se estudar.

mas quanto mais vejo esta incoerencia, mais tendo a me afastar da esquerda.

vc explica?

abs

Anônimo disse...

Caro fã,

bom dia.

Creio que a visão de esquerda e direita caducaram do conceito original, oriundo, como sabemos, da Revolução Francesa. Já se sabe que não há absolutos de certo e errado tanto em um lado como em outro.

No entanto, compreendo que, com o fim da URSS, todas as opções anti-EUA tornaram-se válidas, de forma acrítica e absurda, para um segmento que se pretende de esquerda. Então, chega-se aos absurdos que você nos comenta aqui. Esquerda, para mim, deveria ser sinônimo de Justiça; luta contra qualquer tirania, seja de esquerda, direita ou centro. Luta pelo que há de melhor no ser humano e por sua liberdade, inclusive de seus próprios preconceitos e distorções.

Abraço fraterno

Anônimo disse...

Agradeço a atenção e a resposta!

Abraços.